Área Restrita

Fetagro

Homenagens e prosas marcam a abertura da Plenária na praça da terceira idade

13/06/2016
Notícias
0 ComentáriosImprimirEmail

   

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Entre uma fala e outra, em uma prosa bem dialogada, tem início oficial nossa 2ª Plenária Nacional de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, marcada por muita emoção, com uma mística que valorizou o protagonismo da terceira idade e as histórias dos(as) que contribuíram e que continuam contribuindo com o Movimento Sindical de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR). Além das canções e do vídeo de apresentação, as obras pintadas pela artista plástica Mila Freitas, com os rostos de Rita Quadros, Zé Maria, Maria Lúcia, Zé Pereira, Margaridas Alves e Manoel Santos, que eram trabalhadores(as) rurais e lideranças sindicais e de base, emocionaram a todos e todas, e foi uma bela homenagem ao legado e às histórias tecidas por esses companheiros e companheiras.

 

A cerimônia de abertura foi bastante alegre, tendo como cenário uma praça, com bate-papos breves, informativos e de valorização deste espaço. A secretária de Terceira Idade da CONTAG, Lúcia Moura, iniciou a prosa com uma calorosa saudação a todos(as) os(as) participantes e reconheceu o papel de cada pessoa na preparação da 2ª Plenária, em especial da Comissão Nacional da Terceira Idade, composta pelas 27 Federações. “Nesta praça, queremos conversar um pouco o que já discutimos em cada estado. Várias pessoas aqui também participaram das atividades nos estados, regiões e municípios. Conseguimos fazer a interface sobre a sucessão rural com a juventude e está dando certo.”

 

Já a representante do Conselho Nacional dos Direitos do Idoso (CNDI), Sandra Rabelo, declarou-se encantada com a Plenária e com as delegações presentes. “O envelhecimento é muito bonito e para envelhecer precisamos de direitos. Que a gente avance no empoderamento da pessoa idosa. E é importante esse olhar para a intergeracionalidade como vemos aqui, com a participação da juventude nesta Plenária.”

 

O presidente da CONTAG, Alberto Broch, fez um empolgante bate-papo com os(as) participantes da Plenária. “É bonito ver a juventude e a terceira idade juntos. Foram muitos passos para chegar aqui. Foram realizados os encontros estaduais, regionais e municipais e vemos aqui muitos dirigentes dos Sindicatos.” Broch fez uma breve análise da atual conjuntura política brasileira, destacando os últimos acontecimentos no País e, em especial, as últimas medidas anunciadas pelo governo interino de Michel Temer. “Temos que lutar pela democracia, que é uma conquista do povo brasileiro. É uma luta muito importante! A CONTAG, junto à CUT, CTB e a mais de 100 entidades se organizaram na Frente Brasil Popular, todos juntos pela democracia e lutando pelos nossos direitos. Está acontecendo o desmonte das políticas públicas, como a extinção do MDA. Esse Ministério é um patrimônio da agricultura familiar brasileira.” O presidente destacou que outra medida que preocupa a CONTAG é a incorporação do Ministério da Previdência ao Ministério da Fazenda. E o INSS está ligado ao Ministério do Desenvolvimento Social. “Estamos apreensivos com a possibilidade de uma reforma da Previdência Social. A aposentadoria não é só boa para o aposentado, mas também para os municípios, pois gera desenvolvimento nas cidades. Não vamos aceitar retrocesso, mexer nos direitos dos trabalhadores(as).”

 

Broch também ressaltou a importância do público da terceira idade e idosos(as) para o MSTTR. “Poucos países tem uma organização tão heterogênea como a nossa. Parabéns à terceira idade que está sempre junto com as políticas do MSTTR, e por ser o grande sustentáculo da política de sustentabilidade do movimento sindical. A terceira idade vem tecendo as histórias e temos que unir o entusiasmo da juventude com a experiência e sabedoria da terceira idade para fortalecer o nosso MSTTR, que ele seja sempre forte e possa trazer respostas para os dois públicos”.

 

 

Fonte: Assessoria CONTAG

 

Comentários

CAPTCHA Image
Recarregar Imagem

Veja Também

Imagem Indisponível
30/07/2014

Regional Cone Sul promove formação sindical

Iniciou ontem (29), na sede do Sindicato de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR) de Cerejeiras, o primeiro módulo do curso de formação político sindical da Escola Nacional de Formação da CONTAG (ENFOC), para dirigentes e representantes de base sindical do Regional Cone Sul. O curso será ministrado em 3 módulos, com 3 dias cada, com objetivo de capacitar cerca de 40 lideranças sindicais do Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR), proporcionando a cada participante uma visão ampla sobre as principais bandeiras de luta do Movimento, ampliando o conhecimento e revitalizando o comprometimento dos mesmos com o MSTTR, a partir da base. Propõe-se, ao...

Imagem Indisponível
11/07/2014

STTR de Theobroma promove curso de derivados do leite

O Sindicato dos Trabalhadores (as) Rurais do município de Theobroma, em parceria com a Emater Theobroma, realizou de 07 a 11 de julho um curso de derivados do leite, para trabalhadoras(es) rurais do Assentamento Primavera. O curso teve o objetivo de capacitar as trabalhadoras(es) para que elas possam produzir diversos alimentos à base do leite para subsistência familiar e comercialização e, assim, contribuírem na complementação da renda familiar. O curso foi ministrado por uma extensionista da Emater do município de Alvorada do Oeste, que ensinou as participantes a produzirem diversos tipos de queijos e doces. Fonte: Assessoria STTR de Theobroma

Conferência Estadual debate assistência técnica com foco em agroecologia
11/04/2016

Conferência Estadual debate assistência técnica com foco em agroecologia

Estabelecer estratégias e ações prioritárias para promover a universalização da Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) pública e de qualidade aos agricultores e agricultoras familiares do Estado de Rondônia. Esse é o objetivo da 2ª Conferência Estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural na Agricultura Familiar e Reforma Agrária, que acontecerá de 12 a 14 de abril, no Centro de Treinamento da Emater-RO (Centrer), em Ouro Preto do Oeste.    Cerca de 200 pessoas, representantes de agricultores, povos indígenas, comunidades tradicionais...