Área Restrita

Fetagro

Em Brasília IBAMA admite que é a própria Santo Antônio Energia quem faz monitoramento de impactos

13/09/2013
06/05/2015
6
Notícias
0 ComentáriosImprimirEmail

Em reunião realizada na tarde desta quinta-feira (12) na sede nacional do INCRA, em Brasília, coordenada pelo presidente do órgão, Carlos Guedes, com o objetivo de negociar uma solução para as famílias do Joana D'arc atingidas pelos impactos do lago da Usina de Santo Antônio, o representante do IBAMA informou que o monitoramento permanente que está sendo feito sobre os impactos ambientais estaria confirmando todas as previsões iniciais do modelo matemático elaborado para esse fim. Entretanto, ao ser questionado pelo presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Itamar Ferreira, se era o IBAMA que fazia este levantamento veio a revelação surpreendente de que é a própria Usina quem faz este controle e repassava os dados para o órgão.

"É a raposa tomando conta do galinheiro" foi a expressão indignada usadas pelos representantes dos assentados para definir a revelação considerada absurda. O deputado federal Anselmo de Jesus, representando a bancada federal, manifestou sua estupefação com a informação, "todas as vezes que conversamos com o governo federal, fomos informados que o IBAMA estaria fazendo um monitoramento permanente sobre os impactos da Usina, agora descobrimos que é a própria empresa, principal interessada, quem faz esse trabalho e repassa as informações ao governo federal". O deputado prometeu que irá pautar esta questão na próxima semana, não apenas para a bancada de Rondônia, mas para toda a bancada da Amazônia.

Participaram da reunião, também, o presidente da Federação dos trabalhadores na Agricultura (FETAGRO); a dirigente da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (CONTAG), Alessandra Lunas; o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Porto Velho (STTR); uma comissão de representantes do assentamento Joana D'arc, representantes da Santo Antônio Energia; a diretora do INCRA, Érica Borges; o superintendente do INCRA em Rondônia, Luís Flávio; representante do Movimento dos Atingidos por Barragem, João Marcos Dutra; o procurador do Ministério Público Federal, Rafael Bevilaqua; além de outros órgãos do governo federal.

Prevaleceu o entendimento de que se for depender de estudos conclusivos para saber qual é a totalidade dos impactos ambientais, levará anos para resolver o problema das famílias do Joana D'arc, que é uma situação emergencial; pois os estudos já realizados por várias instituições, como o INCRA, EMATER, SEDAM, CPRM, UNIR e secretarias municipais; além do relatório da Comissão de Direitos Humanos da OAB, apontam que há impactos, mas seria necessário mais estudos para quantificá-los.

Diante deste fato, o presidente do INCRA propôs vários encaminhamentos para resolver de imediato o problema e solicitou que a Santo Antônio Energia colaborasse com esse esforço do órgão. Os representantes da empresa ficaram de consultar sua diretoria e dar um resposta na próxima segunda-feira. Maiores informações serão divulgadas após a entrega da ata da reunião pelo INCRA nesta sexta-feira (13) e a realização de uma assembléia com as famílias acampadas em frente ao escritório da Santo Antonio Energia, na manhã deste sábado (14). A realização da reunião em Brasília foi uma conquista do Grito da Terra, mobilização que reuniu aproximadamente cinco mil trabalhadores da agricultura familiar, em Porto Velho, nos dias 27 e 28 de agosto último.

  Fonte: Assessoria CUT/RO

Comentários

CAPTCHA Image
Recarregar Imagem

Veja Também

Imagem Indisponível
30/07/2014

Regional Cone Sul promove formação sindical

Iniciou ontem (29), na sede do Sindicato de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR) de Cerejeiras, o primeiro módulo do curso de formação político sindical da Escola Nacional de Formação da CONTAG (ENFOC), para dirigentes e representantes de base sindical do Regional Cone Sul. O curso será ministrado em 3 módulos, com 3 dias cada, com objetivo de capacitar cerca de 40 lideranças sindicais do Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR), proporcionando a cada participante uma visão ampla sobre as principais bandeiras de luta do Movimento, ampliando o conhecimento e revitalizando o comprometimento dos mesmos com o MSTTR, a partir da base. Propõe-se, ao...

Imagem Indisponível
11/07/2014

STTR de Theobroma promove curso de derivados do leite

O Sindicato dos Trabalhadores (as) Rurais do município de Theobroma, em parceria com a Emater Theobroma, realizou de 07 a 11 de julho um curso de derivados do leite, para trabalhadoras(es) rurais do Assentamento Primavera. O curso teve o objetivo de capacitar as trabalhadoras(es) para que elas possam produzir diversos alimentos à base do leite para subsistência familiar e comercialização e, assim, contribuírem na complementação da renda familiar. O curso foi ministrado por uma extensionista da Emater do município de Alvorada do Oeste, que ensinou as participantes a produzirem diversos tipos de queijos e doces. Fonte: Assessoria STTR de Theobroma

Conferência Estadual debate assistência técnica com foco em agroecologia
11/04/2016

Conferência Estadual debate assistência técnica com foco em agroecologia

Estabelecer estratégias e ações prioritárias para promover a universalização da Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) pública e de qualidade aos agricultores e agricultoras familiares do Estado de Rondônia. Esse é o objetivo da 2ª Conferência Estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural na Agricultura Familiar e Reforma Agrária, que acontecerá de 12 a 14 de abril, no Centro de Treinamento da Emater-RO (Centrer), em Ouro Preto do Oeste.    Cerca de 200 pessoas, representantes de agricultores, povos indígenas, comunidades tradicionais...