Área Restrita

Fetagro

Sindicatos recebem treinamento para emissão de DAP

11/07/2017
Notícias
0 ComentáriosImprimirEmail

     

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Sindicatos de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais receberam nesta terça-feira (11), treinamento para emissão de Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP). A atividade foi promovida pela Secretaria de Política Agrícola da FETAGRO com o propósito de capacitar os dirigentes sindicais para um melhor atendimento aos agricultores e agricultoras familiares na aquisição deste documento de reconhecimento do agricultor familiar e que permite o acesso a diversas políticas públicas.

 

Entre os assuntos relacionados à DAP, destacou-se as informações e esclarecimentos acerca das mudanças no processo da Declaração que passou a ter vigencia de dois anos. Elessandra Dutra, secretária de política agrícola, ressalta que o preenchimento da DAP é uma prestação de serviço importante, pois é um instrumento que identifica os agricultores familiares e permite um diagnóstico da agricultura familiar local que poderá contribuir para o desempenho na organização da produção.

 

Alessandra Lunas, vice-presidente da FETAGRO, ao recepcionar os participantes, reforçou que a DAP é uma porta de entrada para a organização da produção, compreendida como uma das sustentações para a permanência no campo com melhoria de renda e a qualidade de vida dos agricultores e agricultoras familiares.

 

Alessandra apontou a importância dessa capacitação considerando que a emissão de DAP é de grande responsabilidade, uma vez que é um cadastro da agricultura familiar que pode subsidiar as decisões e ações políticas, na perspectiva de termos no futuro um campo com gente e um desenvolvimento rural mais justo, solidário e sustentável. Considerou também a importância da ação para a inter-relação dos Sindicatos e agricultores na base, diante da necessidade de diálogo e união de força para enfrentar os desafios impostos para a população do campo pela crise política e econômica do país, que afeta com retrocesso e/ou redução de políticas públicas e perda de direitos os trabalhadores e trabalhadoras rurais.

 

De acordo com a assessora técnica da secretaria de agrícola, Debora Massaro, os participantes serão multiplicadores do conhecimento, pois terão condições de atender os produtores rurais nos Sindicatos na emissão da DAP, analisando suas condições de enquadramento no programa. O treinamento integrou 25 participantes de 10 Sindicatos.

 

Comentários

CAPTCHA Image
Recarregar Imagem

Veja Também

Imagem Indisponível
30/07/2014

Regional Cone Sul promove formação sindical

Iniciou ontem (29), na sede do Sindicato de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR) de Cerejeiras, o primeiro módulo do curso de formação político sindical da Escola Nacional de Formação da CONTAG (ENFOC), para dirigentes e representantes de base sindical do Regional Cone Sul. O curso será ministrado em 3 módulos, com 3 dias cada, com objetivo de capacitar cerca de 40 lideranças sindicais do Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR), proporcionando a cada participante uma visão ampla sobre as principais bandeiras de luta do Movimento, ampliando o conhecimento e revitalizando o comprometimento dos mesmos com o MSTTR, a partir da base. Propõe-se, ao...

Imagem Indisponível
11/07/2014

STTR de Theobroma promove curso de derivados do leite

O Sindicato dos Trabalhadores (as) Rurais do município de Theobroma, em parceria com a Emater Theobroma, realizou de 07 a 11 de julho um curso de derivados do leite, para trabalhadoras(es) rurais do Assentamento Primavera. O curso teve o objetivo de capacitar as trabalhadoras(es) para que elas possam produzir diversos alimentos à base do leite para subsistência familiar e comercialização e, assim, contribuírem na complementação da renda familiar. O curso foi ministrado por uma extensionista da Emater do município de Alvorada do Oeste, que ensinou as participantes a produzirem diversos tipos de queijos e doces. Fonte: Assessoria STTR de Theobroma

Conferência Estadual debate assistência técnica com foco em agroecologia
11/04/2016

Conferência Estadual debate assistência técnica com foco em agroecologia

Estabelecer estratégias e ações prioritárias para promover a universalização da Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) pública e de qualidade aos agricultores e agricultoras familiares do Estado de Rondônia. Esse é o objetivo da 2ª Conferência Estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural na Agricultura Familiar e Reforma Agrária, que acontecerá de 12 a 14 de abril, no Centro de Treinamento da Emater-RO (Centrer), em Ouro Preto do Oeste.    Cerca de 200 pessoas, representantes de agricultores, povos indígenas, comunidades tradicionais...