Área Restrita

Fetagro

Diretores participam de Coletivo Conjunto para planejamento de ações integradas

19/06/2017
04/07/2017
Notícias
0 ComentáriosImprimirEmail

     

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Os diretores da FETAGRO, Márcio Viana (secretário de Meio Ambiente), Elessandra Dutra (secretária de Política Agrícola) e a assessora Débora Massaro participam do Coletivo Conjunto de Política Agrícola, de Política Agrária e de Meio Ambiente, promovido pela CONTAG, de 19 e 21 de junho, em Brasília, com o objetivo de planejar ações integradas. A ação integrada visa a construção de uma política unificada do MSTTR, principalmente para dar respostas mais efetivas para a base nesse período de retrocessos e retirada de direitos.

 

Ontem, primeiro dia do Coletivo, foi apresentado um balanço das ações das Secretarias de Política Agrícola, Política Agrária e Meio Ambiente. Para esta terça-feira (20), acontecerá o Seminário sobre Política de Produção e Uso de Energias Renováveis: Biodiesel, Energia Eólica e Energia Solar; e o início do Planejamento dessas Secretarias, com indicativos de ações conjuntas, que terá continuidade na quarta-feira, com a apresentação das propostas de atividades pelos grupos e dos encaminhamentos finais.

 

Defesa das ações integradas

A CONTAG vive um novo momento de adequação da sua ação para a representação específica da agricultura familiar.

 

De acordo com o secretário de Política Agrária, Elias Borges, foi constatada a necessidade de realizar ações unificadas. “É claro que em alguns momentos vamos tratar de assuntos específicos, mas a intenção é integrar boa parte das ações visando o fortalecimento do movimento sindical e passar essa experiência para as nossas Federações e Sindicatos”.

 

Além da representação específica da agricultura familiar, a conjuntura nacional também impõe ao MSTTR essa mudança na sua ação sindical. “A conjuntura também nos desafia, bem como o tema do meio ambiente”, afirmou a secretária de Meio Ambiente da CONTAG, Rosmarí Malheiros, que acrescentou ainda que “é um desafio o movimento sindical se adaptar às novas modalidades de produção aliando a conservação e preservação ambiental, saindo do discurso para a prática”.

 

Segundo o secretário de Política Agrícola da CONTAG, Antoninho Rovaris, a expectativa é que este Coletivo dê indicativos para completar o planejamento da Confederação com o detalhamento das atividades. “Precisamos ter uma organicidade maior, trabalhar de forma mais unitária”.

 

 

Fonte: Assessoria Contag

Edição: Assessoria FETAGRO

 

Comentários

CAPTCHA Image
Recarregar Imagem

Veja Também

Imagem Indisponível
30/07/2014

Regional Cone Sul promove formação sindical

Iniciou ontem (29), na sede do Sindicato de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR) de Cerejeiras, o primeiro módulo do curso de formação político sindical da Escola Nacional de Formação da CONTAG (ENFOC), para dirigentes e representantes de base sindical do Regional Cone Sul. O curso será ministrado em 3 módulos, com 3 dias cada, com objetivo de capacitar cerca de 40 lideranças sindicais do Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR), proporcionando a cada participante uma visão ampla sobre as principais bandeiras de luta do Movimento, ampliando o conhecimento e revitalizando o comprometimento dos mesmos com o MSTTR, a partir da base. Propõe-se, ao...

Imagem Indisponível
11/07/2014

STTR de Theobroma promove curso de derivados do leite

O Sindicato dos Trabalhadores (as) Rurais do município de Theobroma, em parceria com a Emater Theobroma, realizou de 07 a 11 de julho um curso de derivados do leite, para trabalhadoras(es) rurais do Assentamento Primavera. O curso teve o objetivo de capacitar as trabalhadoras(es) para que elas possam produzir diversos alimentos à base do leite para subsistência familiar e comercialização e, assim, contribuírem na complementação da renda familiar. O curso foi ministrado por uma extensionista da Emater do município de Alvorada do Oeste, que ensinou as participantes a produzirem diversos tipos de queijos e doces. Fonte: Assessoria STTR de Theobroma

Conferência Estadual debate assistência técnica com foco em agroecologia
11/04/2016

Conferência Estadual debate assistência técnica com foco em agroecologia

Estabelecer estratégias e ações prioritárias para promover a universalização da Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) pública e de qualidade aos agricultores e agricultoras familiares do Estado de Rondônia. Esse é o objetivo da 2ª Conferência Estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural na Agricultura Familiar e Reforma Agrária, que acontecerá de 12 a 14 de abril, no Centro de Treinamento da Emater-RO (Centrer), em Ouro Preto do Oeste.    Cerca de 200 pessoas, representantes de agricultores, povos indígenas, comunidades tradicionais...