Área Restrita

Fetagro

FETAGRO REALIZA O 22º FESTIVAL ESTADUAL DA JUVENTUDE RURAL DE RONDÔNIA

27/02/2023
Notícias
0 ComentáriosImprimirEmail

No último dia 25 de fevereiro de 2023 aconteceu o 22° Festival Estadual da Juventude Rural organizado pela FETAGRO e sediado pelo Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Pimenta Bueno e São Felipe  na comunidade São João Batista na LH 45 km 10, município de São Felipe d' Oeste e contou com aproximadamente 600 jovens vindos dos vários cantos do Estado de Rondônia.

 

Os Festivais Estaduais da Juventude são espaços de formação, mobilização e confraternização, além de fomentar a troca de  experiências e iniciativas da juventude rural.

 

 

Rondônia foi a sementeira pela qual iniciou-se os Festivais da Juventude Rural, especificamente no município de Alvorada do Oeste em 1997. Hoje diversos municípios realizam a ação que fortalece a realização do Festival Nacional da Juventude Rural, que neste ano terá a sua 4ª edição nos dias 25 a 27 de abril de 2023 e contará com mais de 5 mil jovens advindos dos mais diversos lugares do país, com representações de todas as regiões.

 

O 22º Festival Estadual da Juventude Rural de Rondônia trouxe em sua essência a unificação com os eventos já realizados em 2022, os festivais municipais e com a 4ª edição nacional que será em abril, trazendo como tema central; Semeando Resistência e Cultivando um Mundo Novo.

 

Para Wilians Santana, secretário de Jovens da FETAGRO, “a juventude rural prova mais uma vez que quando a juventude quer, ela faz transformação, e a prova disso é a realização do evento em tempo recorde. Mesmo diante das dificuldades que são enfrentadas e mesmo com a comissão estadual reduzida, houve um empenho de todos para que o evento acontecesse. É fundamental a participação da juventude em todos os espaços fazendo a resistência, pois os jovens agricultores(as) precisam ser respeitados e a agricultura familiar valorizada, pois somente assim é que poderemos plantar novas sementes e construir um mundo novo. Um novo Estado de Rondônia. Um novo Brasil”.

 

O evento também contou com a presença de várias autoridades que se fizeram presentes. Dentre estas, a Secretaria Nacional de Juventude Rural da CONTAG Mônica Buffon, a qual em sua fala, ressaltou a importância da realização deste festival para o movimento sindical de Rondônia, momento crucial onde os jovens se reencontram para dialogar sobre as suas problemáticas, mas também para se divertir participando das modalidades, seja esportiva, ou cultural, fazendo uma troca de experiência entre os vários municípios presentes. Ressaltou também que Rondônia é um exemplo riquíssimo em experiências com os festivais, pois foi no estado que surgiu o primeiro festival da juventude rural dentro do movimento sindical.

 

Já para a Presidente da FETAGRO, Alessandra Lunas, o evento traz uma grande reflexão a todos, pois a cada dia que se passa mais o campo tem envelhecido e a juventude feito o êxodo rural. Completou sua fala, dizendo da importância da valorização e cuidado para com nossa juventude, para que os mesmos possam conseguir fazer a sucessão rural de fato em suas propriedades. Ressalta ainda a importância que cumpre o Festival Nacional diante da conjuntura que vive o nosso País, com a retomada da Secretaria Nacional de Juventude, e com a luta que precisamos fazer pela retomada da execução do Plano Nacional de Ação da Juventude Rural, e assim lutar por políticas públicas para juventude, em especial rural.

 

Para a deputada Estadual Claudia de Jesus (PT), o evento traz pra juventude as oportunidades de se encontrarem e de mostrarem os seus talentos e também para lutar pelas políticas públicas, caminhando de mãos dadas na construção das mesmas, pois os festivais da juventude são instrumentos de luta, de fala e de escuta da juventude rural.

 

Outra importante participação no evento foi a presença do CEITEC Abaitará, representado na pessoa dos professores Paulo, Almério e Tiago. O Ceitec é um centro de formação que busca formar a nossa juventude do campo nos cursos de Agroecologia, Agropecuária e outros afins.

 

 

   

 

O evento contou ainda com Apoios que foram fundamentais para a realização do mesmo, dentre eles: Sindicatos dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, CONTAG, Unicafes/RO, Cresol Amazônia, CUT/RO, Deputada Claudia de Jesus,  Prefeitura Municipal de São Filipe, Secretaria de Esporte de Presidente Médici, Secretaria de Esporte de Pimenta Bueno, Emater/ Regional de Pimenta Bueno, Eudes Miranda, Geovanny Silva Multiservice e Secretaria Municipal de Agricultura de Rolim de Moura. Além das parcerias municipais que ajudaram a juventude a se deslocar até o evento.

 

Com a certeza de mais uma ação realizada, a Comissão Estadual de Juventude da FETAGRO,  agradece a presença de todas e todos, e convoca para seguirmos juntos fortalecendo a luta da Juventude Rural.

 

 

Redação: Wilians Santana

Fotos: Fabricia Lopes 

Comentários

CAPTCHA Image
Recarregar Imagem

Veja Também

Imagem Indisponível
30/07/2014

Regional Cone Sul promove formação sindical

Iniciou ontem (29), na sede do Sindicato de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR) de Cerejeiras, o primeiro módulo do curso de formação político sindical da Escola Nacional de Formação da CONTAG (ENFOC), para dirigentes e representantes de base sindical do Regional Cone Sul. O curso será ministrado em 3 módulos, com 3 dias cada, com objetivo de capacitar cerca de 40 lideranças sindicais do Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR), proporcionando a cada participante uma visão ampla sobre as principais bandeiras de luta do Movimento, ampliando o conhecimento e revitalizando o comprometimento dos mesmos com o MSTTR, a partir da base. Propõe-se, ao...

Imagem Indisponível
11/07/2014

STTR de Theobroma promove curso de derivados do leite

O Sindicato dos Trabalhadores (as) Rurais do município de Theobroma, em parceria com a Emater Theobroma, realizou de 07 a 11 de julho um curso de derivados do leite, para trabalhadoras(es) rurais do Assentamento Primavera. O curso teve o objetivo de capacitar as trabalhadoras(es) para que elas possam produzir diversos alimentos à base do leite para subsistência familiar e comercialização e, assim, contribuírem na complementação da renda familiar. O curso foi ministrado por uma extensionista da Emater do município de Alvorada do Oeste, que ensinou as participantes a produzirem diversos tipos de queijos e doces. Fonte: Assessoria STTR de Theobroma

Conferência Estadual debate assistência técnica com foco em agroecologia
11/04/2016

Conferência Estadual debate assistência técnica com foco em agroecologia

Estabelecer estratégias e ações prioritárias para promover a universalização da Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) pública e de qualidade aos agricultores e agricultoras familiares do Estado de Rondônia. Esse é o objetivo da 2ª Conferência Estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural na Agricultura Familiar e Reforma Agrária, que acontecerá de 12 a 14 de abril, no Centro de Treinamento da Emater-RO (Centrer), em Ouro Preto do Oeste.    Cerca de 200 pessoas, representantes de agricultores, povos indígenas, comunidades tradicionais...