Seminário debate a implantação do Suasa nos municípios
Acontece nesta terça-feira (06), em Porto Velho (RO), um Seminário sobre o Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (Suasa) e a introdução da inspeção nos municípios. O seminário faz parte de uma campanha nacional para incentivar a adesão de estados e municípios ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI-POA), orientando e qualificando os gestores públicos municipais e agricultores.
O evento servirá para aprofundar o debate e construir as estratégias de implantação do sistema de inspeção agropecuária municipal, inicialmente referente ao SISB/POA, proporcionar maiores esclarecimentos sobre procedimentos, exigências e controle que a municipalidade deve providenciar em relação ao assunto, além de compartilhar experiências sobre a implementação desses sistemas.
Uma das vantagens da adesão é o credenciamento de estabelecimentos com serviços de inspeção municipal (SIM), possibilitando a comercialização dos produtos em todo o território nacional; por meio do mercado institucional, como o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).
A Confederação dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), a Confederação Nacional dos Municípios (CNM), a Associação Brasileira das Entidades Estaduais de Assistência Técnica e Extensão Rural (Asbraer), os Ministérios do Desenvolvimento Agrário (MDA) e da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), bem como a FETAGRO e STTRs apoiam o seminário por esta ser uma ação que visa auxiliar na implementação de política públicas voltadas para o desenvolvimento rural sustentável, em especial do Suasa, PNAE e PAA.
Fonte: Assessoria FETAGRO (com informações da CONTAG)