Área Restrita

Fetagro

Reconhecimento e diversão para Terceira Idade do Regional Zona da Mata

11/08/2016
Notícias
0 ComentáriosImprimirEmail

 

O salão de festas do balneário Sitio do Zé, em Novo Horizonte, esteve lotado na última quarta-feira(10), com a presença de centenas de agricultores e agricultoras familiares da terceira idade e idosos e (as) para um dia de bom diálogo e confraternização.

 

Assim tem sido a marca dos Encontros da Terceira Idade já realizados pela FETAGRO e STTRs em Regionais Sindicais no Estado. Novo Horizonte sediou o segundo encontro, pelo Regional Zona da Mata. O primeiro ocorreu no dia 5 de agosto, em Alvorada do Oeste, pelo Regional Centro.  Mais quatro encontros devem acontecer, sendo pelos Regionais Cone Sul, 429, Jaru e Porto velho/Ariquemes.

 

Para os dirigentes da Federação e dos Sindicatos participantes, que compõem cada regional, aquele momento se dá pelo reconhecimento e valorização da história de lutas e conquistas do MSTTR por meio do importante papel dos trabalhadores e trabalhadoras rurais da terceira idade, dos mais velhos militantes.

 

O presidente Fábio Menezes, emocionado, disse ter muito orgulhoso de cada um e cada uma que o inspira a estar na luta por meio do movimento sindical. “Vocês quem constituíram os Sindicatos e alicerçam o MSTTR”, afirmou. Para Fábio aqueles sujeitos do campo inspiram os atuais sindicalistas e dirigentes a serem cada vez melhores e fiéis na luta pela dignidade no campo.

 

Dona Olinda Anastácio, 70 anos, agricultora aposentada, de Ministro Andreazza, resumiu sua opinião ao encontro como “maravilhoso”. Dona Olinda foi insistente em agradecer pela oportunidade. Destacou a importância das informações recebidas e da diversão durante todo o dia.

 

Já o senhor João de Jesus, morador da Linha 156, Km 07 Norte, em Novo Horizonte, o momento foi especial, pois reencontrou velhos amigos.

 

Programação

Abertura do encontro foi marcada pela mística que apresentou a todos a preocupação em relação a proposta de reforma da Previdência Social, que indica a perda de direitos e afeta os trabalhadores (as) rurais; mas que trouxe o incentivo de permanência da luta, pelo não retrocesso, por meio da organização e força das entidades sindicais rurais.

 

A questão foi mais aprofundada, em seguida, pela palestra do secretário de Políticas Sociais da FETAGRO, Ecimar Viana, que trouxe mais informações e esclarecimentos. Nesta ocasião, Ecimar também abordou sobre sindicalismo e sobre o Estatuto do Idoso.

 

Um delicioso almoço foi servido e, logo após, muita diversão foi proporcionada. Sorteio de brindes, banho de piscina, rodas de conversa e bailão preencheram o resto do dia festivo.   

 

*Veja as fotos do encontro no espaço galeria/fotos aqui no site. 

 

Comentários

CAPTCHA Image
Recarregar Imagem

Veja Também

Imagem Indisponível
30/07/2014

Regional Cone Sul promove formação sindical

Iniciou ontem (29), na sede do Sindicato de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR) de Cerejeiras, o primeiro módulo do curso de formação político sindical da Escola Nacional de Formação da CONTAG (ENFOC), para dirigentes e representantes de base sindical do Regional Cone Sul. O curso será ministrado em 3 módulos, com 3 dias cada, com objetivo de capacitar cerca de 40 lideranças sindicais do Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR), proporcionando a cada participante uma visão ampla sobre as principais bandeiras de luta do Movimento, ampliando o conhecimento e revitalizando o comprometimento dos mesmos com o MSTTR, a partir da base. Propõe-se, ao...

Imagem Indisponível
11/07/2014

STTR de Theobroma promove curso de derivados do leite

O Sindicato dos Trabalhadores (as) Rurais do município de Theobroma, em parceria com a Emater Theobroma, realizou de 07 a 11 de julho um curso de derivados do leite, para trabalhadoras(es) rurais do Assentamento Primavera. O curso teve o objetivo de capacitar as trabalhadoras(es) para que elas possam produzir diversos alimentos à base do leite para subsistência familiar e comercialização e, assim, contribuírem na complementação da renda familiar. O curso foi ministrado por uma extensionista da Emater do município de Alvorada do Oeste, que ensinou as participantes a produzirem diversos tipos de queijos e doces. Fonte: Assessoria STTR de Theobroma

Conferência Estadual debate assistência técnica com foco em agroecologia
11/04/2016

Conferência Estadual debate assistência técnica com foco em agroecologia

Estabelecer estratégias e ações prioritárias para promover a universalização da Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) pública e de qualidade aos agricultores e agricultoras familiares do Estado de Rondônia. Esse é o objetivo da 2ª Conferência Estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural na Agricultura Familiar e Reforma Agrária, que acontecerá de 12 a 14 de abril, no Centro de Treinamento da Emater-RO (Centrer), em Ouro Preto do Oeste.    Cerca de 200 pessoas, representantes de agricultores, povos indígenas, comunidades tradicionais...