Área Restrita

Fetagro

MME garante energia para pouco mais de seis mil famílias; negociações continuam

07/09/2013
06/05/2015
6
Notícias
0 ComentáriosImprimirEmail

“Considerei produtiva, embora tenhamos grandes desafios pela frente. Temos agora informações completas sobre a demanda prevista pelo governo. Isso nos permite um diálogo com o Ministério do Planejamento, onde também haverá negociações”. Essa foi análise do presidente da FETAGRO, Fábio Menezes, à audiência realizada com as representações do Ministério de Minas e Energia (MME) e Eletrobras, na última quinta-feira (05) e a Comissão de Negociação do Grito da Terra Estadual. A audiência teve o objetivo de discutir a falta de atendimento do Programa Luz para Todos para 17 mil famílias de trabalhadores rurais no Estado de Rondônia, exigindo compromisso dos órgãos para esta demanda.

Fábio Menezes, ao apresentar a demanda de 17 mil ligações, apontou que os prejuízos causados pela falta de energia comprometem a capacidade de produção dos agricultores familiares. Destacou também que o acesso à luz elétrica é um dos requisitos para financiamento do Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR), feito pela Caixa Econômica Federal.

O secretário de Energia Elétrica do MME, Ildo Grüdtner, informou que a demanda qualificada para atender em 2014 é de 6.410 ligações pelo programa, mas que a pasta aguarda aprovação orçamentária do Ministério do Planejamento para liberação desse serviço. Mesmo alegando dificuldades geográficas, burocráticas e financeiras neste processo, o secretário garantiu que Ministério tem compromisso de levar mais energia à área rural; no entanto não há prazo definido.

De acordo com o presidente da FETAGRO, devido a divergências sobre os números reais de usuários não contemplados, ficou acordado que a Eletrobras Rondônia vai abrir processo licitatório nos próximos dias para contração de uma empresa que fará o levantamento qualificado das famílias não atendidas, em parceria com a FETAGRO e Sindicatos.

Ainda segundo o dirigente, a Contag e os parlamentares de Rondônia comprometeram-se em recorrer ao Ministério do Planejamento para pedir celeridade na autorização orçamentária que incluirá mais famílias no Programa Luz para Todos no Estado. Uma audiência com a ministra do Planejamento Miriam Belchior deverá ser marcada para a próxima semana.

A reunião, ocorrida na sede do Ministério, contou com a participação, além da comissão formada pelas lideranças do Movimento Sindical de Trabalhadores e Trabalhdoras Rurais  Fábio Menezes (FETAGRO), vereador Valmir Pessoa do município de São Miguel, Uldo Wahlbrink (STTR de Vilhena/Chupinguaia), Luiz Pires (STTR de Porto Velho) e Leomar Patrício (STTR  de Machadinho do Oeste), da secretária de mulheres da Contag, Alessandra Lunas, e dos senadores Valdir Raupp e Acir Gurgacz e os deputados federais Anselmo de Jesus, Padre Ton e Marinha Raupp.

Joana D’arc

Os problemas vividos pelas famílias do assentamento Joana D’arc, causados pelos impactos da construção da usina hidrelétrica de Santo Antonio também foram tratados no encontro, que também teve a participação de representantes do Incra e da Santo Antônio Energia. As lideranças rurais relataram que os assentados estão sem condições de permanecer na área e com a produção inviabilizada devido a constantes alagamentos que tornaram o solo infértil, entre outras consequências. Atualmente, mais de 150 famílias estão acampadas em frente a sede da Santo Antônio Energia, em Porto Velho, aguardando indenização e providências.

Fábio Menezes, em nome da comissão, afirmou que os trabalhadores rurais são a favor do desenvolvimento e sabem que a obra da hidrelétrica é importante, mas não concordam que isso afete drasticamente os pequenos produtores. Eles sugerem um reassentamento dessas famílias pelo Incra.

Os responsáveis pela obra informaram que a empresa aguarda análise de relatório técnico, e com base no estudo buscarão solucionar o problema. O representante do Incra afirmou que o órgão estudará a possibilidade de reassentamento dessas famílias.

O assunto voltará a ser discutido no próximo dia 12 com a Presidência do Incra e demais órgãos envolvidos no processo.

Fonte: Assessoria FETAGRO (com informações de Leonice Leal e Gabriela Avila)

 

Comentários

CAPTCHA Image
Recarregar Imagem

Veja Também

Imagem Indisponível
30/07/2014

Regional Cone Sul promove formação sindical

Iniciou ontem (29), na sede do Sindicato de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR) de Cerejeiras, o primeiro módulo do curso de formação político sindical da Escola Nacional de Formação da CONTAG (ENFOC), para dirigentes e representantes de base sindical do Regional Cone Sul. O curso será ministrado em 3 módulos, com 3 dias cada, com objetivo de capacitar cerca de 40 lideranças sindicais do Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR), proporcionando a cada participante uma visão ampla sobre as principais bandeiras de luta do Movimento, ampliando o conhecimento e revitalizando o comprometimento dos mesmos com o MSTTR, a partir da base. Propõe-se, ao...

Imagem Indisponível
11/07/2014

STTR de Theobroma promove curso de derivados do leite

O Sindicato dos Trabalhadores (as) Rurais do município de Theobroma, em parceria com a Emater Theobroma, realizou de 07 a 11 de julho um curso de derivados do leite, para trabalhadoras(es) rurais do Assentamento Primavera. O curso teve o objetivo de capacitar as trabalhadoras(es) para que elas possam produzir diversos alimentos à base do leite para subsistência familiar e comercialização e, assim, contribuírem na complementação da renda familiar. O curso foi ministrado por uma extensionista da Emater do município de Alvorada do Oeste, que ensinou as participantes a produzirem diversos tipos de queijos e doces. Fonte: Assessoria STTR de Theobroma

Conferência Estadual debate assistência técnica com foco em agroecologia
11/04/2016

Conferência Estadual debate assistência técnica com foco em agroecologia

Estabelecer estratégias e ações prioritárias para promover a universalização da Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) pública e de qualidade aos agricultores e agricultoras familiares do Estado de Rondônia. Esse é o objetivo da 2ª Conferência Estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural na Agricultura Familiar e Reforma Agrária, que acontecerá de 12 a 14 de abril, no Centro de Treinamento da Emater-RO (Centrer), em Ouro Preto do Oeste.    Cerca de 200 pessoas, representantes de agricultores, povos indígenas, comunidades tradicionais...