Área Restrita

Fetagro

Alessandra da Costa Lunas

Diretoria
Alessandra da Costa Lunas

Alessandra da Costa Lunas é trabalhadora rural agricultora familiar, filiada ao STTR de  são Francisco do Guaporé, Estado de Rondônia. 

 

Luta Sindical - Filha de agricultores sindicalistas, iniciou sua trajetória de luta ainda na adolescência participando do Grupo de Consciência Negra e da Pastoral da Juventude no Grupo Jovens Unidos a Cristo (JUACRI), em Cacoal. Passou a fazer parte da direção do STTR de Costa Marques e posteriormente da fundação do STTR de São Francisco. No ano de 1999 assumiu a Secretaria de Formação da FETAGRO. Assumiu a Presidência da FETAGRO de 2002 a 2005, onde ao final do mandato recebe a missão de ir para a direção da CONTAG, em representação da Região Norte. Em seu primeiro mandato na Confederação, de 2005 a 2009, coordenou a Secretaria de Políticas Sociais. No período de 2009 a 2013 foi eleita Vice-Presidenta e Secretaria de Relações Internacionais. Assumiu, de 2013 a 2017, o terceiro mandato na CONTAG, desta vez como Secretária de Mulheres. Nesta gestão coordenou a Marcha das Margaridas de 2015.

Retornando ao estado de Rondônia em 2017, assumiu a  Vice-Presidenta da FETAGRO, e com a responsabilidade de dirigir também a secretaria de Meio Ambiente, além de contribuir com a organização e luta do Partido dos Trabalhadores de Rondônia como Secretária de Mulheres. Em 2019 assumiu a Presidência da FETAGRO com a missão de fortalecer ainda mais a luta dos Agricultores e Agricultoras familiares do Estado de Rondonia.