Área Restrita

Fetagro

Audiência resulta em suspenção das ART’s e reunião de trabalho entre órgãos

22/11/2016
Notícias
0 ComentáriosImprimirEmail

As emissões da Anotação de Responsabilidade Técnica - ART pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Rondônia - CREA sobre serviços prestados aos agricultores familiares estão suspensas até o dia 01 de março de 2017. Esse foi um dos acordos em Audiência Pública, realizada nesta segunda-feira (21), na Assembleia Legislativa para discutir as questões relacionadas à emissão de ART’s.

 

Proposta pelo deputado Lazinho da Fetagro (PT), a pedido da FETAGRO, a audiência reuniu CREA, Seagri, Emater e FETAGRO para, principalmente, alcançar informações e esclarecimentos acerca do recente aumento de notificações à agricultores familiares, em maioria, desassistidos de assistência técnica. Tal situação gerou questionamentos acerca da exigência e legalidade da medida aplicada. Estiveram presentes também na atividade STTRs Sedam, Idaron, Ceplac e CUT.

 

Outro encaminhamento tomado foi a realização de uma reunião de trabalho entre os órgãos envolvidos, para definição de ações conjuntas que atendam a legalidade dos exercícios dos órgãos fiscalizadores e não penalize os agricultores familiares.

 

Assistência gratuita

O deputado Lazinho esclareceu sobre a gratuidade para a assistência técnica aos agricultores familiares, estabelecida pelas leis que definem a agricultura familiar, a 11.326/2006 e a 12.188. Portanto, disse o deputado, “o Estado é o responsável pela agricultura familiar e toda assistência deve ser gratuita e em Rondônia é obrigação da Emater”.

 

Elessandra Dutra, secretária de política agrícola da FETAGRO, destacou que a Federação tem preocupação com essa situação e cobrou um acerto entre governo e CREA, referindo-se a um convênio existente, para q o agricultor não seja penalizado; reforçando o direito a assistência técnica gratuita.

 

A procuradora jurídica do Crea, Mariusa Krause, esclareceu sobre o convênio entre Estado e Crea para emissão das ARTs, ao qual a Emater paga anualmente  uma taxa para as emissões.  Informou que o Estado arguiu inconstitucionalidade no pagamento do convênio. Mas, em  julgamento, a Justiça declarou constitucional a cobrança da taxa, portanto o convênio deverá ser retomado entre Crea e Emater.

 

O diretor presidente da Emater, Francisco Mendes Barreto, confirmou que o impasse com o convênio foi sanado e que será renovado em janeiro de 2017 para atender a agricultura familiar.

 

Comentários

CAPTCHA Image
Recarregar Imagem

Veja Também

Imagem Indisponível
30/07/2014

Regional Cone Sul promove formação sindical

Iniciou ontem (29), na sede do Sindicato de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR) de Cerejeiras, o primeiro módulo do curso de formação político sindical da Escola Nacional de Formação da CONTAG (ENFOC), para dirigentes e representantes de base sindical do Regional Cone Sul. O curso será ministrado em 3 módulos, com 3 dias cada, com objetivo de capacitar cerca de 40 lideranças sindicais do Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR), proporcionando a cada participante uma visão ampla sobre as principais bandeiras de luta do Movimento, ampliando o conhecimento e revitalizando o comprometimento dos mesmos com o MSTTR, a partir da base. Propõe-se, ao...

Imagem Indisponível
11/07/2014

STTR de Theobroma promove curso de derivados do leite

O Sindicato dos Trabalhadores (as) Rurais do município de Theobroma, em parceria com a Emater Theobroma, realizou de 07 a 11 de julho um curso de derivados do leite, para trabalhadoras(es) rurais do Assentamento Primavera. O curso teve o objetivo de capacitar as trabalhadoras(es) para que elas possam produzir diversos alimentos à base do leite para subsistência familiar e comercialização e, assim, contribuírem na complementação da renda familiar. O curso foi ministrado por uma extensionista da Emater do município de Alvorada do Oeste, que ensinou as participantes a produzirem diversos tipos de queijos e doces. Fonte: Assessoria STTR de Theobroma

Conferência Estadual debate assistência técnica com foco em agroecologia
11/04/2016

Conferência Estadual debate assistência técnica com foco em agroecologia

Estabelecer estratégias e ações prioritárias para promover a universalização da Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) pública e de qualidade aos agricultores e agricultoras familiares do Estado de Rondônia. Esse é o objetivo da 2ª Conferência Estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural na Agricultura Familiar e Reforma Agrária, que acontecerá de 12 a 14 de abril, no Centro de Treinamento da Emater-RO (Centrer), em Ouro Preto do Oeste.    Cerca de 200 pessoas, representantes de agricultores, povos indígenas, comunidades tradicionais...