Área Restrita

Fetagro

Sindicato de Vilhena se soma a luta dos Produtores de leite do distrito de Novo Plano em Chupinguaia

16/04/2021
Notícias
0 ComentáriosImprimirEmail

Diante da situação de crise no setor leiteiro que ora assola o estado de Rondônia, a partir da queda de média de R$0,60 centavos por litro pago no mês de março, os produtores em Novo Plano tem se organizado e fortalecido a paralisação do leite, como forma de protesto a necessidade que no momento enfrenta o setor.

             Em Rondônia a média de produção de leite por dia chega a 1.600.000 litros de leite. Isso demonstra a importância que cumpre esse setor diante da economia no estado e em especial em cada um dos municípios, sendo que neste processo tem um envolvimento preponderante da agricultura familiar.

             Os protestos chamam atenção para atual situação onde os agricultores gritam por valores de preços do leite que pelo menos possa bancar os custos de produção uma vez que nos últimos meses os preços dos insumos usados na criação dos animais subir vertiginosamente enquanto que ao mesmo tempo cai o preço pago ao produtor.

             Essa ação busca também dialogar com a sociedade a respeito das dificuldades encontradas, uma vez que a mesma dificuldade passam também diversas famílias que com a pandemia perderam seu poder de compra com a subida dos preços dos alimentos, e o leite é um dos produtos que infelizmente na prateleira do supermercado não baixa nunca.

             Neste sentido conclamamos a toda a sociedade a se somar a luta dos produtores neste momento a fim de que juntos possamos cobrar do estado ações mais efetivas na política que rege a cadeia do leite, e desta maneira podemos garantir preço justo tanto pra quem produz, para quem industrializa e também para que chegue aos consumidores, pois vemos que neste meio tem alguem ganhando muito. E não são os produtores e nem consumidores.

             Esperamos que nosso grito possa ser ouvido e que a partir do dia 22 de abril quando forem publicados os preços de referência, possamos ter uma negociação justa e que se chegue a um acordo no estado, e este possa garantir uma melhoria desta situação nestes meses de crise que têm sido recorrentes todos os anos. Estaremos juntos com a FETAGRO  fortalecendo esse processo de negociação que ora já vem sendo posto na mesa do governo por meio do grupo de trabalho criado junto a SEAGRI com o objetivo de propor ações mais efetivas para esta situação, e também propondo medidas junto a assembléia legislativa no sentido de criar leis que possam refletir uma maior regulação do setor no estado na busca de estabelecer uma política de preço mínimo  e subsídios aos agricultores, pois hoje são concedidos apenas às indústrias por meio de algumas isenções.

Comentários

CAPTCHA Image
Recarregar Imagem

Veja Também

Imagem Indisponível
30/07/2014

Regional Cone Sul promove formação sindical

Iniciou ontem (29), na sede do Sindicato de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR) de Cerejeiras, o primeiro módulo do curso de formação político sindical da Escola Nacional de Formação da CONTAG (ENFOC), para dirigentes e representantes de base sindical do Regional Cone Sul. O curso será ministrado em 3 módulos, com 3 dias cada, com objetivo de capacitar cerca de 40 lideranças sindicais do Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR), proporcionando a cada participante uma visão ampla sobre as principais bandeiras de luta do Movimento, ampliando o conhecimento e revitalizando o comprometimento dos mesmos com o MSTTR, a partir da base. Propõe-se, ao...

Imagem Indisponível
11/07/2014

STTR de Theobroma promove curso de derivados do leite

O Sindicato dos Trabalhadores (as) Rurais do município de Theobroma, em parceria com a Emater Theobroma, realizou de 07 a 11 de julho um curso de derivados do leite, para trabalhadoras(es) rurais do Assentamento Primavera. O curso teve o objetivo de capacitar as trabalhadoras(es) para que elas possam produzir diversos alimentos à base do leite para subsistência familiar e comercialização e, assim, contribuírem na complementação da renda familiar. O curso foi ministrado por uma extensionista da Emater do município de Alvorada do Oeste, que ensinou as participantes a produzirem diversos tipos de queijos e doces. Fonte: Assessoria STTR de Theobroma

Conferência Estadual debate assistência técnica com foco em agroecologia
11/04/2016

Conferência Estadual debate assistência técnica com foco em agroecologia

Estabelecer estratégias e ações prioritárias para promover a universalização da Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) pública e de qualidade aos agricultores e agricultoras familiares do Estado de Rondônia. Esse é o objetivo da 2ª Conferência Estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural na Agricultura Familiar e Reforma Agrária, que acontecerá de 12 a 14 de abril, no Centro de Treinamento da Emater-RO (Centrer), em Ouro Preto do Oeste.    Cerca de 200 pessoas, representantes de agricultores, povos indígenas, comunidades tradicionais...