Área Restrita

Fetagro

Análise de Conjuntura aponta desafios aos dirigentes sindicais

14/06/2017
Notícias
0 ComentáriosImprimirEmail

 

 

A manhã do segundo dia do 7º CONFETAGRO foi marcada pela realização da análise de conjuntura estadual feita pelo deputado Lazinho da Fetagro e a conjuntura nacional que ficou sob a responsabilidade de Alessandra da Costa Lunas.

 

De acordo com o deputado Lazinho vivemos um momento histórico de profundas contradições políticas, mas que é marcado pela importância da luta sindical para a efetivação das conquistas dos direitos de  trabalhadores e trabalhadoras. 

 

O deputado também frisou que o cenário de formações para a disputa eleitoral em Rondônia precisa ser amplamente debatido e analisado tendo em vista os interesses da classe trabalhadora e faz um chamamento aos  dirigentes sindicais presentes na plenária: “diante das dificuldades impostas pelas medidas do governo golpista de Michel Temer precisamos mostrar nossa força e união para que garantirmos nossos direitos conquistados ao longo de muitos anos de luta e que já estão assegurados na Constituição Federal”.

 

Mulheres sempre em marcha por direitos

A ex- dirigente da CONTAG, Alessandra da Costa Lunas inicialmente apresentou o vídeo da Marcha das Margaridas realizada em 2015 e afirmou que a história de lutas das mulheres será sempre atual. Falou a respeito das mazelas do Governo Temer e das dificuldades impostas ao Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais - MSTTR e de toda a classe trabalhadora do Brasil nas áreas da saúde, educação, produção, e de todos os campos.

 

Lunas apontou o decisivo papel que a mídia desempenhou para que o   atual cenário político se consolidasse, influenciando e formando a opinião pública e reproduzindo e legitimando o posicionamento da direita elitista.

 

Após as falas foi aberto espaço para debate com a plenária, onde foram feitas vários comentários e questionamentos à mesa que respondeu a todas as dúvidas.

 

Em seguinda, o coordenador da mesa, Fábio Menezes passou a palavra ao ex-deputado federal e agora Presidente do IDARON, Anselmo de Jesus Abreu, que saudou a todos e parabenizou a FETAGRO e os STTRs pelo Congresso.

 

Encerrada a primeira etapa da manhã Tamara Ezequiel leu o Regimento Interno do Congresso e os grupos se dirigiram aos trabalhos.

 

 

Texto: Renata Garcia

Comentários

CAPTCHA Image
Recarregar Imagem

Veja Também

Imagem Indisponível
30/07/2014

Regional Cone Sul promove formação sindical

Iniciou ontem (29), na sede do Sindicato de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR) de Cerejeiras, o primeiro módulo do curso de formação político sindical da Escola Nacional de Formação da CONTAG (ENFOC), para dirigentes e representantes de base sindical do Regional Cone Sul. O curso será ministrado em 3 módulos, com 3 dias cada, com objetivo de capacitar cerca de 40 lideranças sindicais do Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR), proporcionando a cada participante uma visão ampla sobre as principais bandeiras de luta do Movimento, ampliando o conhecimento e revitalizando o comprometimento dos mesmos com o MSTTR, a partir da base. Propõe-se, ao...

Imagem Indisponível
11/07/2014

STTR de Theobroma promove curso de derivados do leite

O Sindicato dos Trabalhadores (as) Rurais do município de Theobroma, em parceria com a Emater Theobroma, realizou de 07 a 11 de julho um curso de derivados do leite, para trabalhadoras(es) rurais do Assentamento Primavera. O curso teve o objetivo de capacitar as trabalhadoras(es) para que elas possam produzir diversos alimentos à base do leite para subsistência familiar e comercialização e, assim, contribuírem na complementação da renda familiar. O curso foi ministrado por uma extensionista da Emater do município de Alvorada do Oeste, que ensinou as participantes a produzirem diversos tipos de queijos e doces. Fonte: Assessoria STTR de Theobroma

Conferência Estadual debate assistência técnica com foco em agroecologia
11/04/2016

Conferência Estadual debate assistência técnica com foco em agroecologia

Estabelecer estratégias e ações prioritárias para promover a universalização da Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) pública e de qualidade aos agricultores e agricultoras familiares do Estado de Rondônia. Esse é o objetivo da 2ª Conferência Estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural na Agricultura Familiar e Reforma Agrária, que acontecerá de 12 a 14 de abril, no Centro de Treinamento da Emater-RO (Centrer), em Ouro Preto do Oeste.    Cerca de 200 pessoas, representantes de agricultores, povos indígenas, comunidades tradicionais...