Área Restrita

Fetagro

2ª Feira de Agroecologia e Sociobiodiversidade será realizada em outubro

20/09/2016
Notícias
0 ComentáriosImprimirEmail

A cidade de Rolim de Moura será palco, nos dias 15 e 16 de outubro, da segunda edição da Feira de Agroecologia e Sociobiodiversidade – FAS, que traz como destaque o manejo, técnicas e comercialização de produtos agroecológicos, políticas públicas, conservação, apoio à cultura e ações sustentáveis para a Amazônia.

Esta feira promoverá apresentações culturais, oficinas e ciranda de saberes. Contará ainda, com a exposição de produtos provenientes de atividades agroecológicas, de manejo e iniciativas de laboratórios de pesquisa ou extensão.

O evento visa articular e promover o diálogo entre a comunidade acadêmica e as organizações sociais representativas na região, além de estreitar as relações entre pesquisa e extensão, o que poderá incentivar ações de parceria na área agroecológica e que valorizem a Sociobiodiversidade de um povo culturalmente fragmentado pelos processos de colonização e ocupação dos solos amazônicos.

Em sua essência, a feira se contrapõe ao modelo de colonização do estado de Rondônia, pautado em ações devastadoras para a cultura e meio ambiente locais, intensificando o desmatamento e a monocultura extensiva como a criação de gado e café, e, mais recentemente, o cultivo da soja e milho, os quais têm recebido incentivos para implantação e pesquisa na região central do Estado, trazendo prejuízos sociais pela desvalorização da relação do homem com o campo e diminuição da qualidade de vida dos pequenos proprietários de terra, danos econômicos com o incentivo ao grande latifúndio e redução da mão de obra empregada, além dos inúmeros prejuízos ambientais oriundos da poluição, desmatamento e contaminação dos recursos hídricos. O modelo de pesquisa empregado tem atuado isoladamente aos interesses e necessidades das populações locais, e muitas vezes visam atender outras regiões ou apresentam uma visão parcial do ecossistema.

A coordenadora geral do evento, a professora Dra. Anna Frida Hatsue Modro, destaca a importância da feira para o fortalecimento da agricultura familiar do estado. “A Feira de Agroecologia e Sociobiodiversidade vem ao encontro com o anseio da sociedade atual por um estilo de vida mais saudável e ambientalmente justo. O evento vem para divulgar e demonstrar que é possível produzir sem veneno e que a agricultura familiar, juntamente com os povos indígenas e comunidades tradicionais, possuem saberes que incorporam práticas sustentáveis e alternativas viáveis no sentido de proporcionar uma melhor qualidade de vida, com a redução das queimadas, desmatamentos e uso abusivo de agrotóxicos na alimentação. ”

A 2ª Feira de Agroecologia e Sociobiodiversidade é uma iniciativa da Universidade Federal de Rondônia, ECOPORÉ, FETAGRO, Instituto Padre Ezequiel Ramim, Seagri e NTA e conta com patrocínio do Governo Federal, através do Banco da Amazônia e Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Mais informações pelo site http://fasamazonia.blogspot.com.br/ ou através do email fas@unir. br .

Comentários

CAPTCHA Image
Recarregar Imagem

Veja Também

Imagem Indisponível
30/07/2014

Regional Cone Sul promove formação sindical

Iniciou ontem (29), na sede do Sindicato de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR) de Cerejeiras, o primeiro módulo do curso de formação político sindical da Escola Nacional de Formação da CONTAG (ENFOC), para dirigentes e representantes de base sindical do Regional Cone Sul. O curso será ministrado em 3 módulos, com 3 dias cada, com objetivo de capacitar cerca de 40 lideranças sindicais do Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR), proporcionando a cada participante uma visão ampla sobre as principais bandeiras de luta do Movimento, ampliando o conhecimento e revitalizando o comprometimento dos mesmos com o MSTTR, a partir da base. Propõe-se, ao...

Imagem Indisponível
11/07/2014

STTR de Theobroma promove curso de derivados do leite

O Sindicato dos Trabalhadores (as) Rurais do município de Theobroma, em parceria com a Emater Theobroma, realizou de 07 a 11 de julho um curso de derivados do leite, para trabalhadoras(es) rurais do Assentamento Primavera. O curso teve o objetivo de capacitar as trabalhadoras(es) para que elas possam produzir diversos alimentos à base do leite para subsistência familiar e comercialização e, assim, contribuírem na complementação da renda familiar. O curso foi ministrado por uma extensionista da Emater do município de Alvorada do Oeste, que ensinou as participantes a produzirem diversos tipos de queijos e doces. Fonte: Assessoria STTR de Theobroma

Conferência Estadual debate assistência técnica com foco em agroecologia
11/04/2016

Conferência Estadual debate assistência técnica com foco em agroecologia

Estabelecer estratégias e ações prioritárias para promover a universalização da Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) pública e de qualidade aos agricultores e agricultoras familiares do Estado de Rondônia. Esse é o objetivo da 2ª Conferência Estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural na Agricultura Familiar e Reforma Agrária, que acontecerá de 12 a 14 de abril, no Centro de Treinamento da Emater-RO (Centrer), em Ouro Preto do Oeste.    Cerca de 200 pessoas, representantes de agricultores, povos indígenas, comunidades tradicionais...