Área Restrita

Fetagro

6ª Turma Nacional da ENFOC inicia com muita coragem, vontade e esperança

07/05/2016
Notícias
0 ComentáriosImprimirEmail

   

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

“Andar com fé eu vou, que a fé não costuma faiar”... foi com essa música que os educandos e educandas fizeram o primeiro contato entre todos e todas da 6ª Turma do Curso Nacional de Formação em Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário da Escola Nacional de Formação da CONTAG (ENFOC) e anunciaram suas expectativas para esse primeiro módulo e com a experiência que pretendem levar para suas bases.

 

Coragem, força, vontade, esperança, energia, resistência, transformação, fé, alegria, motivação, reafirmação da militância são algumas das expectativas apresentadas pelos educandos e educandas, representantes de todos os estados brasileiros, do Distrito Federal e de quatro países latinos. Representando Rondônia e o MSTTR estão os dirigentes Enivaldo de Oliveira Fracasso, secretário de formação e  organização sindical do STTR de Corumbiara; Luciene Brabosa de Assis, presidente do STTR de Nova União; Angela Maria Morato Barreto, secretária de mulhres do STTR de Nova Mamoré; e Heider Bonfim de Souza, presidente do STTR de Seringueiras.

 

Ao terminar a mística de abertura, o secretário de Formação e Organização Sindical da CONTAG, Juraci Souto, declarou aberto o I Módulo da 6ª turma durante abertura política com a presença da Diretoria da CONTAG, de toda equipe da ENFOC e da assessoria da Confederação. E destacou que uma das missões da Escola é produzir bons relacionamentos e amizades entre as pessoas. “Existem motivos especiais para que possamos fazer a nossa comemoração dos 10 anos da Escola, e isso não seria possível que não tivéssemos comprometimento com as ações formativas, bem como o comprometimento das nossas Federações e dos nossos educandos e educandas. Vocês merecem uma atenção muito especial, porque vocês que fazem essa escola funcionar.” A ENFOC foi inaugurada em 14 de agosto de 2006 e o dirigente destacou, em sua fala, um dos marcos desta data. “O pé de Ipê, que plantamos na ocasião, aqui no CESIR/CONTAG, cresceu nesses 10 anos tanto quanto a nossa Escola”.

 

Ainda durante a abertura política, o presidente da CONTAG, Alberto Broch, saudou todos e todas por aceitarem esse desafio de participar da ENFOC. “Vocês não serão mais os mesmos que chegaram aqui e nem vão esquecer na vida de vocês de terem feito um curso da ENFOC.” O dirigente ressaltou, em sua fala, a importância da história de lutas da CONTAG, que em dezembro completará 53 anos, e os 10 anos da ENFOC. Broch também fez uma breve análise da atual conjuntura política e econômica brasileira. “Não podemos entrar no derrotismo. Pelo contrário, devemos estar de cabeça erguida, lutando, para não perdermos nenhuma conquista, que já não são suficientes, mas custaram muito caro para a gente. E esse curso da ENFOC ajuda a nos capacitar e a abrir nossas mentes para enfrentar esse momento, de atuar como militantes e qualificar a nossa ação.”

 

O secretário de Formação e Organização Sindical da CONTAG, Juraci Souto, declarou aberto o I Módulo da 6ª turma durante abertura política com a presença da Diretoria da CONTAG, de toda equipe da ENFOC e da assessoria da Confederação. E destacou que uma das missões da Escola é produzir bons relacionamentos e amizades entre as pessoas. “Existem motivos especiais para que possamos fazer a nossa comemoração dos 10 anos da Escola, e isso não seria possível que não tivéssemos comprometimento com as ações formativas, bem como o comprometimento das nossas Federações e dos nossos educandos e educandas. Vocês merecem uma atenção muito especial, porque vocês que fazem essa escola funcionar.” A ENFOC foi inaugurada em 14 de agosto de 2006 e o dirigente destacou, em sua fala, um dos marcos desta data. “O pé de Ipê, que plantamos na ocasião, aqui no CESIR/CONTAG, cresceu nesses 10 anos tanto quanto a nossa Escola”.

 

Após a abertura política deste I módulo, a coordenadora pedagógica da Escola, Raimunda Oliveira, falou do funcionamento do curso e sobre o que foi planejado para o 1º módulo e as mudanças propostas pela ENFOC com a utilização da tecnologia, no modo virtual no tempo comunidade, a partir desta 6ª turma.

 

São 132 educandos e educandas de todo o País, que participarão do I Módulo do Curso Nacional de Formação em Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário no período de 6 a 13 de maio de 2016, em Brasília/DF.

 

 

Fonte: Assessoria CONTAG

Edição: Assessoria FETAGRO

Comentários

CAPTCHA Image
Recarregar Imagem

Veja Também

Imagem Indisponível
30/07/2014

Regional Cone Sul promove formação sindical

Iniciou ontem (29), na sede do Sindicato de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR) de Cerejeiras, o primeiro módulo do curso de formação político sindical da Escola Nacional de Formação da CONTAG (ENFOC), para dirigentes e representantes de base sindical do Regional Cone Sul. O curso será ministrado em 3 módulos, com 3 dias cada, com objetivo de capacitar cerca de 40 lideranças sindicais do Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR), proporcionando a cada participante uma visão ampla sobre as principais bandeiras de luta do Movimento, ampliando o conhecimento e revitalizando o comprometimento dos mesmos com o MSTTR, a partir da base. Propõe-se, ao...

Imagem Indisponível
11/07/2014

STTR de Theobroma promove curso de derivados do leite

O Sindicato dos Trabalhadores (as) Rurais do município de Theobroma, em parceria com a Emater Theobroma, realizou de 07 a 11 de julho um curso de derivados do leite, para trabalhadoras(es) rurais do Assentamento Primavera. O curso teve o objetivo de capacitar as trabalhadoras(es) para que elas possam produzir diversos alimentos à base do leite para subsistência familiar e comercialização e, assim, contribuírem na complementação da renda familiar. O curso foi ministrado por uma extensionista da Emater do município de Alvorada do Oeste, que ensinou as participantes a produzirem diversos tipos de queijos e doces. Fonte: Assessoria STTR de Theobroma

Conferência Estadual debate assistência técnica com foco em agroecologia
11/04/2016

Conferência Estadual debate assistência técnica com foco em agroecologia

Estabelecer estratégias e ações prioritárias para promover a universalização da Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) pública e de qualidade aos agricultores e agricultoras familiares do Estado de Rondônia. Esse é o objetivo da 2ª Conferência Estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural na Agricultura Familiar e Reforma Agrária, que acontecerá de 12 a 14 de abril, no Centro de Treinamento da Emater-RO (Centrer), em Ouro Preto do Oeste.    Cerca de 200 pessoas, representantes de agricultores, povos indígenas, comunidades tradicionais...