Área Restrita

Fetagro

FETAGRO e STTR apoiam luta de pais e alunos pela reabertura de escolas rurais em Cerejeiras

18/01/2018
Notícias
0 ComentáriosImprimirEmail

Pais e alunos das escolas municipais rurais Américo Vespúcio e Uni Campo, em Cerejeiras, protestaram na manhã de hoje (18), contra o fechamento destas instituições e em reivindicação da reabertura das mesmas, como direito à educação com garantia do acesso a escola mais próxima da residência do estudante. 

 

O ato público que reuniu, além dos estudantes e seus responsáveis, apoiadores como a Federação dos Trabalhadores na Agricultura de Rondônia (FETAGRO), Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais do município, Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA) e mandato do deputado estadual Lazinho da Fetagro (PT). Os manifestantes repudiam o fechamento das escolas, ocorrido de forma arbitrária pela Administração Municipal, uma vez que foi tomada sem antes consultar a comunidade e dialogar sobre as reais necessidades e possíveis conseqüências.

 

De acordo com os pais dos alunos, é inadmissível tal decisão, pois prejudica o exercício e desempenho escolar de seus filhos ao remanejá-los para outras escolas, localizadas na zona urbana.  Apontam impasses como a dificuldade de acesso com a distância das residências dos alunos, o que coloca em risco a segurança dos estudantes que precisam se deslocar, muitas vezes por estradas em péssimas condições. 

 

Para o secretário de juventude da FETAGRO, Gilmar Fagundes, que participou do protesto representado a Federação, o protesto apresentou ao Poder Público, Ministério Público e toda população denúncia e repúdio ao fechamento. Gilmar questionou a prefeitura Municipal e a Câmara de Vereadores, que aprovou o fechamento das escolas, quanto à desobediência à Lei n.º 9.394/96 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), ressaltando que “a presente ordem constitucional veda o retrocesso social, ao mesmo tempo em que, quanto ao direito à educação, impõe ao Estado o dever de prestá-la adequadamente, o que inclui o acesso à escola pública próxima à sua residência, sob pena de inviabilizar a garantia constitucional de acesso à educação”.

 

“A prefeitura de Cerejeiras está descumprindo uma lei federal, porque fechou as escolas sem ouvir a comunidade”, esclareceu o secretário.

 

Após o ato foi realizada uma Assembleia Geral na sede do Sindicato dos Trabalhadores e trabalhadoras Rurais para avaliação e tomada de decisão de novas ações. Concluíram que o ato atingiu o objetivo. Como encaminhamento foi decidido manter resistência e recorrer ao Ministério Público Federal para a reabertura das escolas Américo Vespúcio e Uni Campo, que ainda eram as únicas duas escolas que funcionava na zona rural do município de Cerejeiras.

Galeria

Comentários

CAPTCHA Image
Recarregar Imagem

Veja Também

Imagem Indisponível
30/07/2014

Regional Cone Sul promove formação sindical

Iniciou ontem (29), na sede do Sindicato de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR) de Cerejeiras, o primeiro módulo do curso de formação político sindical da Escola Nacional de Formação da CONTAG (ENFOC), para dirigentes e representantes de base sindical do Regional Cone Sul. O curso será ministrado em 3 módulos, com 3 dias cada, com objetivo de capacitar cerca de 40 lideranças sindicais do Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR), proporcionando a cada participante uma visão ampla sobre as principais bandeiras de luta do Movimento, ampliando o conhecimento e revitalizando o comprometimento dos mesmos com o MSTTR, a partir da base. Propõe-se, ao...

Imagem Indisponível
11/07/2014

STTR de Theobroma promove curso de derivados do leite

O Sindicato dos Trabalhadores (as) Rurais do município de Theobroma, em parceria com a Emater Theobroma, realizou de 07 a 11 de julho um curso de derivados do leite, para trabalhadoras(es) rurais do Assentamento Primavera. O curso teve o objetivo de capacitar as trabalhadoras(es) para que elas possam produzir diversos alimentos à base do leite para subsistência familiar e comercialização e, assim, contribuírem na complementação da renda familiar. O curso foi ministrado por uma extensionista da Emater do município de Alvorada do Oeste, que ensinou as participantes a produzirem diversos tipos de queijos e doces. Fonte: Assessoria STTR de Theobroma

Conferência Estadual debate assistência técnica com foco em agroecologia
11/04/2016

Conferência Estadual debate assistência técnica com foco em agroecologia

Estabelecer estratégias e ações prioritárias para promover a universalização da Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) pública e de qualidade aos agricultores e agricultoras familiares do Estado de Rondônia. Esse é o objetivo da 2ª Conferência Estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural na Agricultura Familiar e Reforma Agrária, que acontecerá de 12 a 14 de abril, no Centro de Treinamento da Emater-RO (Centrer), em Ouro Preto do Oeste.    Cerca de 200 pessoas, representantes de agricultores, povos indígenas, comunidades tradicionais...