Área Restrita

Fetagro

FETAGRO desenvolve projeto de empoderamento e protagonismo da pessoa idosa

10/10/2017
Notícias
0 ComentáriosImprimirEmail

O projeto, que já esta em execução, cumpre fase de contratação de profissionais para coordenação e assistência técnica

 

Promover o protagonismo e o empoderamento da pessoa idosa, a organização e o fortalecimento da rede de proteção e defesa dos direitos do idoso e da idosa, e a melhoria da oferta e qualidade dos serviços destinados à este público no Estado de Rondônia são os objetivos de um projeto elaborado pela FETAGRO, a ser desenvolvido em todo o Estado, sob aprovação do Ministério do Desenvolvimento Humano (MDH), registrado no Termo de Fomento número 844409/2017.

 

O secretário de política social da FETAGRO, Ecimar Viana, esclarece que as pessoas idosas, assim como vários outros grupos e segmentos de nossa população necessitam de políticas que promovam e garantam seus direitos, e de ações que combatam a falta de amparo, a discriminação, a violência e demais opressões. E, ressalta que “é importante reconhecer e lembrar que a velhice é uma conquista social e que temos o desafio de tornar essa fase da vida ativa”.

 

Ecimar pontua que entre as problemáticas que afligem as pessoas idosas em Rondônia, destacam-se: a falta de respeito no transporte coletivo, no atendimento bancário, nos hospitais, e nos próprios lares, resultando em violação de seus direitos e em atos violentos.

 

Por esta realidade, explica o dirigente, a FETAGRO desenvolve esse projeto que visa especialmente o protagonismo e o empoderamento das pessoas idosas. “A Federação manterá esforços para um tratado de união às causas sociais e do público idoso, articulando junto às instituições de direitos consolidadas, bem como com de parceiros públicos e privados já consignados em suas experiências”.

 

O projeto, definido para realização no período de 2017 a 2019, será desenvolvido em etapas subdivididas com a realização de 27 oficinas municipais, palestras em escolas da rede pública estadual, 6 encontros regionais de capacitação para idosos, lideranças sociais e gestores municipais e um encontro estadual finalizando as ações em prol das pessoas idosas.

 

A FETAGRO tem consciência do valor e do poder da informação de qualidade, oferecida no momento certo para pessoas que a procuram. Este também é o princípio de diversas Diretrizes do Plano Nacional de Direitos Humanos quando estabelece ações que viabilizem o acesso da população à informação sobre seus direitos e sobre como garanti-los. Por isso, traz no projeto forte ação de formação e capacitação, considerando alcançar idosos e idosas, mas também gestores, lideranças sociais, conselheiros que atuam na promoção e defesa dos direitos das pessoas idosas e também adolescentes e jovens  que precisam de informações, formação e orientação sobre como viver e conviver com a intergeração ou com as pessoas mais velhas, dentro dos padrões de cidadania respeito e dignidade.

 

Coordenador e Assistente técnico

O projeto encontra-se na fase de contratação de profissional para assumir a Coordenação do projeto, sendo esta em regime da Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT), por 22 meses, sob exigência de formação acadêmica superior completa nas áreas de Serviço Social e/ou, Pisicologia e/ou Administração de Empressas e/ou Contabilidade.  Contrata-se também pessoa para prestar Assistência Técnica, com exigência de escolaridade em nível médio completo.

 

A Direção da Federação informa aos interessados para entrar em contato com a entidade pelo telefone 69 3421-5985 ou na sede administrativa, localizada na rua Padre Adolfo Rohl, 696, bairro Casa Preta, Ji-Paraná/RO. Também pode ter acesso ao projeto pelo link https://www.convenios.gov.br/siconv/proposta/ConsultarProposta/ConsultarProposta.do

 

 

O Projeto em sua íntegra e os Termos de Fomento para contratação do Coordenador e do Assessitente Técnico podem ser acessados no tópico Quem Somos - Documentos, na página principal do site da FETAGRO.

Comentários

CAPTCHA Image
Recarregar Imagem

Veja Também

Imagem Indisponível
30/07/2014

Regional Cone Sul promove formação sindical

Iniciou ontem (29), na sede do Sindicato de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR) de Cerejeiras, o primeiro módulo do curso de formação político sindical da Escola Nacional de Formação da CONTAG (ENFOC), para dirigentes e representantes de base sindical do Regional Cone Sul. O curso será ministrado em 3 módulos, com 3 dias cada, com objetivo de capacitar cerca de 40 lideranças sindicais do Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR), proporcionando a cada participante uma visão ampla sobre as principais bandeiras de luta do Movimento, ampliando o conhecimento e revitalizando o comprometimento dos mesmos com o MSTTR, a partir da base. Propõe-se, ao...

Imagem Indisponível
11/07/2014

STTR de Theobroma promove curso de derivados do leite

O Sindicato dos Trabalhadores (as) Rurais do município de Theobroma, em parceria com a Emater Theobroma, realizou de 07 a 11 de julho um curso de derivados do leite, para trabalhadoras(es) rurais do Assentamento Primavera. O curso teve o objetivo de capacitar as trabalhadoras(es) para que elas possam produzir diversos alimentos à base do leite para subsistência familiar e comercialização e, assim, contribuírem na complementação da renda familiar. O curso foi ministrado por uma extensionista da Emater do município de Alvorada do Oeste, que ensinou as participantes a produzirem diversos tipos de queijos e doces. Fonte: Assessoria STTR de Theobroma

Cooperativas da agricultura familiar podem firmar parceria com Usina de Jirau
13/09/2012

Cooperativas da agricultura familiar podem firmar parceria com Usina de Jirau

[caption id="attachment_267" align="alignleft" width="300"] FETAGRO, Creditag, CUT e Consórcio camargo Correa reunidos no último dia 5[/caption] Cooperativas da agricultura familiar ligadas a Federação dos Trabalhadores na Agricultura de Rondônia (FETAGRO) foram convidadas a firmarem parceria com o Consórcio Camargo Correa, responsável pela obra da Usina Hidrelétrica de Jirau, para o fornecimento de gêneros alimentícios ao canteiro de obras. A iniciativa tem o objetivo de valorizar o produto e a produção de Rondônia. O convite foi formalizado no último dia 5, no canteiro de obras, em reunião entre representantes da FETAGRO, do Sistema Creditag (conjunto de cooperativas de produção...

FETAGRO e Banco do Brasil assinam termo de parceira para habitação rural
04/09/2012

FETAGRO e Banco do Brasil assinam termo de parceira para habitação rural

04/09/12 [caption id="attachment_275" align="alignleft" width="300"] Entidades selam Termo de Parceria e Cooperação[/caption] A Federação dos Trabalhadores na Agricultura de Rondônia (FETAGRO) e a superintendência regional do Banco do Brasil assinaram na tarde de ontem (03), Termo de Parceria e Cooperação para o financiamento de habitações rurais, por meio do Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR). O ato foi celebrado na sede da agência do Banco do Brasil em Ji-Paraná entre o presidente da FETAGRO, Lázaro Dobri (Lazinho), o vice-presidente Fábio Menezes e o gerente geral da agência em Ji-Paraná, Carlos Alberto Ito. O Programa Nacional de Habitação Rural integra...