Área Restrita

Fetagro

Audiência discute indenizações às vitimas do Massacre de Corumbiara

30/08/2013
06/05/2015
6
Notícias
0 ComentáriosImprimirEmail

Foi realizada ontem (29), na Assembleia Legislativa do Estado, audiência pública em registro ao Massacre de Corumbiara, que no último dia nove completou 18 anos; e, principalmente, para discutir sobre as indenizações às famílias das vítimas que, após todos estes anos, ainda não foram estabelecidas.

Com a participação de muitas das vítimas e familiares, da diretoria da FETAGRO, da CUT, Defensoria Pública, OAB, Bispo Don Geraldo, e dos deputados estaduais Cláudio Carvalho, Hermínio Coelho e Epifânia Barbosa, e dos deputados federais Padre Ton e Anselmo de Jesus, a audiência foi marcada pelo debate acerca da negligência das autoridades, principalmente do governo estadual, em relação aos direitos e indenizações das vítimas, que até hoje não foram atendidas. Apesar de convidado, o governo do Estado não mandou nenhum representante.

Várias propostas foram feitas, inclusive a de realização de uma nova audiência com uma convocação obrigatória de autoridades do Estado e, em caso de permanecer o descaso das autoridades, fazer um fechamento da BR-364 por tempo indeterminado.

Para o presidente da FETAGRO, Fábio Menezes, a audiência foi muito importante para recolocar esse debate junto à sociedade política, e para buscar alternativas de assistência às vítimas. Também para denunciar que “esses massacres” ainda acontecem, dado ao grave problema da violência no campo que persiste até hoje.

Fábio ressaltou ainda a necessidade de aplicação da Lei 786, de junho de 1998, que prevê pagamento de pensão mensal as famílias dos assassinados, mas que não tem sido cumprida. “Penso que esta Lei poderia abranger a todas as vítimas e não somente aos que perderam seus familiares, pois tem vítimas que sofreram e sofrem até hoje com sequelas como problemas psicológicos, pulmonares, cardíacos, após os horrores sofridos”.

Ação

A FETAGRO tem estado à frente de ações que façam justiça aos vitimados do massacre, e entre as ações está o pedido de indenização das vítimas, por meio de processo judicial ajuizado em janeiro de 2011, mas que até hoje não foi concluso. A Federação intermedeia a ação de indenização para 204 vítimas, que não receberam assistência do poder público e muitas estão impossibilitadas de trabalharem devido às sequelas de torturas físicas e psicológicas a que foram submetidas. A entidade tem buscado firmar convênio com a Secretaria de Direitos Humanos para impetrar ação de indenização para todas as demais vítimas.

Fonte: Assessoria FETAGRO (com informações da CUT/RO)

   

Comentários

CAPTCHA Image
Recarregar Imagem

Veja Também

Imagem Indisponível
30/07/2014

Regional Cone Sul promove formação sindical

Iniciou ontem (29), na sede do Sindicato de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR) de Cerejeiras, o primeiro módulo do curso de formação político sindical da Escola Nacional de Formação da CONTAG (ENFOC), para dirigentes e representantes de base sindical do Regional Cone Sul. O curso será ministrado em 3 módulos, com 3 dias cada, com objetivo de capacitar cerca de 40 lideranças sindicais do Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR), proporcionando a cada participante uma visão ampla sobre as principais bandeiras de luta do Movimento, ampliando o conhecimento e revitalizando o comprometimento dos mesmos com o MSTTR, a partir da base. Propõe-se, ao...

Imagem Indisponível
11/07/2014

STTR de Theobroma promove curso de derivados do leite

O Sindicato dos Trabalhadores (as) Rurais do município de Theobroma, em parceria com a Emater Theobroma, realizou de 07 a 11 de julho um curso de derivados do leite, para trabalhadoras(es) rurais do Assentamento Primavera. O curso teve o objetivo de capacitar as trabalhadoras(es) para que elas possam produzir diversos alimentos à base do leite para subsistência familiar e comercialização e, assim, contribuírem na complementação da renda familiar. O curso foi ministrado por uma extensionista da Emater do município de Alvorada do Oeste, que ensinou as participantes a produzirem diversos tipos de queijos e doces. Fonte: Assessoria STTR de Theobroma

Conferência Estadual debate assistência técnica com foco em agroecologia
11/04/2016

Conferência Estadual debate assistência técnica com foco em agroecologia

Estabelecer estratégias e ações prioritárias para promover a universalização da Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) pública e de qualidade aos agricultores e agricultoras familiares do Estado de Rondônia. Esse é o objetivo da 2ª Conferência Estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural na Agricultura Familiar e Reforma Agrária, que acontecerá de 12 a 14 de abril, no Centro de Treinamento da Emater-RO (Centrer), em Ouro Preto do Oeste.    Cerca de 200 pessoas, representantes de agricultores, povos indígenas, comunidades tradicionais...