Área Restrita

Fetagro

CONTAG saúda médicos estrangeiros e repudia discriminação contra os cubanos

03/09/2013
06/05/2015
6
Notícias
0 ComentáriosImprimirEmail

A Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (CONTAG) sempre   defendeu uma saúde pública e de qualidade como um direito universal a todo o   povo brasileiro. Além disso, a entidade entende que a saúde é uma política   pública estratégica para o desenvolvimento do país e para a superação das   desigualdades regionais e sociais. Nesse sentido, o presidente da CONTAG,   Alberto Broch, em nome da Confederação, das 27 Federações filiadas e dos mais   de 4.000 Sindicatos dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, afirma que a   demanda por profissionais de saúde no interior do país e nas periferias das   cidades, sobretudo nos municípios e regiões do norte e nordeste, é muito   grande, pois dispõe de pouca infraestrutura e serviços de saúde   insuficientes, ainda que haja concentração de um público 100% usuário do   Sistema Único de Saúde. O presidente afirma que a CONTAG apóia a contratação   emergencial de médicos estrangeiros, já que não foi possível preencher boa   parte das vagas com médicos brasileiros.

“Mais de 700 municípios no Brasil sofrem com a falta de médicos, o que   resulta em um atendimento insatisfatório nas unidades de saúde. Na atenção   básica, o meio de trabalho mais necessário não são equipamentos de   alta-tecnologia, mas o fim das filas e o atendimento de qualidade, a escuta e   o respeito à população na hora em que procuramos as unidades de saúde”,   destaca Alberto.

O presidente completa: “Esses médicos estrangeiros são muito bem vindos   em nome das populações que irão atender, inclusive o público representado pela   CONTAG. Afinal, quem mais sofre com a falta de médicos no interior do país   são os trabalhadores e as trabalhadoras rurais. Portanto, esses profissionais   estrangeiros precisam de todo o nosso apoio para que tenham condições de   trabalhar e se dedicar a essa missão tão importante.”

Esse sentimento é compartilhado pelo secretário de Políticas Sociais da   CONTAG, José Wilson Gonçalves, que também repudia a forma como os médicos   estrangeiros, principalmente os cubanos, estão sendo tratados no Brasil,   incentivados por entidades  médicas. “Apoiamos irrestritamente os   médicos cubanos que estão sendo vítimas de atitudes discriminatórias e   preconceituosas. Repudiamos também a reação das entidades representativas dos   médicos do Brasil. Afinal, Cuba é um país que tem um dos melhores cursos de   Medicina do mundo, com duração de 08 a 10 anos. Os médicos cubanos estão   vindos ao nosso país numa ação humanitária para atender exclusivamente na   Atenção Básica, política que atualmente, com os profissionais de saúde   brasileiros, o governo não está conseguindo avançar.” Por outro lado, José   Wilson destaca que a CONTAG “reconhece a atitude positiva dos profissionais   da área médica brasileira que estão aderindo ao programa e acolhendo os   médicos estrangeiros que chegam ao país.”

O Conselho Nacional de Saúde também apóia a vinda de médicos estrangeiros   para a Atenção Básica e discorda com a forma com que esses profissionais,   principalmente os vindos de Cuba, estão sendo tratados pelas organizações   médicas.

O Conselho Nacional de Saúde aprovou moção em defesa do Mais Médico e Mais   Saúde. Todos os conselhos estaduais de saúde presentes no II Encontro   Nacional de Fortalecimento do Controle Social, realizado em Brasília de 29 a   30 de agosto próximo, se posicionaram contra as atitudes discriminatórias e   preconceituosas manifestadas pelas entidades médicas, sobretudo após a chegada   dos médicos estrangeiros. “Fechar as portas dos Conselhos Regionais de   Medicina para não emitir o registro provisório para a atuação dos médicos   estrangeiros no país é um crime contra o povo brasileiro. Se querem tanto   defender um serviço médico de qualidade para os usuários do SUS, porque não   se inscreveram e foram dar sua contribuição pelo período de três anos?   Esperamos que essa experiência sirva para que o Brasil formule e implemente   nos próximos anos um plano de cargos, carreiras e salários para todos   profissionais do SUS. Caso contrário, teremos um colapso no sistema”, explica   Socorro Souza, presidente do  Conselho Nacional de Saúde.

Clique aqui para ler a nota de posicionamento da CONTAG sobre as demandas de saúde para o país.

FONTE:   Assessoria CONTAG

Comentários

CAPTCHA Image
Recarregar Imagem

Veja Também

Imagem Indisponível
30/07/2014

Regional Cone Sul promove formação sindical

Iniciou ontem (29), na sede do Sindicato de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR) de Cerejeiras, o primeiro módulo do curso de formação político sindical da Escola Nacional de Formação da CONTAG (ENFOC), para dirigentes e representantes de base sindical do Regional Cone Sul. O curso será ministrado em 3 módulos, com 3 dias cada, com objetivo de capacitar cerca de 40 lideranças sindicais do Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR), proporcionando a cada participante uma visão ampla sobre as principais bandeiras de luta do Movimento, ampliando o conhecimento e revitalizando o comprometimento dos mesmos com o MSTTR, a partir da base. Propõe-se, ao...

Imagem Indisponível
11/07/2014

STTR de Theobroma promove curso de derivados do leite

O Sindicato dos Trabalhadores (as) Rurais do município de Theobroma, em parceria com a Emater Theobroma, realizou de 07 a 11 de julho um curso de derivados do leite, para trabalhadoras(es) rurais do Assentamento Primavera. O curso teve o objetivo de capacitar as trabalhadoras(es) para que elas possam produzir diversos alimentos à base do leite para subsistência familiar e comercialização e, assim, contribuírem na complementação da renda familiar. O curso foi ministrado por uma extensionista da Emater do município de Alvorada do Oeste, que ensinou as participantes a produzirem diversos tipos de queijos e doces. Fonte: Assessoria STTR de Theobroma

Conferência Estadual debate assistência técnica com foco em agroecologia
11/04/2016

Conferência Estadual debate assistência técnica com foco em agroecologia

Estabelecer estratégias e ações prioritárias para promover a universalização da Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) pública e de qualidade aos agricultores e agricultoras familiares do Estado de Rondônia. Esse é o objetivo da 2ª Conferência Estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural na Agricultura Familiar e Reforma Agrária, que acontecerá de 12 a 14 de abril, no Centro de Treinamento da Emater-RO (Centrer), em Ouro Preto do Oeste.    Cerca de 200 pessoas, representantes de agricultores, povos indígenas, comunidades tradicionais...