Área Restrita

Fetagro

FETAGRO, CUT, Sindicatos e Movimentos Sociais convocam ATO pela reestruturação do atendimento do INSS

01/04/2022
Notícias
0 ComentáriosImprimirEmail

 

 

 

No próximo dia 5 de abril a FETAGRO, CUT, Sindicatos e Movimentos Sociais irão realizar uma mobilização que reunirá representantes de todas as regiões de Rondônia pela reestruturação do atendimento do INSS. A mobilização é para garantir orçamento adequado para o funcionamento do INSS, agilizar o atendimento, revisar os processos indeferidos indevidamente, melhorar as plataformas INSS Digital e Meu INSS que estão apresentando muitos problemas e inconsistências, realizar concurso público para contratação de mais servidores e médicos peritos para agilizar a análise dos processos e atendimento à população.

 

Serão 2 atos em frente às agências do INSS, o primeiro terá início às 8 horas da manhã na Av. Campos Sales, 3132, bairro Olaria em Porto Velho. o segundo terá concentração às 10 horas na rua  Pres. Vargas, 616 - Bairro Centro, Ji-Paraná

 

Veja quais reivindicações

 

GARANTIA DE ORÇAMENTO ADEQUADO

Nos últimos anos, o INSS vem sofrendo constantes restrições orçamentárias que tornam a sua estrutura cada vez mais precária para fazer o atendimento da população. Recentemente, no orçamento da União aprovado pelo Congresso Nacional para 2022, o governo estabeleceu um corte de mais de R$ 980 milhões nos recursos destinados ao INSS.

 

MAIS SERVIDORES E SERVIDORAS

Um dos principais motivos da demora na análise dos pedidos de benefícios é o déficit de servidores/as para fazer o atendimento. O INSS não realiza concurso público desde 2015 e vem sofrendo redução do seu quadro de pessoal ano a ano. Não há servidores/as suficientes para a reabertura de mais de 300 agências para as atividades presenciais.

 

MELHORIA NAS PLATAFORMAS DO INSS

Os segurados especiais estão com dificuldades para encaminhar requerimentos de benefícios e serviços nas plataformas do INSS. Os problemas vêm ocorrendo nos sistemas do INSS Digital e do Meu INSS. As inconsistências limitam o uso das plataformas digitais, dificultam o acesso aos serviços previdenciários e sobrecarregam o atendimento presencial do INSS.

 

REPRESAMENTO E REVISÃO DOS PROCESSOS INDEFERIDOS INDEVIDAMENTE

Um dos problemas que tem gerado insatisfação de segurados especiais diz respeito ao represamento dos pedidos de benefícios, que estão demorando muito para serem analisados. Outra reclamação é o indeferimento indevido dos processos. O baixo orçamento gera dificuldade de capacitar servidores/as para redução desses indeferimentos e concessões indevidas.

 

MAIS MÉDICOS PERITOS

Mais de 600 agências do INSS não têm médicos peritos para atender os segurados, o que exige o deslocamento de pessoas adoentadas por longas distâncias para passar pela perícia. Em algumas regiões, os agendamentos são para meses depois do início da incapacidade para o trabalho, sem contar os reagendamentos que geram insegurança e sofrimento para os segurados.

 

 

Comentários

CAPTCHA Image
Recarregar Imagem

Veja Também

Imagem Indisponível
30/07/2014

Regional Cone Sul promove formação sindical

Iniciou ontem (29), na sede do Sindicato de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR) de Cerejeiras, o primeiro módulo do curso de formação político sindical da Escola Nacional de Formação da CONTAG (ENFOC), para dirigentes e representantes de base sindical do Regional Cone Sul. O curso será ministrado em 3 módulos, com 3 dias cada, com objetivo de capacitar cerca de 40 lideranças sindicais do Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR), proporcionando a cada participante uma visão ampla sobre as principais bandeiras de luta do Movimento, ampliando o conhecimento e revitalizando o comprometimento dos mesmos com o MSTTR, a partir da base. Propõe-se, ao...

Imagem Indisponível
11/07/2014

STTR de Theobroma promove curso de derivados do leite

O Sindicato dos Trabalhadores (as) Rurais do município de Theobroma, em parceria com a Emater Theobroma, realizou de 07 a 11 de julho um curso de derivados do leite, para trabalhadoras(es) rurais do Assentamento Primavera. O curso teve o objetivo de capacitar as trabalhadoras(es) para que elas possam produzir diversos alimentos à base do leite para subsistência familiar e comercialização e, assim, contribuírem na complementação da renda familiar. O curso foi ministrado por uma extensionista da Emater do município de Alvorada do Oeste, que ensinou as participantes a produzirem diversos tipos de queijos e doces. Fonte: Assessoria STTR de Theobroma

Conferência Estadual debate assistência técnica com foco em agroecologia
11/04/2016

Conferência Estadual debate assistência técnica com foco em agroecologia

Estabelecer estratégias e ações prioritárias para promover a universalização da Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) pública e de qualidade aos agricultores e agricultoras familiares do Estado de Rondônia. Esse é o objetivo da 2ª Conferência Estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural na Agricultura Familiar e Reforma Agrária, que acontecerá de 12 a 14 de abril, no Centro de Treinamento da Emater-RO (Centrer), em Ouro Preto do Oeste.    Cerca de 200 pessoas, representantes de agricultores, povos indígenas, comunidades tradicionais...