Área Restrita

Fetagro

Assinados primeiros contratos indígenas do PNHR

18/12/2013
06/05/2015
6
Notícias
0 ComentáriosImprimirEmail

Por meio do Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR), serão construídas as primeiras unidades habitacionais no Estado para povos indígenas. Serão beneficiadas 50 famílias dos povos Gaviões e Arara, da Terra Indígena Igarapé Lourdes, no município de Ji-Paraná.

As famílias garantiram o benefício, ontem (17), com a realização do ato de assinatura dos contratos de financiamento para a construção das casas junto à Federação dos Trabalhadores na Agricultura de Ji-Paraná (Fetagro), entidade organizadora do Programa no Estado, Caixa Econômica Federal e Fundação Nacional do Índio (Funai). As assinaturas foram coletadas nas aldeias Ikolen, Iterap e Paygap, contempladas com unidades habitacionais.

A inserção das famílias indígenas no PNHR atende a demanda apresentada à FETAGRO pela Funai, após os indígenas apresentarem à Fundação o desejo de adquirirem moradias com melhor estrutura, segurança e conforto. O projeto arquitetônico das casas propõe construção em alvenaria para 57, 8 metros quadrados distribuídos em dois quartos, banheiro, sala, cozinha e área de serviço externa. O subsídio do Programa, que é vinculado ao programa Minha Casa, Minha Vida, é de R$ 30, 5 mil por unidade.

A execução do PNHR para os povos indígenas é uma ação inédita para a FETAGRO, que há mais de seis anos presta serviços em habitação rural, e é responsável pela execução do PNHR no Estado desde sua criação, em 2009, inicialmente para trabalhadores rurais na agricultura familiar. A entidade registra a contratação de mais de quatro mil casas para agricultores familiares ao longo desses anos.

De acordo com o vice-presidente da entidade, Lázaro Dobri (Lazinho) essa é uma importante política pública do governo federal que privilegia não só a classe trabalhadora do campo, mas também pescadores artesanais, extrativistas, aquicultores, maricultores, piscicultores, ribeirinhos, comunidades quilombolas e também os indígenas, proporcionando qualidade de vida e dignidade aos representantes destas categorias. “É gratificante poder contribuir para a realização do sonho de inúmeras famílias do campo e agora dos nossos povos tradicionais”, comentou. O dirigente também informou que uma nova demanda já está sendo levantada e a expectativa é de novas contratações indígenas para o próximo ano.

Para o cacique da aldeia Ikolen, Catarino Gavião, receber as casas é um sonho que um dia esteve distante, mas que agora se torna realidade. “Estamos ansiosos. Todos esperam por uma casa melhor com mais conforto. Nosso coração está alegre”, disse Catarino.

  Fonte: Assessoria FETAGRO [gallery link="file"]

Comentários

CAPTCHA Image
Recarregar Imagem

Veja Também

Imagem Indisponível
30/07/2014

Regional Cone Sul promove formação sindical

Iniciou ontem (29), na sede do Sindicato de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR) de Cerejeiras, o primeiro módulo do curso de formação político sindical da Escola Nacional de Formação da CONTAG (ENFOC), para dirigentes e representantes de base sindical do Regional Cone Sul. O curso será ministrado em 3 módulos, com 3 dias cada, com objetivo de capacitar cerca de 40 lideranças sindicais do Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR), proporcionando a cada participante uma visão ampla sobre as principais bandeiras de luta do Movimento, ampliando o conhecimento e revitalizando o comprometimento dos mesmos com o MSTTR, a partir da base. Propõe-se, ao...

Imagem Indisponível
11/07/2014

STTR de Theobroma promove curso de derivados do leite

O Sindicato dos Trabalhadores (as) Rurais do município de Theobroma, em parceria com a Emater Theobroma, realizou de 07 a 11 de julho um curso de derivados do leite, para trabalhadoras(es) rurais do Assentamento Primavera. O curso teve o objetivo de capacitar as trabalhadoras(es) para que elas possam produzir diversos alimentos à base do leite para subsistência familiar e comercialização e, assim, contribuírem na complementação da renda familiar. O curso foi ministrado por uma extensionista da Emater do município de Alvorada do Oeste, que ensinou as participantes a produzirem diversos tipos de queijos e doces. Fonte: Assessoria STTR de Theobroma

Conferência Estadual debate assistência técnica com foco em agroecologia
11/04/2016

Conferência Estadual debate assistência técnica com foco em agroecologia

Estabelecer estratégias e ações prioritárias para promover a universalização da Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) pública e de qualidade aos agricultores e agricultoras familiares do Estado de Rondônia. Esse é o objetivo da 2ª Conferência Estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural na Agricultura Familiar e Reforma Agrária, que acontecerá de 12 a 14 de abril, no Centro de Treinamento da Emater-RO (Centrer), em Ouro Preto do Oeste.    Cerca de 200 pessoas, representantes de agricultores, povos indígenas, comunidades tradicionais...