Área Restrita

Fetagro

FETAGRO apóia ações da UEE Rondônia

23/06/2017
06/07/2017
Notícias
0 ComentáriosImprimirEmail

A Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado de Rondônia (FETAGRO) declarou parceria à União Estadual dos Estudantes (UEE-RO) nas ações em defesa dos direitos da classe estudantil, principalmente quanto a divulgação da lei estadual que beneficia os estudantes com desconto na compra de passagens para viagens intermunicipais.

 

Em 2016, foi sancionou a Lei 3.948 que assegura ao jovem de família de baixa renda, até 29 anos, e aos estudantes adquirir passagens com desconto de 50% em viagens dentro do Estado. A Lei é resultado de reivindicação da UEE-RO ao deputado estadual Lazinho da Fetagro (PT), autor da Lei, que beneficia não somente com meia passagem, mas também com descontos para espetáculos esportivos, culturais, de lazer e outros.

 

De acordo com o diretor estadual da União dos Estudantes, Lucas da Conceição, a entidade tem empenhado suas ações em todo o Estado, realizando visitas as escolas e dialogando com os estudantes acerca da importância da organização e união da categoria em defesa dos seus interesses, bem como da inserção nos debates e lutas em defesa da educação e da democracia.  

 

“Estamos nos reunindo com os grêmios estudantis, outras entidades e órgãos para fortalecer nossa luta e, neste momento, tornar conhecida essa nova lei que beneficia todos os estudantes”, disse Lucas.

 

Fábio Menezes, presidente da FETAGRO, parabenizou a UEE pelas ações e reconheceu a importância da entidade. Declarou que esta parceria “Parabenizo a iniciativa desta diretoria em buscar parcerias para novas conquistas dos estudantes, a exemplo da lei 3.948, e também pela organização e luta do movimento estudantil por seus direitos e deveres, alinhados a compreensão de respeito à cidadania e à democracia, a qual a FETAGRO comunga e preza”, pontuou.

 

O dirigente declarou que esta parceria se fundamenta no principio da FETAGRO em apoiar ações de organização da juventude no campo, nas escolas rurais. “Com o apoio da UEE estaremos mais fortalecidos para fazermos um acompanhamento da gestão da educação e defesa da educação do campo de qualidade, assim como sermos parceiros na luta contra a precarização do ensino no campo, a exemplo da aplicação do ensino à distância nas escolas pelo Governo do Estado.

 

Carteirinha

O diretor estadual da UEE esclarece que para ter acesso aos benefícios, o estudante deve portar a Carteira de Identificação Estudantil (CIE); e que a UEE é umas autorizadas a emitir a CEI.

“A UEE quer possibilitar que o estudante tenha acesso ao documento e as informações. Por isso, o trabalho que estamos fazendo é de organizar os grêmios estudantis, convidando-os a fazer parte da UEE, para assim, expandir o número de beneficiados pelo serviço de emissão e pela lei”, afirmou Lucas da Conceição.

Comentários

CAPTCHA Image
Recarregar Imagem

Veja Também

Imagem Indisponível
30/07/2014

Regional Cone Sul promove formação sindical

Iniciou ontem (29), na sede do Sindicato de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR) de Cerejeiras, o primeiro módulo do curso de formação político sindical da Escola Nacional de Formação da CONTAG (ENFOC), para dirigentes e representantes de base sindical do Regional Cone Sul. O curso será ministrado em 3 módulos, com 3 dias cada, com objetivo de capacitar cerca de 40 lideranças sindicais do Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR), proporcionando a cada participante uma visão ampla sobre as principais bandeiras de luta do Movimento, ampliando o conhecimento e revitalizando o comprometimento dos mesmos com o MSTTR, a partir da base. Propõe-se, ao...

Imagem Indisponível
11/07/2014

STTR de Theobroma promove curso de derivados do leite

O Sindicato dos Trabalhadores (as) Rurais do município de Theobroma, em parceria com a Emater Theobroma, realizou de 07 a 11 de julho um curso de derivados do leite, para trabalhadoras(es) rurais do Assentamento Primavera. O curso teve o objetivo de capacitar as trabalhadoras(es) para que elas possam produzir diversos alimentos à base do leite para subsistência familiar e comercialização e, assim, contribuírem na complementação da renda familiar. O curso foi ministrado por uma extensionista da Emater do município de Alvorada do Oeste, que ensinou as participantes a produzirem diversos tipos de queijos e doces. Fonte: Assessoria STTR de Theobroma

Conferência Estadual debate assistência técnica com foco em agroecologia
11/04/2016

Conferência Estadual debate assistência técnica com foco em agroecologia

Estabelecer estratégias e ações prioritárias para promover a universalização da Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) pública e de qualidade aos agricultores e agricultoras familiares do Estado de Rondônia. Esse é o objetivo da 2ª Conferência Estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural na Agricultura Familiar e Reforma Agrária, que acontecerá de 12 a 14 de abril, no Centro de Treinamento da Emater-RO (Centrer), em Ouro Preto do Oeste.    Cerca de 200 pessoas, representantes de agricultores, povos indígenas, comunidades tradicionais...