Área Restrita

Fetagro

Determinação à luta contra a perda de direitos e de políticas públicas marcam abertura do 7º CONFETAGRO

14/06/2017
Notícias
0 ComentáriosImprimirEmail

     

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O 7º Congresso Estadual dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares – 7º CONFETAGRO começou com muita determinação de luta.

 

A solenidade de abertura foi marcada por falas de reconhecimento à importância do Congresso para o norteamento das ações do MSTTR frente aos desafios políticos e econômicos impostos à classe trabalhadora, principalmente a rural, diante da conjuntura política do País. 

 

Compuseram a mesa o presidente da FETAGRO Fabio Menezes, a secretária de mulheres Izabel de Oliveira, deputado estadual Lazinho da Fetagro, vice-prefeito de Corumbiara Genadir Ribeiro, vice-prefeita de Campo Novo Valdenice Ferreira, vereadores André do Sindicato, Ademir do Sindicato, Terezinha do Sindicato e Claudia de Jesus, secretário de agricultura de Ji-Paraná Adirço Pedro da Silva, representantes da Conab, Emater, Aefaro, Iper, CUT-RO, Unicafes e Cresol.

 

O presidente Fábio Menezes foi enfático em afirmar que a existência do MSTTR é, mais do que nunca, muito importante para a busca do reconhecimento e valorização do campo e da agricultura familiar. A afirmação vem contextualizada ao atual momento de ameaça de perdas de direitos e de conquistas coloca pela atual gestão do Brasil. 

 

Fábio, assim como os demais que fizeram uso da palavra, repudiaram veementemente a gestão do presidente Michel Temer marcada pelo retrocesso de políticas públicas e, principalmente, negaram as propostas de reforma Trabalhista e Previdenciária que penalizam os trabalhadores e trabalhadoras do campo e  da cidade.   

 

“Vivemos um péssimo momento da história do nosso país. E estamos sob forte desafio de nos mantermos em luta contra o descaso e opressão que estão nos impondo. Por isso, este Congresso é tão importante, pois vamos nos organizar e planejar nossas ações em defesa da vida digna no campo”.

 

O presidente conclamou a todos por unidade para o fortalecimento do MSTTR, reforçando que estamos num processo permanente de luta.

 

A secretária de mulheres Izabel de Oliveira completou que “é por essa razão que vamos trabalhar com coragem e compromisso para avançar na defesa dos agricultores e agricultoras familiares”.

 

O deputado Lazinho da Fetagro, ex-dirigente da Federação, externou sua indignação ao que vem acontecendo no país, classificado por ele como uma profunda crise política e ameaça à democracia. E, pediu aos delegados e delegadas do Congresso que estejam atentos para esta conjuntura e preparados para o enfrentamento às tentativas de retrocessos.

 

Os demais componentes da mesa também fizeram  referência ao atual momento político e econômico nacional, concordando com a relevância do Congresso para a união e força da  categoria.

 

Por todos e à todos foi desejado um bom congresso, com amplos debates e firmes deliberações .   

Comentários

CAPTCHA Image
Recarregar Imagem

Veja Também

Imagem Indisponível
30/07/2014

Regional Cone Sul promove formação sindical

Iniciou ontem (29), na sede do Sindicato de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR) de Cerejeiras, o primeiro módulo do curso de formação político sindical da Escola Nacional de Formação da CONTAG (ENFOC), para dirigentes e representantes de base sindical do Regional Cone Sul. O curso será ministrado em 3 módulos, com 3 dias cada, com objetivo de capacitar cerca de 40 lideranças sindicais do Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR), proporcionando a cada participante uma visão ampla sobre as principais bandeiras de luta do Movimento, ampliando o conhecimento e revitalizando o comprometimento dos mesmos com o MSTTR, a partir da base. Propõe-se, ao...

Imagem Indisponível
11/07/2014

STTR de Theobroma promove curso de derivados do leite

O Sindicato dos Trabalhadores (as) Rurais do município de Theobroma, em parceria com a Emater Theobroma, realizou de 07 a 11 de julho um curso de derivados do leite, para trabalhadoras(es) rurais do Assentamento Primavera. O curso teve o objetivo de capacitar as trabalhadoras(es) para que elas possam produzir diversos alimentos à base do leite para subsistência familiar e comercialização e, assim, contribuírem na complementação da renda familiar. O curso foi ministrado por uma extensionista da Emater do município de Alvorada do Oeste, que ensinou as participantes a produzirem diversos tipos de queijos e doces. Fonte: Assessoria STTR de Theobroma

Conferência Estadual debate assistência técnica com foco em agroecologia
11/04/2016

Conferência Estadual debate assistência técnica com foco em agroecologia

Estabelecer estratégias e ações prioritárias para promover a universalização da Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) pública e de qualidade aos agricultores e agricultoras familiares do Estado de Rondônia. Esse é o objetivo da 2ª Conferência Estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural na Agricultura Familiar e Reforma Agrária, que acontecerá de 12 a 14 de abril, no Centro de Treinamento da Emater-RO (Centrer), em Ouro Preto do Oeste.    Cerca de 200 pessoas, representantes de agricultores, povos indígenas, comunidades tradicionais...