Área Restrita

Fetagro

Coletivo aponta novos desafios para Movimento Sindical Rural

10/06/2013
06/05/2015
6
Notícias
0 ComentáriosImprimirEmail

Discutir o cenário da agricultura familiar no Estado, o fomento à agroindustrialização e as políticas de crédito e habitação para o campo, levou aos dirigentes da FETAGRO e dos Sindicatos de Trabalhadores e trabalhadoras Rurais (STTR) a identificarem os próximos desafios a serem encarados e as próximas ações a serem executadas.

Estes temas foram debatidos na última semana, nos dias 5 e 6, durante a realização do Coletivo de Política Agrícola da FETAGRO, que reuniu, na sede da entidade, secretários de políticas agrícolas e outros dirigentes de todos os sindicatos filiados.

De acordo com a secretária de política agrícola da Federação, Creonice Vilarim, o encontro foi muito proveitoso e marcado por informações e análises acerca da importância da agricultura familiar e da organização do Movimento Sindical de Trabalhadores e Trabalhadoras Rural (MSTTR). “Tivemos participações importantes neste Coletivo tanto por parte dos palestrantes, quanto dos nossos sindicalistas que aprofundaram e enriqueceram o debate, e reafirmaram o comprometimento pelo fortalecimento do movimento sindical e da agricultura familiar”, afirmou Creonice.

O economista José Carlos Gadelha fez uma análise de conjuntura sobre a agricultura familiar em nível nacional e estadual, apontando os desafios que estão colocados para o setor.  Para Gadelha é preciso fortalecer a organização dos agricultores e provocar a regularização fundiária, a produtividade, a introdução de novas tecnologias, a assistência técnica adequada e a sustentabilidade  como propulsores da categoria para que se possa enfrentar o avanço do agronegócio frente a agricultura familiar.

O representante da Secretaria Estadual da Agricultura (Seagri), Paulo Arruda, falou da importância e potencialidade da agroindústria familiar no Estado. Arruda destacou que o governo do estado tem colocado a agroindustrialização como meio para o crescimento e fortalecimento da agricultura familiar, e instrumento do Programa de Verticalização da Produção (Prove). Paulo Arruda, em nome da Seagri, afirmou que a secretaria está à disposição para informações e orientações. Um compromisso foi firmado, no qual os sindicatos deverão identificar as demandas nas localidades e encaminha-las à Seagri.

O Coletivo discutiu ainda sobre o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) e suas novas diretrizes para renegociações e sobre o Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR), especialmente sobre o andamento das contratações de 2012. Foi decidido que para a conclusão desta etapa do PNHR, que tem vencimento programado para o próximo dia 14, é preciso prorrogação de 90 dias. Isso devido ao clima atípico e a deficiência na infraestrutura dos municípios que atrasaram o andamento das obras. Como encaminhamento, será solicitado a Caixa Econômica Federal a prorrogação do vencimento.

Fonte: Assessoria FETAGRO

Comentários

CAPTCHA Image
Recarregar Imagem

Veja Também

Imagem Indisponível
30/07/2014

Regional Cone Sul promove formação sindical

Iniciou ontem (29), na sede do Sindicato de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR) de Cerejeiras, o primeiro módulo do curso de formação político sindical da Escola Nacional de Formação da CONTAG (ENFOC), para dirigentes e representantes de base sindical do Regional Cone Sul. O curso será ministrado em 3 módulos, com 3 dias cada, com objetivo de capacitar cerca de 40 lideranças sindicais do Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR), proporcionando a cada participante uma visão ampla sobre as principais bandeiras de luta do Movimento, ampliando o conhecimento e revitalizando o comprometimento dos mesmos com o MSTTR, a partir da base. Propõe-se, ao...

Imagem Indisponível
11/07/2014

STTR de Theobroma promove curso de derivados do leite

O Sindicato dos Trabalhadores (as) Rurais do município de Theobroma, em parceria com a Emater Theobroma, realizou de 07 a 11 de julho um curso de derivados do leite, para trabalhadoras(es) rurais do Assentamento Primavera. O curso teve o objetivo de capacitar as trabalhadoras(es) para que elas possam produzir diversos alimentos à base do leite para subsistência familiar e comercialização e, assim, contribuírem na complementação da renda familiar. O curso foi ministrado por uma extensionista da Emater do município de Alvorada do Oeste, que ensinou as participantes a produzirem diversos tipos de queijos e doces. Fonte: Assessoria STTR de Theobroma

Conferência Estadual debate assistência técnica com foco em agroecologia
11/04/2016

Conferência Estadual debate assistência técnica com foco em agroecologia

Estabelecer estratégias e ações prioritárias para promover a universalização da Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) pública e de qualidade aos agricultores e agricultoras familiares do Estado de Rondônia. Esse é o objetivo da 2ª Conferência Estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural na Agricultura Familiar e Reforma Agrária, que acontecerá de 12 a 14 de abril, no Centro de Treinamento da Emater-RO (Centrer), em Ouro Preto do Oeste.    Cerca de 200 pessoas, representantes de agricultores, povos indígenas, comunidades tradicionais...