Área Restrita

Fetagro

Movimentos sociais do campo manifestam insatisfação com proposta de ensino à distância

24/06/2016
05/07/2016
Notícias
0 ComentáriosImprimirEmail

Audiêcia Pública rea no plenário da Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia, serviu de importante espaço de manifestação de idéias e opiniões sobre a implantação do projeto de Ensino Médio com Mediação Tecnológica (EMMTEC), proposta pelo Governo do Estado em escolas da zona rural e urbana.

 

O momento, proposto e coordenado pelo deputado estadual Lazinho da Fetagro (PT), reuniu o governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Educação (Seduc); classe escolar, especialmente da zona rural, representantes dos movimentos sindicais e sociais do campo, Ministério Público Estadual; Sindicato dos Trabalhadores em Educação (Sintero); Central Ùnica dos Trabalhadores (CUT); e outras organizações com atuação em defesa da educação do campo.

 

Representada pelo presidente Fábio Menezes, a FETAGRO externou seu posicionamento contrário ao EMMTEC, que em prática não atende as reais necessidades da classe estudantil rural, apresentando deficiências e incoerências para que se tenha uma educação de qualidade. E repudiou a falta de diálogo por parte da Seduc desde o início, negando ouvir a população e construir junto propostas de melhoria para a educação do campo.

 

Fábio ressaltou que a modalidade implantada é caracterizada como ensino à distância, e esta não contempla as especificidades do campo e poderá trazer danos a agricultura familiar já no presente e no futuro.  Apontou que o projeto está baseado em justificativas insustentáveis, a e da argumentação do difícil acesso a .localidades,e  falta de professores. E repudiou a falta de interação e o distanciamento entre professor e aluno que este método certamente causa. Defendeu que a tecnologia deve estar em todas as escolas, com todos os alunos, mas esse deve ser um recursos de auxilio no aprendizado.

 

O dirigente reportou à Seduc propostas levantadas pelos movimentos sociais do campo, pais, alunos durantes diversos encontros de debate sobre o tema, como a criação de um programa de qualificação de professores para as áreas com maior necessidade; a constituição de uma Coordenadoria de Educação do Campo na Seduc com tarefa principal de elaborar  um programa para educação do campo como norteador das ações pedagógicas. “Temos condições de construir uma proposta de educação do campo que valorize a agricultura familiar, os sujeitos do campo e traga a cidadania e o conhecimento daqueles que produzem e alimentam a todos”, disse o presidente reforçando que a categoria está disponível para construir junto propostas que garantam, de fato, uma educação do campo de qualidade.

 

O deputado Lazinho da Fetagro ao salientar que a  audiência pública é uma troca de ideias e de debate democrático, lembrou que a Casa de leis “é a Casa do Povo e, portanto, temos de ouvi-lo”. O deputado reforçou que a oportunidade serviu para “ouvir, propor e fazer com que o modelo do Estado atenda da melhor forma possível nossos alunos”.  “Esse espaço servirá para a construção de uma melhor educação para o nosso Estado, levando a consideração de cada setor. Ouvir o contraditório é valorizar a democracia. Quando fazemos isso a sociedade sai beneficiada”, disse garantindo ainda que a Assembleia estará comprometida com as questões e resoluções.

 

Encaminhamentos

Após a explanação também da secretária de Educação e de representantes da sociedade, alunos e professores, com posicionamentos favoráveis e contrários à implementação do projeto foram apresentadas propostas de encaminhamentos a serem tomados.

 

Foi pedido que seja criado um projeto para formação de professores em educação do campo; constituída coordenadoria de educação voltada ao campo; valorizar os educandos do curso de licenciamento em educação no campo; participação dos movimentos sociais nas discussões; cumprimento da Lei de Diretrizes e Bases da Educação e a elaboração de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) entre as partes envolvidas.

 

Galeria

Comentários

CAPTCHA Image
Recarregar Imagem

Veja Também

Imagem Indisponível
30/07/2014

Regional Cone Sul promove formação sindical

Iniciou ontem (29), na sede do Sindicato de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR) de Cerejeiras, o primeiro módulo do curso de formação político sindical da Escola Nacional de Formação da CONTAG (ENFOC), para dirigentes e representantes de base sindical do Regional Cone Sul. O curso será ministrado em 3 módulos, com 3 dias cada, com objetivo de capacitar cerca de 40 lideranças sindicais do Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR), proporcionando a cada participante uma visão ampla sobre as principais bandeiras de luta do Movimento, ampliando o conhecimento e revitalizando o comprometimento dos mesmos com o MSTTR, a partir da base. Propõe-se, ao...

Imagem Indisponível
11/07/2014

STTR de Theobroma promove curso de derivados do leite

O Sindicato dos Trabalhadores (as) Rurais do município de Theobroma, em parceria com a Emater Theobroma, realizou de 07 a 11 de julho um curso de derivados do leite, para trabalhadoras(es) rurais do Assentamento Primavera. O curso teve o objetivo de capacitar as trabalhadoras(es) para que elas possam produzir diversos alimentos à base do leite para subsistência familiar e comercialização e, assim, contribuírem na complementação da renda familiar. O curso foi ministrado por uma extensionista da Emater do município de Alvorada do Oeste, que ensinou as participantes a produzirem diversos tipos de queijos e doces. Fonte: Assessoria STTR de Theobroma

Conferência Estadual debate assistência técnica com foco em agroecologia
11/04/2016

Conferência Estadual debate assistência técnica com foco em agroecologia

Estabelecer estratégias e ações prioritárias para promover a universalização da Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) pública e de qualidade aos agricultores e agricultoras familiares do Estado de Rondônia. Esse é o objetivo da 2ª Conferência Estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural na Agricultura Familiar e Reforma Agrária, que acontecerá de 12 a 14 de abril, no Centro de Treinamento da Emater-RO (Centrer), em Ouro Preto do Oeste.    Cerca de 200 pessoas, representantes de agricultores, povos indígenas, comunidades tradicionais...