Área Restrita

Fetagro

FETAGRO discute sobre conflitos agrários com Incra e Terra Legal

17/09/2013
06/05/2015
6
Notícias
0 ComentáriosImprimirEmail

Na última sexta-feira (13), a questão dos conflitos agrários no Estado de Rondônia foi tema de discussão entre Federação dos Trabalhadores na Agricultura de Rondônia (FETAGRO), Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e Secretaria Extraordinária de Regularização Fundiária na Amazônia Legal (Serfal) - Programa Terra Legal, durante reunião realizada na sede do Incra, em Brasília. O encontro é resultado das negociações do Grito da Terra Estadual, realizado na última semana de agosto.

Analisando a grave situação dos conflitos agrários os participantes recaíram sobre a situação das ações de retomadas dos Contratos de Concessão de Terras (CATP, CPCV e outros), que tem gerado os principais problemas agrários, devido à indefinição dominial do imóvel e o conflito judiciário entre a posse e o domínio.

O presidente da FETAGRO, Fábio Menezes, informou que a entidade tem proposto ao Incra a desapropriação paralela com antecipação de tutela na justiça destes contratos para evitar as sucessivas reintegrações de posse. Sugere também uma conexão das ações possessórias e dominiais na Justiça Federal e o fim das disputas.

Na ocasião, a representação do Programa Terra Legal informou que já há uma ação de  análise para liberação ou cancelamento desses títulos, visando definir a situação do imóvel e a sua destinação para a reforma agrária que se encontra em curso.

Ficou definido que uma equipe de procuradores do Programa virá a Rondônia, nesta semana, tratar dos processos que já se encontram na esfera administrativa, em conclusão. Esse estudo irá definir qual a melhor ação para assegurar a resolução do problema. Também ficou acordado que o Incra informará para a Serfal as demais áreas que encontram-se ocupadas por trabalhadores rurais sem terra para desencadear o processo de retomada.

Na oportunidade, também discutiram sobre a ampliação de recursos e do quadro de funcionários para o Incra em Rondônia, visando reestruturar Unidades Avançadas que, por falta de infraestrutura, não estão realizando atendimento. A necessidade de implementar uma Unidade Avançada no município de Buritis foi outro ponto debatido.

Segundo a presidente substituta do órgão, Érika Galvani Borges, uma equipe de Brasília estará nesta semana no Estado realizando um estudo do quadro disponível e da capacidade operacional de cada unidade e, após, apresentar uma proposição de reestruturação, prevendo remoção, realocação e ampliação da força de trabalho. A FETAGRO participará dessa redefinição da capacidade e atendimento, assegurando a criação de uma Unidade Avançada em Buritis, como já negociado no Grito da Terra.

  Fonte: Assessoria FETAGRO

Comentários

CAPTCHA Image
Recarregar Imagem

Veja Também

Imagem Indisponível
30/07/2014

Regional Cone Sul promove formação sindical

Iniciou ontem (29), na sede do Sindicato de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR) de Cerejeiras, o primeiro módulo do curso de formação político sindical da Escola Nacional de Formação da CONTAG (ENFOC), para dirigentes e representantes de base sindical do Regional Cone Sul. O curso será ministrado em 3 módulos, com 3 dias cada, com objetivo de capacitar cerca de 40 lideranças sindicais do Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR), proporcionando a cada participante uma visão ampla sobre as principais bandeiras de luta do Movimento, ampliando o conhecimento e revitalizando o comprometimento dos mesmos com o MSTTR, a partir da base. Propõe-se, ao...

Imagem Indisponível
11/07/2014

STTR de Theobroma promove curso de derivados do leite

O Sindicato dos Trabalhadores (as) Rurais do município de Theobroma, em parceria com a Emater Theobroma, realizou de 07 a 11 de julho um curso de derivados do leite, para trabalhadoras(es) rurais do Assentamento Primavera. O curso teve o objetivo de capacitar as trabalhadoras(es) para que elas possam produzir diversos alimentos à base do leite para subsistência familiar e comercialização e, assim, contribuírem na complementação da renda familiar. O curso foi ministrado por uma extensionista da Emater do município de Alvorada do Oeste, que ensinou as participantes a produzirem diversos tipos de queijos e doces. Fonte: Assessoria STTR de Theobroma

Conferência Estadual debate assistência técnica com foco em agroecologia
11/04/2016

Conferência Estadual debate assistência técnica com foco em agroecologia

Estabelecer estratégias e ações prioritárias para promover a universalização da Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) pública e de qualidade aos agricultores e agricultoras familiares do Estado de Rondônia. Esse é o objetivo da 2ª Conferência Estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural na Agricultura Familiar e Reforma Agrária, que acontecerá de 12 a 14 de abril, no Centro de Treinamento da Emater-RO (Centrer), em Ouro Preto do Oeste.    Cerca de 200 pessoas, representantes de agricultores, povos indígenas, comunidades tradicionais...