Área Restrita

Fetagro

Festival Estadual de Jovens: secretário parabeniza e agradece a todos e todas pela participação

19/09/2016
05/10/2016
Notícias
0 ComentáriosImprimirEmail

 

O secretário de Jovens da FETAGRO, Ailton Santos, em nome de todo a Diretoria da Federação, parabeniza e agradece aos/as jovens trabalhadores e trabalhadoras rurais pela participação na 18º edição do Festival Estadual da Juventude Rural, realizado no último sábado (17), em Alvorada do Oeste.

 

O festival, mais uma vez reuniu jovens de todo o Estado em um dia de muita interação. Competições esportivas, apresentações culturais, exposição e comercialização de produtos da agricultura familiar, e o registro em fotografias e materiais gráficos das ações e conquistas do MSTTR marcaram o dia de confraternização; que também é um importante espaço de diálogo e reflexão sobre a permanência dos jovens no campo com dignidade. Neste ano o festival trouxe como tema "Juventude e Políticas Públicas" e como lema "Jovens Rurais na Luta pelo Desenvolvimento Rural e Igualdade Social".

 

O tema foi apontado diante das circunstâncias do momento político que o País vive, e, que traz a cada cidadão e cidadão a responsabilidade de agir e exigir que não haja retrocesso político e o regime democrático seja, acima de tudo, respeitado. Diante desta realidade, os jovens buscam reafirmar o seu comprometimento com a luta por garantia de políticas públicas e ações governamentais para a efetivação de direitos e políticas diferenciadas para quem vive no campo e para a agricultura familiar.

 

Ailton Santos reforça que o evento tem sido um momento de entretenimento, onde os jovens têm a oportunidade de mostrar seus talentos, expor suas idéias e trocar experiências; mas também de articulação política por melhores condições de vida e trabalho no campo, como garantia de uma sucessão rural com qualidade e dignidade; sem violação de direitos.

 

Por este propósito estar sendo respeitado e buscado, o secretário agradece à Comissão Estadual de Jovens Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, às diretorias dos Sindicatos de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais e a todos e todas que diretamente e indiretamente contribuíram para a realização de mais esta edição do festival. “O festival mais uma vez alcançou seu propósito unindo a juventude rural e reafirmando seu protagonismo na busca das políticas públicas que fortaleçam a agricultura familiar e que traga sustentabilidade no campo. Estamos muito felizes e agradecidos”, comentou Ailton.

 

Além de toda juventude presente, prestigiaram o evento o deputado estadual Lazinho da Fetagro (PT), as diretoras da CONTAG, Mazé Morais (secretária de jovens) e Alessandra Lunas (secretária de mulheres),  Central Única dos Trabalhadores  - CUT/RO, Cooperativa de Crédito rural com Interação Solidária – Cresol Base Rondônia, Associação das Escolas Família Agrícola (AEFARO), Universidade federal de Rondônia (Unir), e dirigentes dos STTRs.

 

Atividades esportivas e culturais

As modalidades esportivas e culturais agitaram o festival. A participação é acirrada. Mas tudo, sempre, conduzido pelo "espírito esportivo"; com as competições sendo realizadas de forma muito saudável e divertida. Os destaques deste ano foram os municípios de Ministro Andreazza e Alvorada do Oeste, que conquistaram colocações em quase todas as atividades, esportivas e culturais. As premiações foram para 1º, 2º 3º lugar".

 

Confira os resultados:

 

 

 

Modalidades

1º lugar

2º lugar

3º lugar

 

futebol masculino

----

----

Cerejeiras

 

futebol feminino

Urupá

Buritis

Seringueiras

 

Voleibol masculino

Min. Andreazza

Pres. Médici

Vilhena

 

Voleibol feminino

Campo Novo

Min. Andreazza

Alvorada do Oeste

 

Salto em distância - M

Seringueiras

Min. Andreazza

Alvorada do Oeste

 

Salto em distância - F

Alvorada do Oeste

____

____

 

Corrida de 100m - M

Pres. Médici

Min. Andreazza

Buritis

 

Corrida de 100m - F

Jaru

São Francisco

Pres. Médici

 

Poesia

São Francisco

Alvorada

----

 

Música

Vilhena

Urupá

Alvorada do Oeste

 

Dança

Min. Andreazza

Alvorada

Vilhena

 

Garotinha Rural

Vilhena

Min. Andreazza

Seringueiras

 

Garotinho Rural

Alvorada do Oeste

Min. Andreazza

Rolim de Moura

 

Garota Rural

São Francisco

Seringueiras

Rolim de Moura

 

Garoto Rural

----

----

----

 

 

       

 

             

 

 

Comentários

CAPTCHA Image
Recarregar Imagem

Veja Também

Imagem Indisponível
30/07/2014

Regional Cone Sul promove formação sindical

Iniciou ontem (29), na sede do Sindicato de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR) de Cerejeiras, o primeiro módulo do curso de formação político sindical da Escola Nacional de Formação da CONTAG (ENFOC), para dirigentes e representantes de base sindical do Regional Cone Sul. O curso será ministrado em 3 módulos, com 3 dias cada, com objetivo de capacitar cerca de 40 lideranças sindicais do Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR), proporcionando a cada participante uma visão ampla sobre as principais bandeiras de luta do Movimento, ampliando o conhecimento e revitalizando o comprometimento dos mesmos com o MSTTR, a partir da base. Propõe-se, ao...

Imagem Indisponível
11/07/2014

STTR de Theobroma promove curso de derivados do leite

O Sindicato dos Trabalhadores (as) Rurais do município de Theobroma, em parceria com a Emater Theobroma, realizou de 07 a 11 de julho um curso de derivados do leite, para trabalhadoras(es) rurais do Assentamento Primavera. O curso teve o objetivo de capacitar as trabalhadoras(es) para que elas possam produzir diversos alimentos à base do leite para subsistência familiar e comercialização e, assim, contribuírem na complementação da renda familiar. O curso foi ministrado por uma extensionista da Emater do município de Alvorada do Oeste, que ensinou as participantes a produzirem diversos tipos de queijos e doces. Fonte: Assessoria STTR de Theobroma

Conferência Estadual debate assistência técnica com foco em agroecologia
11/04/2016

Conferência Estadual debate assistência técnica com foco em agroecologia

Estabelecer estratégias e ações prioritárias para promover a universalização da Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) pública e de qualidade aos agricultores e agricultoras familiares do Estado de Rondônia. Esse é o objetivo da 2ª Conferência Estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural na Agricultura Familiar e Reforma Agrária, que acontecerá de 12 a 14 de abril, no Centro de Treinamento da Emater-RO (Centrer), em Ouro Preto do Oeste.    Cerca de 200 pessoas, representantes de agricultores, povos indígenas, comunidades tradicionais...