Área Restrita

Fetagro

Grito da Terra garante investimentos em infraestrutra para estradas em Assentamentos

03/09/2013
06/05/2015
6
Notícias
0 ComentáriosImprimirEmail

Como resultado das negociações do Grito da Terra estadual 2013, realizado nos dias 27 e 28 de agosto, aconteceu na manhã desta terça-feira (03), em Porto Velho, uma reunião entre Federação dos Trabalhadores na Agricultura de Rondônia (FETAGRO), Superintendência do Incra e Departamento de Estradas de Rodagem e Transportes (DER) para firmar compromisso de celebração de convênio, entre Incra e DER, no valor de R$ 15 milhões para construção e manutenção de estradas em assentamentos.

O superintendente do Incra em Rondônia, Flávio Carvalho, apresentou a proposta de convênio ao diretor-geral do DER, engenheiro Lucio Mosquini, com a presença do presidente FETAGRO, Fábio Menezes, e os vereadores do município de Corumbiara, Valdinei Antônio Coelho (Nenzinho) e Geraldo José Pereira (Geraldinho do Seringal).

Segundo Fábio Menezes, o convênio é resultado das reivindicações do Grito da Terra Estadual, quando solicitado recursos à presidência Nacional do Incra, durante reunião com a presidente substituta do órgão, Érika Borges, no dia 28 de agosto, para investimentos em infraestrutura das estradas de assentamentos no Estado. O dirigente ressalta que o convênio deverá priorizar os assentamentos indicados pela FETAGRO e Sindicatos de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTRs) e que serão beneficiados com o Programa Nacional de Habitação Rural, executado pela Federação no Estado.

Lúcio Mosquini afirmou que “o governador Confúcio Moura tem a intenção de ajudar as regiões dos assentamentos, mas não pode executar nenhum tipo de serviço sem autorização do Incra, que agora está dando este aval através de convênio”.

O superintendente do Incra afirma que o convênio deve ser assinado até o final deste mês.

1.300 Casas Populares

Fábio Menezes disse que a entidade assegurou, junto ao governo federal, a construção de 1.300 casas populares nos assentamentos do Incra em Rondônia. Porém, segundo Menezes, o projeto de levar casas populares aos assentados poderia ser inviabilizado por falta de estradas.

“Temos o recurso assegurado, mas precisamos de estradas para chegar aos assentamentos com todo o material de construção. Disse que a Fetagro tentará viabilizar mais R$ 10 milhões para firmar outro convênio com o DER, para a recuperação de estradas”, destacou Menezes.

Fonte: Assessoria FETAGRO (com informações da Assessoria do DER)

Comentários

CAPTCHA Image
Recarregar Imagem

Veja Também

Imagem Indisponível
30/07/2014

Regional Cone Sul promove formação sindical

Iniciou ontem (29), na sede do Sindicato de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR) de Cerejeiras, o primeiro módulo do curso de formação político sindical da Escola Nacional de Formação da CONTAG (ENFOC), para dirigentes e representantes de base sindical do Regional Cone Sul. O curso será ministrado em 3 módulos, com 3 dias cada, com objetivo de capacitar cerca de 40 lideranças sindicais do Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR), proporcionando a cada participante uma visão ampla sobre as principais bandeiras de luta do Movimento, ampliando o conhecimento e revitalizando o comprometimento dos mesmos com o MSTTR, a partir da base. Propõe-se, ao...

Imagem Indisponível
11/07/2014

STTR de Theobroma promove curso de derivados do leite

O Sindicato dos Trabalhadores (as) Rurais do município de Theobroma, em parceria com a Emater Theobroma, realizou de 07 a 11 de julho um curso de derivados do leite, para trabalhadoras(es) rurais do Assentamento Primavera. O curso teve o objetivo de capacitar as trabalhadoras(es) para que elas possam produzir diversos alimentos à base do leite para subsistência familiar e comercialização e, assim, contribuírem na complementação da renda familiar. O curso foi ministrado por uma extensionista da Emater do município de Alvorada do Oeste, que ensinou as participantes a produzirem diversos tipos de queijos e doces. Fonte: Assessoria STTR de Theobroma

Conferência Estadual debate assistência técnica com foco em agroecologia
11/04/2016

Conferência Estadual debate assistência técnica com foco em agroecologia

Estabelecer estratégias e ações prioritárias para promover a universalização da Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) pública e de qualidade aos agricultores e agricultoras familiares do Estado de Rondônia. Esse é o objetivo da 2ª Conferência Estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural na Agricultura Familiar e Reforma Agrária, que acontecerá de 12 a 14 de abril, no Centro de Treinamento da Emater-RO (Centrer), em Ouro Preto do Oeste.    Cerca de 200 pessoas, representantes de agricultores, povos indígenas, comunidades tradicionais...