Área Restrita

Fetagro

Grito da Terra obtém conquistas e firma diálogos

08/07/2016
Notícias
0 ComentáriosImprimirEmail

O Grito da Terra Estadual, organização e mobilização da classe trabalhadora rural na agricultura familiar para a busca de políticas públicas que assegurem desenvolvimento rural com trabalho e vida digna no campo, confirmou ser a data base de negociação com o poder público constituído e principal instrumento para o atendimento de reivindicações e proposições, nesta última edição, realizada nos dias 6 e 7, na capital Porto Velho.

 

Todo o processo do Grito, negociações com o governo do estado e atos públicos, trouxeram resultados positivos, mas também registrou pontos sem avanço. As rodadas de negociações, ocorridas nos dias 4 e 5, avançaram com a maioria das secretarias estaduais com atendimentos concretos às demandas e com a abertura de diálogo para continuidade das conversações sobre a pauta que obtinha mais de 100 pontos em áreas como investimentos à agricultura familiar, regularização ambiental, educação do campo, segurança pública, crédito fundiário, assistência social e outros temas da categoria.

 

Destaque entre as conquistas alcançadas para a inclusão do nome do cônjuge na Nota do Produtor, uma reivindicação de edições anteriores do Grito. Está garantido pela Secretaria de Finanças que a partir de janeiro de 2017 passa a permitir os nomes do esposo e da esposa para que a titularidade na nota seja exercida pelos dois, deixando de haver apenas um titular. Outro destaque é o compromisso da Secretaria de Agricultura em buscar viabilidade para instituir uma linha de crédito que possa garantir operações de investimentos e custeios para os agricultores familiares e cooperativas. Ainda conquistado junto a Seagri, o trabalho de pesquisa de preços dos produtos de venda para o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) em municípios das diferentes regiões do Estado, executadas juntamente com os Sindicatos de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, já a partir do próximo dia 11 de julho; bem como a criação de centrais de abastecimentos para os programas PAA e PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar).

 

Outro importante compromisso firmado foi a criação de um grupo de trabalho da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) para elaboração de um projeto de lei que regulamente o pagamento de bolsas com o recursos do Fundeb, repassados pelo governo federal, para os alunos das Escolas Família Agrícola (Efa). A Seduc se comprometeu em apresentar ao deputado estadual Lazinho da Fetagro (PT) a proposta de Projeto de Lei no prazo de 60 dias.

 

Como resultado negativo, infelizmente, as secretarias de Saúde, Planejamento e esporte não comparecerem as negociações. Para o movimento um desrespeito a categoria que relatou ao governo seu repúdio pela falta de consideração dos gestores destas pastas com os milhares de trabalhadores e trabalhadoras rurais. Destacamos na pauta da Saúde a descentralização que é urgente e necessária para assegurar um bom atendimento no interior do Estado.

 

Também sem avanço ficou o ponto de pauta que pede a suspensão do projeto de Ensino Médio com Mediação Tecnológica (ensino à distância) para estudantes rurais. O governo ainda não retrocedeu a esta proposta que distancia ainda mais o aluno de um ensino de qualidade. A FETAGRO deixou claro, durante as negociações, que não aceita essa proposta de ensino; e que irá coletar assinaturas das pessoas que são contrárias a este projeto.  Mas que também apresentará alternativas para a secretaria de educação. Uma nova reunião de negociações ficou agendada para o próximo dia 19.

 

De acordo com o presidente da FETAGRO, Fábio Menezes, a avaliação do Movimento Sindical Rural, representado pela Federação e Sindicatos de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, em relação ao Governo do Estado, foi  positiva em algumas áreas, especialmente com a Seagri. No entanto, o dialogo permanece, demonstrando a necessidade de manter os trabalhadores mobilizados.  Fábio esclarece que é aguardada a resposta oficial, assinada pelo Governador Confúcio Moura, para uma avaliação mais consistente. “A luta continua e a agricultura familiar precisa ser respeitada e valorizada”, concluiu.  

 

 

Assita aqui o vídeo, no qual o presidente Fábio Menezes faz um balanço do Grito e registra sinceros agradecimentos. 

 

 

Galeria

Comentários

CAPTCHA Image
Recarregar Imagem

Veja Também

Imagem Indisponível
30/07/2014

Regional Cone Sul promove formação sindical

Iniciou ontem (29), na sede do Sindicato de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR) de Cerejeiras, o primeiro módulo do curso de formação político sindical da Escola Nacional de Formação da CONTAG (ENFOC), para dirigentes e representantes de base sindical do Regional Cone Sul. O curso será ministrado em 3 módulos, com 3 dias cada, com objetivo de capacitar cerca de 40 lideranças sindicais do Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR), proporcionando a cada participante uma visão ampla sobre as principais bandeiras de luta do Movimento, ampliando o conhecimento e revitalizando o comprometimento dos mesmos com o MSTTR, a partir da base. Propõe-se, ao...

Imagem Indisponível
11/07/2014

STTR de Theobroma promove curso de derivados do leite

O Sindicato dos Trabalhadores (as) Rurais do município de Theobroma, em parceria com a Emater Theobroma, realizou de 07 a 11 de julho um curso de derivados do leite, para trabalhadoras(es) rurais do Assentamento Primavera. O curso teve o objetivo de capacitar as trabalhadoras(es) para que elas possam produzir diversos alimentos à base do leite para subsistência familiar e comercialização e, assim, contribuírem na complementação da renda familiar. O curso foi ministrado por uma extensionista da Emater do município de Alvorada do Oeste, que ensinou as participantes a produzirem diversos tipos de queijos e doces. Fonte: Assessoria STTR de Theobroma

Conferência Estadual debate assistência técnica com foco em agroecologia
11/04/2016

Conferência Estadual debate assistência técnica com foco em agroecologia

Estabelecer estratégias e ações prioritárias para promover a universalização da Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) pública e de qualidade aos agricultores e agricultoras familiares do Estado de Rondônia. Esse é o objetivo da 2ª Conferência Estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural na Agricultura Familiar e Reforma Agrária, que acontecerá de 12 a 14 de abril, no Centro de Treinamento da Emater-RO (Centrer), em Ouro Preto do Oeste.    Cerca de 200 pessoas, representantes de agricultores, povos indígenas, comunidades tradicionais...