Área Restrita

Fetagro

A FETAGRO repudia e lamenta o corte de R$ 988 milhões no orçamento do INSS determinado pelo Governo

02/05/2022
Notícias
0 ComentáriosImprimirEmail

 

O governo conseguiu manter, no Congresso Nacional, o veto do presidente Jair Bolsonaro que gerou um corte de R$ 988 milhões no orçamento do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) para o ano de 2022. Os vetos do presidente à lei orçamentária foram apreciados pelo Congresso nesta quinta-feira (28).

Com essa redução dos recursos orçamentários, o INSS certamente enfrentará muita dificuldade para manter a estrutura mínima necessária para atender os pedidos dos/as segurados/as por aposentadorias e pensões e outros benefícios.

Registre-se que o INSS já vem enfrentando enormes dificuldades para conseguir atender adequadamente as demandas dos/as segurados/as da Previdência. As restrições orçamentárias e a insistência do governo em não realizar concurso público para recompor o quadro de servidores/as vem impondo ao INSS uma situação de precariedade na sua estrutura de atendimento, o que tem levado a uma piora significativa nos serviços ofertados a ponto de se ter mais de 1,6 milhão de pedidos de benefícios aguardando a análise da Autarquia.

O corte orçamentário para 2022 vai impactar não apenas nos serviços remotos ofertados pelo INSS, mas também afetará os/as segurados/as que precisam de atendimento presencial nas agências da Previdência, e, nesse contexto, estão os/as segurados/as rurais e tantos outros que têm dificuldades de acesso à internet para encaminhar suas demandas perante a Autarquia. A situação atual, que já é precária, pode assim se agravar ainda mais, inclusive, muitas agências do INSS podem nem mesmo reabrir as portas que foram fechadas devido à pandemia.

A FETAGRO STTRs e CONTAG repudiam e lamentam o descompromisso do governo com o INSS e com a Previdência e Assistência Social. Enquanto são cortados do orçamento verbas essenciais para garantir o atendimento da população na área social, milhões de reais são disponibilizados para emendas parlamentares da base que apoia o Governo no Congresso Nacional.

Iremos nos manter mobilizados, denunciando os desmandos que afetam as políticas de proteção social e continuaremos lutando para garantir o atendimento e o acesso da população aos seus direitos.

Redação e Foto: Fabricia Lopes

 

Comentários

CAPTCHA Image
Recarregar Imagem

Veja Também

Imagem Indisponível
30/07/2014

Regional Cone Sul promove formação sindical

Iniciou ontem (29), na sede do Sindicato de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR) de Cerejeiras, o primeiro módulo do curso de formação político sindical da Escola Nacional de Formação da CONTAG (ENFOC), para dirigentes e representantes de base sindical do Regional Cone Sul. O curso será ministrado em 3 módulos, com 3 dias cada, com objetivo de capacitar cerca de 40 lideranças sindicais do Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR), proporcionando a cada participante uma visão ampla sobre as principais bandeiras de luta do Movimento, ampliando o conhecimento e revitalizando o comprometimento dos mesmos com o MSTTR, a partir da base. Propõe-se, ao...

Imagem Indisponível
11/07/2014

STTR de Theobroma promove curso de derivados do leite

O Sindicato dos Trabalhadores (as) Rurais do município de Theobroma, em parceria com a Emater Theobroma, realizou de 07 a 11 de julho um curso de derivados do leite, para trabalhadoras(es) rurais do Assentamento Primavera. O curso teve o objetivo de capacitar as trabalhadoras(es) para que elas possam produzir diversos alimentos à base do leite para subsistência familiar e comercialização e, assim, contribuírem na complementação da renda familiar. O curso foi ministrado por uma extensionista da Emater do município de Alvorada do Oeste, que ensinou as participantes a produzirem diversos tipos de queijos e doces. Fonte: Assessoria STTR de Theobroma

Conferência Estadual debate assistência técnica com foco em agroecologia
11/04/2016

Conferência Estadual debate assistência técnica com foco em agroecologia

Estabelecer estratégias e ações prioritárias para promover a universalização da Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) pública e de qualidade aos agricultores e agricultoras familiares do Estado de Rondônia. Esse é o objetivo da 2ª Conferência Estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural na Agricultura Familiar e Reforma Agrária, que acontecerá de 12 a 14 de abril, no Centro de Treinamento da Emater-RO (Centrer), em Ouro Preto do Oeste.    Cerca de 200 pessoas, representantes de agricultores, povos indígenas, comunidades tradicionais...