Área Restrita

Fetagro

ONG Auditoria Cidadã da Dívida participa do 7º CONFETAGRO

13/06/2017
Notícias
0 ComentáriosImprimirEmail

Um importante debate sobre as questões econômicas e sociais do País ocorreu no 7º CONFETAGRO entre os delegados (as) e o advogado e membro da ONG Auditoria Cidadã da Dívida, José Menezes.

 

José Menezes apresentou informações e esclarecimentos acerca do trabalho prestado pela ONG no sentido de investigar o endividamento público brasileiro, visando promover uma auditoria que se denomina cidadã, exatamente pelo fato de estar sendo realizada por cidadãos e para os cidadãos. A organização propõe dissecar o processo de endividamento do País e buscar a verdadeira natureza dessa dívida pública que tem absorvido a parte mais relevante dos recursos nacionais, enquanto faltam recursos para o atendimento aos Direito Sociais básicos de milhões de brasileiros.

 

“A ONG realiza auditoria da dívida pública brasileira, interna e externa, federal, estaduais e municipais. Exige a devida transparência no processo de endividamento brasileiro, para que os cidadãos conheçam a natureza da dívida, os montantes recebidos e pagos, a destinação dos recursos e os beneficiários dos pagamentos de juros, amortizações, comissões e demais gastos”, explicou José Menezes.

 

Aos congressistas, dirigentes sindicais dos STTRs e FETAGRO,  o professor apontou os desafios que a classe trabalhadora enfrentará em função da problemática da dívida pública brasileira, a exemplo, conseqüências como as propostas de reformas em curso  - Trabalhista e Previdenciária - e também desafiou as lideranças presentes a estudar  e dialogar com a população sobre essa organização do capital financeiro e empresarial, sujeita a acabar com as garantias sociais e constitucionais.

 

Para Fabio Menezes, presidente da FETAGRO, a análise feita ajudou a nortear os debates e o plano de lutas aprovado ao final do Congresso e que servirá de matriz para as ações que serão desenvolvidas ao longo dos próximos anos.

 

 

Comentários

CAPTCHA Image
Recarregar Imagem

Veja Também

Imagem Indisponível
30/07/2014

Regional Cone Sul promove formação sindical

Iniciou ontem (29), na sede do Sindicato de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR) de Cerejeiras, o primeiro módulo do curso de formação político sindical da Escola Nacional de Formação da CONTAG (ENFOC), para dirigentes e representantes de base sindical do Regional Cone Sul. O curso será ministrado em 3 módulos, com 3 dias cada, com objetivo de capacitar cerca de 40 lideranças sindicais do Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR), proporcionando a cada participante uma visão ampla sobre as principais bandeiras de luta do Movimento, ampliando o conhecimento e revitalizando o comprometimento dos mesmos com o MSTTR, a partir da base. Propõe-se, ao...

Imagem Indisponível
11/07/2014

STTR de Theobroma promove curso de derivados do leite

O Sindicato dos Trabalhadores (as) Rurais do município de Theobroma, em parceria com a Emater Theobroma, realizou de 07 a 11 de julho um curso de derivados do leite, para trabalhadoras(es) rurais do Assentamento Primavera. O curso teve o objetivo de capacitar as trabalhadoras(es) para que elas possam produzir diversos alimentos à base do leite para subsistência familiar e comercialização e, assim, contribuírem na complementação da renda familiar. O curso foi ministrado por uma extensionista da Emater do município de Alvorada do Oeste, que ensinou as participantes a produzirem diversos tipos de queijos e doces. Fonte: Assessoria STTR de Theobroma

Conferência Estadual debate assistência técnica com foco em agroecologia
11/04/2016

Conferência Estadual debate assistência técnica com foco em agroecologia

Estabelecer estratégias e ações prioritárias para promover a universalização da Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) pública e de qualidade aos agricultores e agricultoras familiares do Estado de Rondônia. Esse é o objetivo da 2ª Conferência Estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural na Agricultura Familiar e Reforma Agrária, que acontecerá de 12 a 14 de abril, no Centro de Treinamento da Emater-RO (Centrer), em Ouro Preto do Oeste.    Cerca de 200 pessoas, representantes de agricultores, povos indígenas, comunidades tradicionais...