Área Restrita

Fetagro

Comunidade recebe orientações em saúde e organização comunitária

14/11/2012
06/05/2015
6
Notícias
0 ComentáriosImprimirEmail

A comunidade Santos Anjos, na 2ª Linha - Gleba G, no Distrito de Nova Londrina, em Ji-Paraná, recebeu durante todo o dia de ontem (13), na sede do barracão da Igreja Católica, integrantes do Projeto Pirarucu Gente e equipes do Programa Saúde da Família (PSF), para discutir sobre os problemas e anseios existentes na comunidade.

Foi apresentado à comunidade o Projeto Pirarucu Gente que tem por objetivo promover pesquisa ação-participativa em assistência técnica e extensão rural, desenvolvendo ações de princípios agroecológicos. O projeto propõe subsidiar o desenvolvimento organizacional compartilhado; a formatação de redes das organizações da agricultura familiar; a formação de agricultores familiares agroecológicos para gestão associativa; a diversificação da produção; e comercialização solidária na perspectiva da inserção das múltiplas dimensões da sustentabilidade.

Junto à comunidade, os alunos do Projeto que coordenaram a atividade trabalharam a ferramenta matriz de organização comunitária, baseada no método “FOFA”, como meio de se construir as oportunidades de forma consciente e planejada para melhor organização da comunidade para um futuro político, social, produtivo cultural com sustentabilidade ambiental.

Também foi realizada uma unidade demonstrativa, onde foram apresentadas duas tecnologias sociambientais (alternativas) como fomento à agroecologia: a irrigação com cotonetes e irrigação com garrafa pet. Ambas causaram grande surpresa aos participantes pela facilidade de implantação e baixo custo.

A atividade proporcionou ainda às mulheres da comunidade, organizadas pelo Grupo de Mulheres Esperança, ações na área da saúde como palestras e realização de exames.

Profissionais da saúde dos PSF’s de Ji-Paraná e Nova Londrina, forneceram orientações sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs), realizaram exames ginecológicos como Papanicolau e sanguíneos para diagnóstico de Hepatite B e C, HIV, Glicemia, entre outros e aferição de pressão arterial.

De acordo com Rosângela Almeida Araujo, do grupo de mulheres, a iniciativa foi muito bem vinda e pertinente. “Nosso grupo precisava de orientações como as oferecidas para nós observamos o nosso estágio e então nos planejarmos como organização”, disse referindo a aplicação da ferramenta FOFA. As mulheres também agradeceram a oportunidade de saberem mais sobre como cuidar melhor da saúde e realizar exames que nem sempre estão ao acesso delas.

A atividade é caracterizada como inter-módulo do Projeto, ampliando o aprendizado dos alunos de Ji-Paraná e ligados à FETAGRO, Ênio Queiroz, Valdeir Cunha, Débora Massaro, Márcio Porto e Ailton Nunes.

Fonte: Assessoria FETAGRO

Comentários

CAPTCHA Image
Recarregar Imagem

Veja Também

Imagem Indisponível
30/07/2014

Regional Cone Sul promove formação sindical

Iniciou ontem (29), na sede do Sindicato de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR) de Cerejeiras, o primeiro módulo do curso de formação político sindical da Escola Nacional de Formação da CONTAG (ENFOC), para dirigentes e representantes de base sindical do Regional Cone Sul. O curso será ministrado em 3 módulos, com 3 dias cada, com objetivo de capacitar cerca de 40 lideranças sindicais do Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR), proporcionando a cada participante uma visão ampla sobre as principais bandeiras de luta do Movimento, ampliando o conhecimento e revitalizando o comprometimento dos mesmos com o MSTTR, a partir da base. Propõe-se, ao...

Imagem Indisponível
11/07/2014

STTR de Theobroma promove curso de derivados do leite

O Sindicato dos Trabalhadores (as) Rurais do município de Theobroma, em parceria com a Emater Theobroma, realizou de 07 a 11 de julho um curso de derivados do leite, para trabalhadoras(es) rurais do Assentamento Primavera. O curso teve o objetivo de capacitar as trabalhadoras(es) para que elas possam produzir diversos alimentos à base do leite para subsistência familiar e comercialização e, assim, contribuírem na complementação da renda familiar. O curso foi ministrado por uma extensionista da Emater do município de Alvorada do Oeste, que ensinou as participantes a produzirem diversos tipos de queijos e doces. Fonte: Assessoria STTR de Theobroma

Conferência Estadual debate assistência técnica com foco em agroecologia
11/04/2016

Conferência Estadual debate assistência técnica com foco em agroecologia

Estabelecer estratégias e ações prioritárias para promover a universalização da Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) pública e de qualidade aos agricultores e agricultoras familiares do Estado de Rondônia. Esse é o objetivo da 2ª Conferência Estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural na Agricultura Familiar e Reforma Agrária, que acontecerá de 12 a 14 de abril, no Centro de Treinamento da Emater-RO (Centrer), em Ouro Preto do Oeste.    Cerca de 200 pessoas, representantes de agricultores, povos indígenas, comunidades tradicionais...