Área Restrita

Fetagro

Sentença de Liminar que assegura regularização fundiária é discutida com Ministério Público Federal e Estadual

10/06/2013
06/05/2015
6
Notícias
0 ComentáriosImprimirEmail

A FETAGRO representada pelo presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR) de Nova Mamoré-RO, Ecimar Viana Rosa, e a coordenadora de Regularização Fundiária da Seagri, Edinéia Gusmão, estiveram reunidos na última sexta-feita (07), junto ao Ministério Público Federal (MPF) e ao Ministério Público Estadual (MPE), para discutir a sentença proferida em fevereiro de 2013 na Ação Civil Pública (liminar) no entorno das Áreas de Preservação, abrangendo os Municípios de Nova Mamoré, Porto Velho e Buritis, cuja decisão assegura regularização fundiária para mais de 2800 famílias de trabalhadores e trabalhadoras rurais que estão em áreas de entorno já consolidadas produzindo para o sustento de suas famílias.

Como resultado, os Ministérios (MPF e MPE) irão propor ao Juiz adequação da sentença, levando em consideração a resolução do CONAMA 428/10, a qual altera de 10 km (Res.013) para 3 km a área de entorno.

Para a promotora do MPE, senhora Marlucia Chianca De Morais, o Estado, através do Sedam, deve apresentar os estudos ambientais e o plano de manejo das áreas de preservação. Em relação à estrada parque, a promotora entende que o custo para interditar a estrada é maior que abri-la, e que se deve utilizar dos guardas parque para guarnecer e evitar invasões nas áreas.

Segundo Ecimar Viana, a reunião foi positiva. “Saímos da reunião com a esperança de que fizemos a coisa certa ao antecipar a conversa com as promotorias. Ficou um bom entendimento para findar a discussão de liminar (ação civil pública) e regularizar as propriedades e fazer o cadastro ambiental rural (CAR)”, disse o dirigente.

O presidente do STTR e a coordenadora Edinéia agradeceram a compreensão das duas promotorias e  observaram que aguardam pelo andamento do processo que beneficiará os trabalhadores e trabalhadoras rurais e o meio ambiente como um todo.

Fonte: Assessoria STTR de Nova Mamoré

Comentários

CAPTCHA Image
Recarregar Imagem

Veja Também

Imagem Indisponível
30/07/2014

Regional Cone Sul promove formação sindical

Iniciou ontem (29), na sede do Sindicato de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR) de Cerejeiras, o primeiro módulo do curso de formação político sindical da Escola Nacional de Formação da CONTAG (ENFOC), para dirigentes e representantes de base sindical do Regional Cone Sul. O curso será ministrado em 3 módulos, com 3 dias cada, com objetivo de capacitar cerca de 40 lideranças sindicais do Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR), proporcionando a cada participante uma visão ampla sobre as principais bandeiras de luta do Movimento, ampliando o conhecimento e revitalizando o comprometimento dos mesmos com o MSTTR, a partir da base. Propõe-se, ao...

Imagem Indisponível
11/07/2014

STTR de Theobroma promove curso de derivados do leite

O Sindicato dos Trabalhadores (as) Rurais do município de Theobroma, em parceria com a Emater Theobroma, realizou de 07 a 11 de julho um curso de derivados do leite, para trabalhadoras(es) rurais do Assentamento Primavera. O curso teve o objetivo de capacitar as trabalhadoras(es) para que elas possam produzir diversos alimentos à base do leite para subsistência familiar e comercialização e, assim, contribuírem na complementação da renda familiar. O curso foi ministrado por uma extensionista da Emater do município de Alvorada do Oeste, que ensinou as participantes a produzirem diversos tipos de queijos e doces. Fonte: Assessoria STTR de Theobroma

Conferência Estadual debate assistência técnica com foco em agroecologia
11/04/2016

Conferência Estadual debate assistência técnica com foco em agroecologia

Estabelecer estratégias e ações prioritárias para promover a universalização da Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) pública e de qualidade aos agricultores e agricultoras familiares do Estado de Rondônia. Esse é o objetivo da 2ª Conferência Estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural na Agricultura Familiar e Reforma Agrária, que acontecerá de 12 a 14 de abril, no Centro de Treinamento da Emater-RO (Centrer), em Ouro Preto do Oeste.    Cerca de 200 pessoas, representantes de agricultores, povos indígenas, comunidades tradicionais...