Área Restrita

Fetagro

FETAGRO REALIZA ENCONTRO DE FORMAÇAO SOBRE DIREITOS PREVIDENCIARIOS E DEBATE SOBRE IMPACTOS DA REFORMA DA PREVIDÊNCIA

04/10/2019
Notícias
0 ComentáriosImprimirEmail
FETAGRO REALIZA ENCONTRO DE FORMAÇAO SOBRE DIREITOS
PREVIDENCIARIOS E DEBATE SOBRE IMPACTOS DA REFORMA DA PREVIDÊNCIA
 
 

As Secretarias Geral e Políticas Sociais realizaram nestes dias (03 e 04), em Ji-Paraná, Encontro de Formação sobre Direitos Previdenciários com a participação de funcionários (as) e dirigentes dos Sindicatos dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTRs).

 

A atividade tem o objetivo qualificar a atuação de nossos sindicatos na defesa e luta dos direitos dos trabalhadores e trabalhadoras rurais, discutir os impactos da proposta de Reforma da Previdência e as mudanças nos procedimentos do INSS para o atendimento aos trabalhadores (as) rurais, segurados especiais. A reforma da previdência foi aprovada na Câmara dos Deputados e em 1º turno no Senado Federal, com previsão de votação em 2º turno para a segunda quinzena de Outubro.

 

A Secretária Nacional de Políticas Sociais da CONTAG, Edjane Rodrigues, presente no encontro, destacou que a CONTAG não tem medido esforços na luta pela manutenção das atuais condições dos direitos previdenciários dos agricultores e agricultoras, reitera que tem dialogado com a presidência nacional do INSS com relação o represamento dos benefícios dos segurados especiais, que em alguns casos, leva até um ano para ser analisado, tornando assim cada vez mais difícil o acesso aos benefícios.  Também participa do encontro o assessor jurídico da CONTAG, Evandro Morello que aprofundou a análise das mudanças na legislação por meio da Medida Provisória 871 e as alterações na lei 13.846/2019, que estabelecem novas condições de comprovação da atividade rural.

 

A Secretária Geral da FETAGRO Sirlene Oliveira destaca a importância deste momento de luta e resistência, onde as lideranças sindicais reafirmaram a posição de enfrentamento à proposta de reforma da previdência, que endurece o acesso aos benefícios, não combate os privilégios, fragiliza o sistema de seguridade social em detrimentos dos planos de previdências privados, aumenta o tempo de contribuição - podendo significar o fim da previdência para muitos trabalhadores que não conseguiram contribuir com 40 anos de trabalho-, e penaliza de maneira mais aguda as mulheres com o aumento da idade, ignorando as conquistas históricas de dupla jornada feminina.   

 

ITR

 

Ainda neste primeiro dia, os sindicatos realizaram um balanço dos trabalhos realizados para o auxílio aos associados (as) no envio das declarações de ITR. Segundo a presidente Alessandra Lunas os processos de capacitação realizados pela FETAGRO contribuíram para que os STTRs realizassem declarações de acordo com a legislação, protegendo os agricultores (as) de futuras autuações por parte da Receita Federal.

Comentários

CAPTCHA Image
Recarregar Imagem

Veja Também

Imagem Indisponível
30/07/2014

Regional Cone Sul promove formação sindical

Iniciou ontem (29), na sede do Sindicato de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR) de Cerejeiras, o primeiro módulo do curso de formação político sindical da Escola Nacional de Formação da CONTAG (ENFOC), para dirigentes e representantes de base sindical do Regional Cone Sul. O curso será ministrado em 3 módulos, com 3 dias cada, com objetivo de capacitar cerca de 40 lideranças sindicais do Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR), proporcionando a cada participante uma visão ampla sobre as principais bandeiras de luta do Movimento, ampliando o conhecimento e revitalizando o comprometimento dos mesmos com o MSTTR, a partir da base. Propõe-se, ao...

Imagem Indisponível
11/07/2014

STTR de Theobroma promove curso de derivados do leite

O Sindicato dos Trabalhadores (as) Rurais do município de Theobroma, em parceria com a Emater Theobroma, realizou de 07 a 11 de julho um curso de derivados do leite, para trabalhadoras(es) rurais do Assentamento Primavera. O curso teve o objetivo de capacitar as trabalhadoras(es) para que elas possam produzir diversos alimentos à base do leite para subsistência familiar e comercialização e, assim, contribuírem na complementação da renda familiar. O curso foi ministrado por uma extensionista da Emater do município de Alvorada do Oeste, que ensinou as participantes a produzirem diversos tipos de queijos e doces. Fonte: Assessoria STTR de Theobroma

Conferência Estadual debate assistência técnica com foco em agroecologia
11/04/2016

Conferência Estadual debate assistência técnica com foco em agroecologia

Estabelecer estratégias e ações prioritárias para promover a universalização da Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) pública e de qualidade aos agricultores e agricultoras familiares do Estado de Rondônia. Esse é o objetivo da 2ª Conferência Estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural na Agricultura Familiar e Reforma Agrária, que acontecerá de 12 a 14 de abril, no Centro de Treinamento da Emater-RO (Centrer), em Ouro Preto do Oeste.    Cerca de 200 pessoas, representantes de agricultores, povos indígenas, comunidades tradicionais...