Área Restrita

Fetagro

Assembléia elabora proposta de Convenção Coletiva de Trabalho para o setor sucroalcooleiro

22/02/2013
06/05/2015
6
Notícias
0 ComentáriosImprimirEmail

Representantes da FETAGRO, dos STTR’s dos municípios de Rolim de Moura e Pimenta Bueno e trabalhadores rurais do setor sucroalcooleiro estiveram reunidos em assembléia, ontem (21), para avaliação da Convenção Coletiva de Trabalhado 2012/2013 e planejamento da Convenção 2013/2014 dos trabalhadores da usina de açúcar e álcool Boa Esperança, no município de Santa Luzia do Oeste.

A assembléia reuniu mais de 130 pessoas entre representantes de entidades e trabalhadores, as quais analisaram em pontos positivos e negativos a efetivação da última Convenção e apresentaram sugestões de adequação de cláusulas já existentes e acréscimo de novos tópicos para a nova Convenção Coletiva de Trabalho.  A análise contribuiu para a elaboração da proposta de Convenção Coletiva de Trabalho 2013/2014, a ser encaminhada aos empregadores no prazo de 10 dias.

Como destaque entre as propostas a serem convencionadas está a reivindicação de reajuste salarial de 15%, do piso salarial mínimo dos trabalhadores da usina Boa Esperança. Os trabalhadores querem incluir também à nova Convenção Coletiva de Trabalho o prazo de 180 dias de licença maternidade para as trabalhadoras.

A assembléia também elegeu nova Comissão de Trabalhadores Rurais Assalariados da usina, composta por 12 membros, representados nas categorias: cortadores de cana, mecânicos, tratoristas, operadores de colheitadeiras, preparadores de solo, aplicadores de herbicidas, motoristas de ônibus e cozinheiras.

Para a direção da FETAGRO a Convenção é um legítimo instrumento de regulação das relações de trabalho, estipulando condições dignas de trabalho. E, por isso, obriga o cumprometimento das partes convenentes a respeitá-la e cumpri-la.

Fonte: Assessoria FETAGRO

 

Comentários

CAPTCHA Image
Recarregar Imagem

Veja Também

Imagem Indisponível
30/07/2014

Regional Cone Sul promove formação sindical

Iniciou ontem (29), na sede do Sindicato de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR) de Cerejeiras, o primeiro módulo do curso de formação político sindical da Escola Nacional de Formação da CONTAG (ENFOC), para dirigentes e representantes de base sindical do Regional Cone Sul. O curso será ministrado em 3 módulos, com 3 dias cada, com objetivo de capacitar cerca de 40 lideranças sindicais do Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR), proporcionando a cada participante uma visão ampla sobre as principais bandeiras de luta do Movimento, ampliando o conhecimento e revitalizando o comprometimento dos mesmos com o MSTTR, a partir da base. Propõe-se, ao...

Imagem Indisponível
11/07/2014

STTR de Theobroma promove curso de derivados do leite

O Sindicato dos Trabalhadores (as) Rurais do município de Theobroma, em parceria com a Emater Theobroma, realizou de 07 a 11 de julho um curso de derivados do leite, para trabalhadoras(es) rurais do Assentamento Primavera. O curso teve o objetivo de capacitar as trabalhadoras(es) para que elas possam produzir diversos alimentos à base do leite para subsistência familiar e comercialização e, assim, contribuírem na complementação da renda familiar. O curso foi ministrado por uma extensionista da Emater do município de Alvorada do Oeste, que ensinou as participantes a produzirem diversos tipos de queijos e doces. Fonte: Assessoria STTR de Theobroma

Conferência Estadual debate assistência técnica com foco em agroecologia
11/04/2016

Conferência Estadual debate assistência técnica com foco em agroecologia

Estabelecer estratégias e ações prioritárias para promover a universalização da Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) pública e de qualidade aos agricultores e agricultoras familiares do Estado de Rondônia. Esse é o objetivo da 2ª Conferência Estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural na Agricultura Familiar e Reforma Agrária, que acontecerá de 12 a 14 de abril, no Centro de Treinamento da Emater-RO (Centrer), em Ouro Preto do Oeste.    Cerca de 200 pessoas, representantes de agricultores, povos indígenas, comunidades tradicionais...