Área Restrita

Fetagro

FETAGRO SE SOLIDARIZA AS FAMILIAS ENVOLVIDAS NA REINTEGRAÇÃO DE POSSE EM TERRA PÚBLICA DA UNIÃO

23/10/2019
Notícias
0 ComentáriosImprimirEmail

Famílias de trabalhadores rurais que residem no município de Chupinguaia, no lote 52 Linha 85, setor 07, desde o ano de 2011, organizados na Associação Nossa Senhora Aparecida, foram surpreendidas pela Polícia Militar com o cumprimento da reintegração de posse da área, nesta segunda (21). As famílias foram obrigadas a deixar suas casas, roças e retiraram parte de seus pertences e animais e estão alojadas em propriedades de vizinhos e na casa de parentes em Chupinguaia.

 

A reintegração cumpre liminar concedida em 2011, pela 2ª Vara Cível de Vilhena, no Processo nº 000328842.2011.8.22.0014, apesar de fatos novos que reforçam a posse das famílias e o interesse da União em realizar a regularização fundiária do imóvel. O lote ocupado pelas famílias, que originalmente era um Contrato de Alienação de Terras Públicas (CATP), foi cancelado e reintegrado ao patrimônio do INCRA com as devidas alterações no cartório de Registro de Imóveis de Vilhena. As famílias ocupantes haviam solicitado a regularização fundiária pelo Programa Terra Legal.

 

No entanto apesar de tais encaminhamentos, mesmo as famílias estando na terra, em certos casos, a mais de 17 anos, neste momento vêem tudo o que construíram sendo derrubado, destruído.

 

A Fetagro tem realizado, ao longo os últimos anos, diversas ações apontando soluções para o problema da regularização fundiária na região e evitar que as famílias de trabalhadores rurais sejam prejudicadas por ocupar áreas publicas, que não foram devidamente destinadas e outras que estão no patrimônio da união, sendo retiradas de maneira abrupta, em função da ausência do Estado.

 

O Ministério Público Federal já foi provocado para discutir com o INCRA medidas legais que definam de fato o domínio dessas propriedades que são oriundas de Contratos de Alienação de Terras Públicas e evitem ações possessórias em áreas ocupadas há muitos anos por famílias de trabalhadores sem terra que ficam sem terra para trabalhar e prover o sustento e a dignidade da sua família. O que deve servir de alerta é a possibilidade de outras reintegrações de posse na região em decorrência da inércia do poder publico.

 

De acordo com representantes da Associação Nossa Senhora Aparecida, as famílias irão discutir na justiça o direito a viver e produzir na área, que é publica e está registrada em nome do INCRA, e reafirmam que não pretendem desobedecer à ordem judicial, apesar de estarem suportando um prejuízo financeiro e social incalculável enquanto aguardam a decisão da Justiça Federal. A assessoria jurídica da associação estuda outras medidas legais para restaurar a posse da família e assegurar o assentamento definitivo dos agricultores em suas propriedades.

Galeria

Comentários

CAPTCHA Image
Recarregar Imagem

Veja Também

Imagem Indisponível
30/07/2014

Regional Cone Sul promove formação sindical

Iniciou ontem (29), na sede do Sindicato de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR) de Cerejeiras, o primeiro módulo do curso de formação político sindical da Escola Nacional de Formação da CONTAG (ENFOC), para dirigentes e representantes de base sindical do Regional Cone Sul. O curso será ministrado em 3 módulos, com 3 dias cada, com objetivo de capacitar cerca de 40 lideranças sindicais do Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR), proporcionando a cada participante uma visão ampla sobre as principais bandeiras de luta do Movimento, ampliando o conhecimento e revitalizando o comprometimento dos mesmos com o MSTTR, a partir da base. Propõe-se, ao...

Imagem Indisponível
11/07/2014

STTR de Theobroma promove curso de derivados do leite

O Sindicato dos Trabalhadores (as) Rurais do município de Theobroma, em parceria com a Emater Theobroma, realizou de 07 a 11 de julho um curso de derivados do leite, para trabalhadoras(es) rurais do Assentamento Primavera. O curso teve o objetivo de capacitar as trabalhadoras(es) para que elas possam produzir diversos alimentos à base do leite para subsistência familiar e comercialização e, assim, contribuírem na complementação da renda familiar. O curso foi ministrado por uma extensionista da Emater do município de Alvorada do Oeste, que ensinou as participantes a produzirem diversos tipos de queijos e doces. Fonte: Assessoria STTR de Theobroma

Conferência Estadual debate assistência técnica com foco em agroecologia
11/04/2016

Conferência Estadual debate assistência técnica com foco em agroecologia

Estabelecer estratégias e ações prioritárias para promover a universalização da Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) pública e de qualidade aos agricultores e agricultoras familiares do Estado de Rondônia. Esse é o objetivo da 2ª Conferência Estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural na Agricultura Familiar e Reforma Agrária, que acontecerá de 12 a 14 de abril, no Centro de Treinamento da Emater-RO (Centrer), em Ouro Preto do Oeste.    Cerca de 200 pessoas, representantes de agricultores, povos indígenas, comunidades tradicionais...