Área Restrita

Fetagro

Deputado Anselmo de Jesus apresenta relatório sobre “venda casada” em financiamento do Pronaf

13/12/2013
06/05/2015
6
Notícias
0 ComentáriosImprimirEmail

A Comissão de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e da Amazônia (Cindra) aprovou hoje (11) o relatório da Subcomissão Permanente de Crédito e Endividamento Agrícola apresentado pelo deputado Anselmo de Jesus (PT-RO). A subcomissão foi criada para levantar informações sobre a “venda casada” de produtos bancários aos agricultores familiares que buscam financiamento por meio do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf).

De acordo com o documento, as ações dos bancos são corriqueiras em todo o país. “Tais práticas, associadas a outros problemas, como por exemplo, a carência de assistência técnica e o atraso na liberação dos recursos têm contribuído para que a execução do programa comece a dar sinais de mudanças indesejáveis. e contrárias aos objetivos do Pronaf.”

Durante mesa redonda realizada pela Cindra, no início de julho, em Ouro Preto do Oeste, o presidente da FETAGRO, Fábio Menezes, relatou as dificuldades enfrentadas pelos agricultores familiares no processo de contratação de crédito do Pronaf no Estado de Rondônia, principalmente quanto a atitude dos bancos em obrigar o agricultor à “venda casada” de pacotes de serviços como contrapartida para a liberação do financiamento agrícola. “Esta situação foi constatada em todas as regiões do Estado e está constrangendo nossos agricultores e agricultoras, dificultando e, até mesmo, impedindo o acesso”, observou à epoca. Para o presidente da Federação, o debate deixou claro o problema de acesso ao crédito, impedindo os agricultores de aumentarem suas rendas e a qualidade de vida.

Segundo o deputado Anselmo, a subcomissão propõe reforçar a fiscalização, fortalecer as cooperativas de créditos e melhorar a legislação. Nesse sentido, o relatório aprovado pela Cindra apresenta encaminhamentos a serem trabalhados no executivo e no legislativo.

Um deles é cobrar das instituições financeiras medidas que possam coibir as práticas denunciadas pelos agricultores. Outra linha ,de atuação será discutir com o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) formas para melhorar o nível de informação dos agricultores sobre o acesso ao crédito.

Durante a apresentação do relatório, o deputado Anselmo de Jesus sugeriu, no âmbito da comissão, a apresentação de um projeto de lei visando à proibição das solicitações, expressas ou dissimuladas, feitas pelos agentes financeiros, de reciprocidade bancária para a liberação de financiamentos do Pronaf.

Fonte: Assessoria Deputado Anselmo de Jesus

Edição: Assessoria FETAGRO

Comentários

CAPTCHA Image
Recarregar Imagem

Veja Também

Imagem Indisponível
30/07/2014

Regional Cone Sul promove formação sindical

Iniciou ontem (29), na sede do Sindicato de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR) de Cerejeiras, o primeiro módulo do curso de formação político sindical da Escola Nacional de Formação da CONTAG (ENFOC), para dirigentes e representantes de base sindical do Regional Cone Sul. O curso será ministrado em 3 módulos, com 3 dias cada, com objetivo de capacitar cerca de 40 lideranças sindicais do Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR), proporcionando a cada participante uma visão ampla sobre as principais bandeiras de luta do Movimento, ampliando o conhecimento e revitalizando o comprometimento dos mesmos com o MSTTR, a partir da base. Propõe-se, ao...

Imagem Indisponível
11/07/2014

STTR de Theobroma promove curso de derivados do leite

O Sindicato dos Trabalhadores (as) Rurais do município de Theobroma, em parceria com a Emater Theobroma, realizou de 07 a 11 de julho um curso de derivados do leite, para trabalhadoras(es) rurais do Assentamento Primavera. O curso teve o objetivo de capacitar as trabalhadoras(es) para que elas possam produzir diversos alimentos à base do leite para subsistência familiar e comercialização e, assim, contribuírem na complementação da renda familiar. O curso foi ministrado por uma extensionista da Emater do município de Alvorada do Oeste, que ensinou as participantes a produzirem diversos tipos de queijos e doces. Fonte: Assessoria STTR de Theobroma

Conferência Estadual debate assistência técnica com foco em agroecologia
11/04/2016

Conferência Estadual debate assistência técnica com foco em agroecologia

Estabelecer estratégias e ações prioritárias para promover a universalização da Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) pública e de qualidade aos agricultores e agricultoras familiares do Estado de Rondônia. Esse é o objetivo da 2ª Conferência Estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural na Agricultura Familiar e Reforma Agrária, que acontecerá de 12 a 14 de abril, no Centro de Treinamento da Emater-RO (Centrer), em Ouro Preto do Oeste.    Cerca de 200 pessoas, representantes de agricultores, povos indígenas, comunidades tradicionais...