Área Restrita

Fetagro

DIA INTERNACIONAL DA MULHER RURAL

13/10/2017
Notícias
0 ComentáriosImprimirEmail

No dia 15 de outubro, o mundo comemora o Dia Internacional da Mulher Rural, um dia que destaca a importância da mulher trabalhadora rural, de suas lutas e de suas conquistas, sendo elas do campo, das águas ou florestas, em todos os cantos do mundo.  É um dia não apenas de comemoração e orgulho do que já foi conquistado, mas também de conscientização dos desafios que as trabalhadoras rurais enfrentam, dos seus direitos e a importância da efetivação dos mesmos.

 

As Margaridas, em sua organização e empoderamento, são a essência do que é a mulher trabalhadora rural, e conseguiram, à base de muita determinação e vontade de mudanças, fazer da Marcha das Margaridas uma mobilização reconhecida mundialmente, que efetivamente promove conquistas para as mulheres, conquistas essas que alcançam todo o campo.

 

Nos constantes desafios, busca-se ainda um conjunto de políticas públicas que dialoga com a realidade das mulheres e atua no reconhecimento do papel da mulher e na promoção da autonomia. As demandas das mulheres por mais políticas públicas não param, e entram, por exemplo, na questão da violência, na participação feminina na reforma agrária, maior participação e representação na vida política, entre outras.

 

Orgulha - nos ter a certeza de que elas seguirão em marcha por desenvolvimento rural sustentável e solidário, democracia, justiça, autonomia, igualdade e liberdade.

 

Sobre o Dia Internacional da Mulher

A data foi consagrada na 4ª Conferência da ONU sobre a Mulher, realizada em Pequim, China, em setembro de 1995, quando foi levantada a necessidade de todos os países dedicarem mais atenção à Mulher Rural. Porém, apenas em 2007 a Assembleia-Geral das Nações Unidas, através da sua Resolução 62/136, da ONU, passa a considerar o dia 15 de outubro como Dia Internacional da Mulher Rural. A primeira comemoração, porém, só aconteceu em 2008.

 

 

Parabéns, mulheres trabalhadoras rurais!!

FETAGRO

Comentários

CAPTCHA Image
Recarregar Imagem

Veja Também

Imagem Indisponível
30/07/2014

Regional Cone Sul promove formação sindical

Iniciou ontem (29), na sede do Sindicato de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR) de Cerejeiras, o primeiro módulo do curso de formação político sindical da Escola Nacional de Formação da CONTAG (ENFOC), para dirigentes e representantes de base sindical do Regional Cone Sul. O curso será ministrado em 3 módulos, com 3 dias cada, com objetivo de capacitar cerca de 40 lideranças sindicais do Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR), proporcionando a cada participante uma visão ampla sobre as principais bandeiras de luta do Movimento, ampliando o conhecimento e revitalizando o comprometimento dos mesmos com o MSTTR, a partir da base. Propõe-se, ao...

Imagem Indisponível
11/07/2014

STTR de Theobroma promove curso de derivados do leite

O Sindicato dos Trabalhadores (as) Rurais do município de Theobroma, em parceria com a Emater Theobroma, realizou de 07 a 11 de julho um curso de derivados do leite, para trabalhadoras(es) rurais do Assentamento Primavera. O curso teve o objetivo de capacitar as trabalhadoras(es) para que elas possam produzir diversos alimentos à base do leite para subsistência familiar e comercialização e, assim, contribuírem na complementação da renda familiar. O curso foi ministrado por uma extensionista da Emater do município de Alvorada do Oeste, que ensinou as participantes a produzirem diversos tipos de queijos e doces. Fonte: Assessoria STTR de Theobroma

Conferência Estadual debate assistência técnica com foco em agroecologia
11/04/2016

Conferência Estadual debate assistência técnica com foco em agroecologia

Estabelecer estratégias e ações prioritárias para promover a universalização da Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) pública e de qualidade aos agricultores e agricultoras familiares do Estado de Rondônia. Esse é o objetivo da 2ª Conferência Estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural na Agricultura Familiar e Reforma Agrária, que acontecerá de 12 a 14 de abril, no Centro de Treinamento da Emater-RO (Centrer), em Ouro Preto do Oeste.    Cerca de 200 pessoas, representantes de agricultores, povos indígenas, comunidades tradicionais...