Área Restrita

Fetagro

Prática sindical, luta e resistência pautam debates da Enfoc Norte

20/11/2017
Notícias
0 ComentáriosImprimirEmail

 

 

 

 

Chega ao segundo módulo o curso regional de Formação Político Sindical da Escola Nacional de Formação da Contag/Enfoc, para a 6ª turma da Região Norte. O módulo, que teve início ontem (19) e segue até o dia 25, reúne aproximadamente 70 educadores (as) populares dos sete estados que compõe a região, no Hotel Fazenda Minuano, município de Presidente Médici, Estado de Rondônia. A FETAGRO é a federação anfitriã deste módulo.

 

 

O curso, com seu primeiro módulo realizado no estado de Tocantins, cumpre o objetivo de desenvolver a formação em ação sindical e desenvolvimento rural sustentável e solidário no Movimento Sindical de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR), orientado pela estratégia de ampliar, fortalecer e consolidar a Rede de Educadores (as) Populares da Enfoc na região, e com isso estimular e aprimorar a multiplicação criativa de formação na base, possibilitando o fortalecimento da ação e prática sindical transformadora nos Sindicatos, nas Federações e na CONTAG.

 

 

A vice-presidente da FETAGRO, Alessandra Lunas, ao recepcionar os educadores (as), ressaltou que o Movimento Sindical discute seguidamente a importância da formação e o seu papel na ação de qualificação dos dirigentes e militantes, buscando ampliar o entendimento da categoria sobre as grandes questões da agenda sindical; e levar aos trabalhadores(as) uma missão de transformação política da realidade.

 

 

 

 

 

Nesta segunda-feira, segundo dia do curso, Alessandra segue trabalhando com a turma, analisando a atual conjuntura política do País e da região Norte e provocando à reflexão sobre as implicações do golpe sobre o campo, os trabalhadores(as) rurais, em especial sobre a vida das mulheres. A turma também aprofundará as discussões sobre a importância das cotas e da paridade de gênero como afirmação e visibilidade das mulheres nos espaços do movimento sindical.

 

 

Outro grande nome do sindicalismo na região, Avelino Ganzy, do estado do Pará, também estará contribuindo com a formação dos participantes neste segundo dia. Ganzy conduzirá à reflexão sobre os desafios históricos do sindicalismo na região Norte a partir do testemunho de lideranças.  

 

 

Rosiléia Inácio, secretária de Formação e Organização Sindical da FETAGRO, reforçou que “fortalecer a rede de educadores da Enfoc é fundamental para que os conhecimentos sobre o MSTTR e o papel de cidadania que todos (as) devemos exercer cheguem às comunidades do campo, das florestas e das águas”. Rosiléia pontuou que o módulo tem como temática vida sindical: concepção, história, prática sindical, luta e resistência.

 

 

Programação

Na programação do 2º módulo da ENFOC Região Norte, destaque também para as discussões sobre Sindicalismo no Brasil e Região Norte com a busca da compreensão dos desafios para a prática sindical; a implantação do Projeto Alternativo de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário (PADRSS) e suas principais frentes de atuação; e sobre Política Pública na Perspectiva do Direito, sob o propósito de compreender o processo de construção destas; e os desafios do movimento sindical em relação a representação e representatividade.

O grupo ainda praticará socialização de atividades intermódulos, oficinas e vivência pedagógica. Esta última em uma propriedade mantida sob os princípios agroecológicos no município de Ji-Paraná.  

 

Comentários

CAPTCHA Image
Recarregar Imagem

Veja Também

Imagem Indisponível
30/07/2014

Regional Cone Sul promove formação sindical

Iniciou ontem (29), na sede do Sindicato de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR) de Cerejeiras, o primeiro módulo do curso de formação político sindical da Escola Nacional de Formação da CONTAG (ENFOC), para dirigentes e representantes de base sindical do Regional Cone Sul. O curso será ministrado em 3 módulos, com 3 dias cada, com objetivo de capacitar cerca de 40 lideranças sindicais do Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR), proporcionando a cada participante uma visão ampla sobre as principais bandeiras de luta do Movimento, ampliando o conhecimento e revitalizando o comprometimento dos mesmos com o MSTTR, a partir da base. Propõe-se, ao...

Imagem Indisponível
11/07/2014

STTR de Theobroma promove curso de derivados do leite

O Sindicato dos Trabalhadores (as) Rurais do município de Theobroma, em parceria com a Emater Theobroma, realizou de 07 a 11 de julho um curso de derivados do leite, para trabalhadoras(es) rurais do Assentamento Primavera. O curso teve o objetivo de capacitar as trabalhadoras(es) para que elas possam produzir diversos alimentos à base do leite para subsistência familiar e comercialização e, assim, contribuírem na complementação da renda familiar. O curso foi ministrado por uma extensionista da Emater do município de Alvorada do Oeste, que ensinou as participantes a produzirem diversos tipos de queijos e doces. Fonte: Assessoria STTR de Theobroma

Cooperativas da agricultura familiar podem firmar parceria com Usina de Jirau
13/09/2012

Cooperativas da agricultura familiar podem firmar parceria com Usina de Jirau

[caption id="attachment_267" align="alignleft" width="300"] FETAGRO, Creditag, CUT e Consórcio camargo Correa reunidos no último dia 5[/caption] Cooperativas da agricultura familiar ligadas a Federação dos Trabalhadores na Agricultura de Rondônia (FETAGRO) foram convidadas a firmarem parceria com o Consórcio Camargo Correa, responsável pela obra da Usina Hidrelétrica de Jirau, para o fornecimento de gêneros alimentícios ao canteiro de obras. A iniciativa tem o objetivo de valorizar o produto e a produção de Rondônia. O convite foi formalizado no último dia 5, no canteiro de obras, em reunião entre representantes da FETAGRO, do Sistema Creditag (conjunto de cooperativas de produção...

FETAGRO e Banco do Brasil assinam termo de parceira para habitação rural
04/09/2012

FETAGRO e Banco do Brasil assinam termo de parceira para habitação rural

04/09/12 [caption id="attachment_275" align="alignleft" width="300"] Entidades selam Termo de Parceria e Cooperação[/caption] A Federação dos Trabalhadores na Agricultura de Rondônia (FETAGRO) e a superintendência regional do Banco do Brasil assinaram na tarde de ontem (03), Termo de Parceria e Cooperação para o financiamento de habitações rurais, por meio do Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR). O ato foi celebrado na sede da agência do Banco do Brasil em Ji-Paraná entre o presidente da FETAGRO, Lázaro Dobri (Lazinho), o vice-presidente Fábio Menezes e o gerente geral da agência em Ji-Paraná, Carlos Alberto Ito. O Programa Nacional de Habitação Rural integra...