Área Restrita

Fetagro

NOTA EM DEFESA DA PREVIDÊNCIA SOCIAL

16/02/2022
Notícias
0 ComentáriosImprimirEmail

A Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do estado se de Rondônia - FETAGRO vem por meio desta nota destacar a necessidade de defender a PREVIDENCIA SOCIAL e a seguridade social do povo brasileiro, pois o corte no Orçamento do INSS para 2022 determinado pelo Governo prejudicará o atendimento dos(as) segurados(as) da Previdência Social.

 

O orçamento da União para o ano de 2022, sancionado pelo presidente Jair Bolsonaro, estabelece o corte de mais de 980 milhões de reais nos recursos destinados ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Com essa redução orçamentária, o INSS certamente não conseguirá mantera estrutura mínima necessária para atender os pedidos dos(as) segurados(as) por aposentadorias e pensões e outros benefícios, tão essenciais, principalmente neste momento de pandemia.

 

Já vem de algum tempo as dificuldades do INSS para conseguir atender adequadamente as demandas dos(as) segurados(as) da Previdência. A redução do quadro de servidores(as) e a não realização de concurso público para contratação de novos servidores(as), acumulado com as restrições orçamentárias dos anos anteriores vem impondo ao INSS uma situação de precariedade na sua estrutura deatendimento, o que tem levado a uma piora significativa nos serviços ofertados, a ponto de se ter milhares de benefícios represados aguardando a análise da Autarquia por prazo superior a 45 dias.

 

O corte orçamentário previsto para 2022 tornará ainda mais precário os serviços ofertados pelo INSS, e penalizará os(as) segurados(as) que precisam de atendimento presencial nas agências da previdência, e, nesse contexto estão os segurados(as) rurais e tantos outros que têm dificuldades de acesso à internet para encaminhar suas demandas perante a Autarquia. A situação atual, que já é precária,pode assim se agravar ainda mais, a ponto de milhares de agências do INSS localizadas nos municípios do interior encerrarem por completo suas atividades por falta de recursos orçamentários e por falta de servidores(as).

 

Assim, torna-se imprescindível que o governo federal se sensibilize e reveja urgentemente a restrição orçamentária imposta ao INSS, de modo a evitar que os segurados rurais e urbanos sejam ainda mais prejudicados(as) no atendimento de suas demandas por serviços e benefícios previdenciários.

 

É fundamental que todos defendam esta causa e pressionem os(as) Parlamentares para  que derrubem o veto que retira recursos orçamentários do INSS.

 

Comentários

CAPTCHA Image
Recarregar Imagem

Veja Também

Imagem Indisponível
30/07/2014

Regional Cone Sul promove formação sindical

Iniciou ontem (29), na sede do Sindicato de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR) de Cerejeiras, o primeiro módulo do curso de formação político sindical da Escola Nacional de Formação da CONTAG (ENFOC), para dirigentes e representantes de base sindical do Regional Cone Sul. O curso será ministrado em 3 módulos, com 3 dias cada, com objetivo de capacitar cerca de 40 lideranças sindicais do Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR), proporcionando a cada participante uma visão ampla sobre as principais bandeiras de luta do Movimento, ampliando o conhecimento e revitalizando o comprometimento dos mesmos com o MSTTR, a partir da base. Propõe-se, ao...

Imagem Indisponível
11/07/2014

STTR de Theobroma promove curso de derivados do leite

O Sindicato dos Trabalhadores (as) Rurais do município de Theobroma, em parceria com a Emater Theobroma, realizou de 07 a 11 de julho um curso de derivados do leite, para trabalhadoras(es) rurais do Assentamento Primavera. O curso teve o objetivo de capacitar as trabalhadoras(es) para que elas possam produzir diversos alimentos à base do leite para subsistência familiar e comercialização e, assim, contribuírem na complementação da renda familiar. O curso foi ministrado por uma extensionista da Emater do município de Alvorada do Oeste, que ensinou as participantes a produzirem diversos tipos de queijos e doces. Fonte: Assessoria STTR de Theobroma

Cooperativas da agricultura familiar podem firmar parceria com Usina de Jirau
13/09/2012

Cooperativas da agricultura familiar podem firmar parceria com Usina de Jirau

[caption id="attachment_267" align="alignleft" width="300"] FETAGRO, Creditag, CUT e Consórcio camargo Correa reunidos no último dia 5[/caption] Cooperativas da agricultura familiar ligadas a Federação dos Trabalhadores na Agricultura de Rondônia (FETAGRO) foram convidadas a firmarem parceria com o Consórcio Camargo Correa, responsável pela obra da Usina Hidrelétrica de Jirau, para o fornecimento de gêneros alimentícios ao canteiro de obras. A iniciativa tem o objetivo de valorizar o produto e a produção de Rondônia. O convite foi formalizado no último dia 5, no canteiro de obras, em reunião entre representantes da FETAGRO, do Sistema Creditag (conjunto de cooperativas de produção...

FETAGRO e Banco do Brasil assinam termo de parceira para habitação rural
04/09/2012

FETAGRO e Banco do Brasil assinam termo de parceira para habitação rural

04/09/12 [caption id="attachment_275" align="alignleft" width="300"] Entidades selam Termo de Parceria e Cooperação[/caption] A Federação dos Trabalhadores na Agricultura de Rondônia (FETAGRO) e a superintendência regional do Banco do Brasil assinaram na tarde de ontem (03), Termo de Parceria e Cooperação para o financiamento de habitações rurais, por meio do Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR). O ato foi celebrado na sede da agência do Banco do Brasil em Ji-Paraná entre o presidente da FETAGRO, Lázaro Dobri (Lazinho), o vice-presidente Fábio Menezes e o gerente geral da agência em Ji-Paraná, Carlos Alberto Ito. O Programa Nacional de Habitação Rural integra...