Área Restrita

Fetagro

Inicia projeto que cria o Núcleo de Estudo em Agroecologia para juventude

12/07/2018
Notícias
0 ComentáriosImprimirEmail

Iniciou ontem (11) o 1º módulo do projeto que irá implementar o Núcleo de Estudo em Agroecologia (NEA) e Produção Orgânica, com participação de  estudantes e professores da Escola Família Agrícola – EFA, dos cursos da Universidade Federal de Rondônia (Unir), de jovens agricultores familiares ligados aos STTRs filiados a FETAGRO, de agricultores familiares vinculados a AEFARO e de agentes de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) que trabalhem com foco em agroecologia.

 

Idealizado pelo Departamento de Engenharia de Pesca e Aquicultura da Unir, campus Presidente Médici, em parceria com a FETAGRO, AEFARO, Iper e Emater, o projeto tem o objetivo de implementar o NEA principalmente com a participação de jovens, visando atividades de ensino, pesquisa e extensão em uma construção coletiva para socialização de conhecimentos e práticas relacionadas a agroecologia, bem como à promoção dos sistemas orgânicos de produção sustentável e de base agroecológica. O projeto atende mais de 60 participantes, tendo a representatividade de 20 municípios e dos territórios de Rondônia.  

 

O projeto/curso tem duração de dois anos, sendo desenvolvido em dois módulos e baseado no método da pesquisa-ação participativa. Ao término, cada jovem elaborará e implantará um Projeto Produtivo ou de Melhoria de Renda, agrícola ou não agrícola, visando garantia da segurança e soberania alimentar, geração de renda e apoiar outras experiências. Este 1º módulo, de 11 a 13 de julho, aborda os temas Metodologias Participativas, Extensão Rural, Agroecologia e Política Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica.

 

Os coordenadores do projeto - representantes da Unir e entidades parceiras - reforçam que o projeto deverá promover a qualificação destes jovens agricultores que necessitam de oportunidades para inclusão de práticas socioprodutivas, emancipação, acesso às políticas públicas e oportunidades para a melhoria da vida no campo; e elencaram alguns dos resultados esperados com o NEA: promover a soberania e segurança alimentar e nutricional por meio do apoio as organizações para oferta de produtos orgânicos e de base agroecológica; fomentar o ensino, a pesquisa e extensão, contribuindo para a formação de jovens, estudantes, profissionais e agricultores familiares na construção participativa para a melhoria da segurança alimentar e nutricional, e a geração de renda; e incentivar a participação dos jovens no Festival Estadual da Juventude Rural de Rondônia organizado pela FETAGRO com intuito de divulgar a agroecologia e produção orgânica.

 

“Estamos empenhados na execução deste projeto que irá qualificar os jovens, visando a intensificação da participação social, a organização produtiva e o acesso a mercados, para a conquista de autonomia e afirmação do protagonismo juvenil no campo”, destacou Fábio Menezes, presidente da FETAGRO e orientador pedagógico do projeto.

 

Galeria

Comentários

CAPTCHA Image
Recarregar Imagem

Veja Também

Imagem Indisponível
30/07/2014

Regional Cone Sul promove formação sindical

Iniciou ontem (29), na sede do Sindicato de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR) de Cerejeiras, o primeiro módulo do curso de formação político sindical da Escola Nacional de Formação da CONTAG (ENFOC), para dirigentes e representantes de base sindical do Regional Cone Sul. O curso será ministrado em 3 módulos, com 3 dias cada, com objetivo de capacitar cerca de 40 lideranças sindicais do Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR), proporcionando a cada participante uma visão ampla sobre as principais bandeiras de luta do Movimento, ampliando o conhecimento e revitalizando o comprometimento dos mesmos com o MSTTR, a partir da base. Propõe-se, ao...

Imagem Indisponível
11/07/2014

STTR de Theobroma promove curso de derivados do leite

O Sindicato dos Trabalhadores (as) Rurais do município de Theobroma, em parceria com a Emater Theobroma, realizou de 07 a 11 de julho um curso de derivados do leite, para trabalhadoras(es) rurais do Assentamento Primavera. O curso teve o objetivo de capacitar as trabalhadoras(es) para que elas possam produzir diversos alimentos à base do leite para subsistência familiar e comercialização e, assim, contribuírem na complementação da renda familiar. O curso foi ministrado por uma extensionista da Emater do município de Alvorada do Oeste, que ensinou as participantes a produzirem diversos tipos de queijos e doces. Fonte: Assessoria STTR de Theobroma

Conferência Estadual debate assistência técnica com foco em agroecologia
11/04/2016

Conferência Estadual debate assistência técnica com foco em agroecologia

Estabelecer estratégias e ações prioritárias para promover a universalização da Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) pública e de qualidade aos agricultores e agricultoras familiares do Estado de Rondônia. Esse é o objetivo da 2ª Conferência Estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural na Agricultura Familiar e Reforma Agrária, que acontecerá de 12 a 14 de abril, no Centro de Treinamento da Emater-RO (Centrer), em Ouro Preto do Oeste.    Cerca de 200 pessoas, representantes de agricultores, povos indígenas, comunidades tradicionais...