Área Restrita

Fetagro

SECRETARIA DE POLITICA AGRICOLA

11/04/2024
Notícias
0 ComentáriosImprimirEmail

FETAGRO SE CLASSIFICA PARA CONSTRUIR 495 CASAS DO PROGRAMA MINHA CASA MINHA VIDA RURAL

 

  

 

Depois de quase sete anos, o programa Minha Casa Minha Vida Rural está de volta, serão construídas mais de 112,5 mil habitações em todo o país e o estado de Rondônia foi contemplado com 754 unidades habitacionais, sendo 495 de responsabilidade da Federação dos Trabalhadores/as Agricultores/as Familiares de Rondônia – FETAGRO, o que mais uma vez prova a capacidade técnica e política desta importante instituição na defesa da agricultura familiar e na busca de uma vida digna, com moradia, educação, alimentação básica e saúde de qualidade.

 

Do total de habitações anunciadas pelo presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva, cerca de 75 mil são moradias rurais, onde beneficiará cerca de 300 mil pessoas em 1.274 municípios, com investimento previsto de até R$ 5,6 bilhões para construção e melhorias de unidades habitacionais. Com este avanço, espera-se reduzir o déficit habitacional e oferecer mais dignidade residentes em áreas rurais.

 

Para o MCMV Rural, os recursos vem do Orçamento Geral da União (OGU), por meio de operações de subvenção às famílias beneficiadas e contará com um Comitê de Acompanhamento composto por entidades representativas de agricultores e trabalhadores rurais e outros órgãos governamentais, além do Ministério das Cidades. A finalidade é possibilitar aos envolvidos o monitoramento e a colaboração no aperfeiçoamento das linhas de atendimento do MCMV Rural.

 

Para a secretária de Politicas Agrícolas da FETAGRO Elessandra Dutra, “é motivo de muita alegria para nossa federação e para nossos sindicatos, depois de um período onde o programa foi até mesmo extinto, ter a retomada do mesmo, pois ele é de suma importância para todos os agricultores familiares. Em nosso estado são ainda muitas famílias que necessitam de uma moradia digna para um melhor desenvolvimento da vida dentro de suas propriedades. Nossa federação está apta a construir essas 495 unidades habitacionais e é com muito entusiasmo que nós vamos nos desdobrar para que ainda mais famílias sejam atendidas nas próximas fases do programa MINHA CASA, MINHA VIDA RURAL. Viva nossa federação e nossos sindicatos, viva a vitória dos povos do campo, das florestas e das águas.”

 

A FETAGRO e sindicatos segue na luta pelo desenvolvimento rural sustentável e para que ainda mais famílias rurais possam ser comtempladas nas próximas fases deste importante instrumento de fortalecimento dos agricultores e agricultoras familiares.

 

Redação: Wilians Santana

Fotos: Ricardo Stuckert/FETAGRO

 

Comentários

CAPTCHA Image
Recarregar Imagem

Veja Também

Imagem Indisponível
30/07/2014

Regional Cone Sul promove formação sindical

Iniciou ontem (29), na sede do Sindicato de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR) de Cerejeiras, o primeiro módulo do curso de formação político sindical da Escola Nacional de Formação da CONTAG (ENFOC), para dirigentes e representantes de base sindical do Regional Cone Sul. O curso será ministrado em 3 módulos, com 3 dias cada, com objetivo de capacitar cerca de 40 lideranças sindicais do Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR), proporcionando a cada participante uma visão ampla sobre as principais bandeiras de luta do Movimento, ampliando o conhecimento e revitalizando o comprometimento dos mesmos com o MSTTR, a partir da base. Propõe-se, ao...

Imagem Indisponível
11/07/2014

STTR de Theobroma promove curso de derivados do leite

O Sindicato dos Trabalhadores (as) Rurais do município de Theobroma, em parceria com a Emater Theobroma, realizou de 07 a 11 de julho um curso de derivados do leite, para trabalhadoras(es) rurais do Assentamento Primavera. O curso teve o objetivo de capacitar as trabalhadoras(es) para que elas possam produzir diversos alimentos à base do leite para subsistência familiar e comercialização e, assim, contribuírem na complementação da renda familiar. O curso foi ministrado por uma extensionista da Emater do município de Alvorada do Oeste, que ensinou as participantes a produzirem diversos tipos de queijos e doces. Fonte: Assessoria STTR de Theobroma

Conferência Estadual debate assistência técnica com foco em agroecologia
11/04/2016

Conferência Estadual debate assistência técnica com foco em agroecologia

Estabelecer estratégias e ações prioritárias para promover a universalização da Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) pública e de qualidade aos agricultores e agricultoras familiares do Estado de Rondônia. Esse é o objetivo da 2ª Conferência Estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural na Agricultura Familiar e Reforma Agrária, que acontecerá de 12 a 14 de abril, no Centro de Treinamento da Emater-RO (Centrer), em Ouro Preto do Oeste.    Cerca de 200 pessoas, representantes de agricultores, povos indígenas, comunidades tradicionais...