Área Restrita

Fetagro

FETAGRO administrará Laboratório Escola e Centro de Formação

04/12/2012
06/05/2015
6
Notícias
0 ComentáriosImprimirEmail

Foi aprovado na última terça-feira (27), pela Câmara de Vereadores de Ji-Paraná, durante Sessão Ordinária, o Projeto de Lei (nº 2120/12) que autoriza à Federação dos Trabalhadores na Agricultura de Rondônia (FETAGRO) o uso do prédio público que abrigará o Laboratório Escola de Fitoterapia e Centro de Formação de Agricultores.

O PL, de autoria do Poder Municipal Executivo, consolida acordo firmado entre o município de Ji-Paraná e a FETAGRO, que também utilizará as instalações do prédio para abrigar sua sede. O prédio está localizado à avenida Edson Lima Nascimento, lote urbano nº 08, quadra 61, loteamento Jardim São Cristóvão.

A construção do Laboratório Escola e Centro de Formação é resultado de uma parceria constituída entre a Federação, o ex-deputado federal Anselmo de Jesus e a Prefeitura Municipal. Esta parceria resultou com a contribuição do deputado Anselmo com destinação de emenda parlamentar, com a doação do terreno pela FETAGRO à prefeitura e com a contrapartida orçamentária e execução da obra por parte da prefeitura.  

A autorização de uso à Federação será de dez anos, renováveis por igual período, desde que haja necessidade e interesse das partes. Este período se instala por meio de emenda apresentada pela vereadora Márcia Regina, que altera o prazo de cinco anos estipulado inicialmente pelo Poder Executivo.

De acordo com o prefeito José de Abreu Bianco, a obra encontra-se concluída, porém, no momento o município de Ji-Paraná trabalha no local, a fim de promover a recomposição de danos causados por vândalos. Ainda segundo o prefeito, tão logo se concluam as obras reparadoras a FETAGRO assumirá o prédio.

Aprovado por unanimidade na Câmara, o Projeto de Lei segue agora para sanção do prefeito José Bianco e firmamento do Termo de Concessão de Uso entre as partes.

Estrutura

O local, que será administrado pela FETAGRO, possuirá auditório com capacidade para 150 pessoas, laboratório, dormitório, cozinha e refeitório. O local também será utilizado na promoção de eventos que agreguem conhecimentos à população na área da fitoterapia. Este trabalho será realizado em parceria com a Prefeitura, órgãos estaduais de saúde, Incra, Igreja Católica e universidades.

De acordo com o presidente da FETAGRO, Lázaro Dobri, o laboratório escola é uma reivindicação antiga do Movimento Sindical Rural, e que capacitará profissionais, trabalhadores (as) rurais, para a correta utilização de plantas medicinais. Para isso a entidade está buscando recursos para a aquisição dos equipamentos e instrumentos para o laboratório.

Agradecimento

Na ocasião, Lázaro Dobri ressalta os agradecimentos ao Anselmo de Jesus, à Prefeitura Municipal e à Câmara de Vereadores pela compreensão da importância deste investimento para a população jiparanaense, especialmente na área da saúde, e pela viabilidade. 

Fonte: Assessoria FETAGRO

Comentários

CAPTCHA Image
Recarregar Imagem

Veja Também

Imagem Indisponível
30/07/2014

Regional Cone Sul promove formação sindical

Iniciou ontem (29), na sede do Sindicato de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR) de Cerejeiras, o primeiro módulo do curso de formação político sindical da Escola Nacional de Formação da CONTAG (ENFOC), para dirigentes e representantes de base sindical do Regional Cone Sul. O curso será ministrado em 3 módulos, com 3 dias cada, com objetivo de capacitar cerca de 40 lideranças sindicais do Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR), proporcionando a cada participante uma visão ampla sobre as principais bandeiras de luta do Movimento, ampliando o conhecimento e revitalizando o comprometimento dos mesmos com o MSTTR, a partir da base. Propõe-se, ao...

Imagem Indisponível
11/07/2014

STTR de Theobroma promove curso de derivados do leite

O Sindicato dos Trabalhadores (as) Rurais do município de Theobroma, em parceria com a Emater Theobroma, realizou de 07 a 11 de julho um curso de derivados do leite, para trabalhadoras(es) rurais do Assentamento Primavera. O curso teve o objetivo de capacitar as trabalhadoras(es) para que elas possam produzir diversos alimentos à base do leite para subsistência familiar e comercialização e, assim, contribuírem na complementação da renda familiar. O curso foi ministrado por uma extensionista da Emater do município de Alvorada do Oeste, que ensinou as participantes a produzirem diversos tipos de queijos e doces. Fonte: Assessoria STTR de Theobroma

Conferência Estadual debate assistência técnica com foco em agroecologia
11/04/2016

Conferência Estadual debate assistência técnica com foco em agroecologia

Estabelecer estratégias e ações prioritárias para promover a universalização da Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) pública e de qualidade aos agricultores e agricultoras familiares do Estado de Rondônia. Esse é o objetivo da 2ª Conferência Estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural na Agricultura Familiar e Reforma Agrária, que acontecerá de 12 a 14 de abril, no Centro de Treinamento da Emater-RO (Centrer), em Ouro Preto do Oeste.    Cerca de 200 pessoas, representantes de agricultores, povos indígenas, comunidades tradicionais...