Área Restrita

Fetagro

Fetagro inaugura prédio que abrigará laboratório escola e centro de formação em fitoterapia

19/03/2014
06/05/2015
6
Notícias
0 ComentáriosImprimirEmail

A Federação dos Trabalhadores na Agricultura de Rondônia (Fetagro) inaugurou hoje (19) o prédio que sediará o Laboratório Escola de Fitoterapia e Centro de Formação de Agricultores, localizado à avenida Edson Lima Nascimento (Linha 94), lote urbano nº 08, quadra 61, loteamento Jardim São Cristóvão, em Ji-Paraná.

A construção do prédio para instalação do Laboratório Escola e Centro de Formação é resultado de uma parceria constituída entre a Fetagro, o deputado federal Anselmo de Jesus e a Prefeitura Municipal. A parceria se deu com a destinação de emenda parlamentar do deputado Anselmo para a obra, com a doação do terreno pela Federação à prefeitura e com a contrapartida orçamentária e de execução da obra por parte da administração municipal. Ainda como resultado desta parceria, a Fetagro está autorizada a fazer uso do prédio público e designada a administrá-lo, conforme insere o Termo de Autorização de Uso assinado pela prefeitura municipal, em dezembro de 2012.

A inauguração do prédio conclui a primeira etapa para a implantação do Projeto do Laboratório Escola de Fitoterapia e Centro de Formação de Agricultores, que atende a uma antiga reivindicação do Movimento Sindical de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais em capacitar produtores rurais para a correta utilização de plantas medicinais como prevenção à saúde e promover uma ação de valorização da fitoterapia.

O Projeto visa gerar formação e capacitação a produtores rurais nesta área, bem como organizar o processo de plantio, produção e comercialização dos produtos. No processo de capacitação será aprofundado sobre a importância da fitoterapia, suas potencialidades e sua aplicabilidade na medicina preventiva. Para a elaboração do Projeto a Fetagro estabeleceu parceria com a Universidade Federal de Rondônia (Unir) e Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Sindicatos de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTRs), Pastoral da Saúde, entre outras entidades e instituições.

De acordo com o presidente da Fetagro, Fábio Menezes, a entidade irá buscar recursos para implantação do laboratório, trabalhará com a produção da agricultura familiar e organizará uma campanha de conscientização sobre o uso e a produção das plantas medicinais para prevenção à saúde.

Em discurso, Fábio ressaltou a importância dos fitoterápicos à saúde pelo seu grande potencial preventivo e por ser uma alternativa menos agressiva, e destacou que os fitoterápicos têm característica própria da agricultura familiar para sua produção. Ao fim, desejou que o Laboratório e Centro de Formação seja um espaço de construção de conhecimento para mudar a prática sindical e de produção, ações e hábitos.

A cerimônia de inauguração contou com a presença de trabalhadores e trabalhadoras rurais de todo o Estado, da presidência e vice-presidência da Central Única dos Trabalhadores (CUT/RO) e do representante do deputado federal Anselmo de Jesus, o assessor Manoel Carlos Dantas.

Fonte: Assessoria

Comentários

CAPTCHA Image
Recarregar Imagem

Veja Também

Imagem Indisponível
30/07/2014

Regional Cone Sul promove formação sindical

Iniciou ontem (29), na sede do Sindicato de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR) de Cerejeiras, o primeiro módulo do curso de formação político sindical da Escola Nacional de Formação da CONTAG (ENFOC), para dirigentes e representantes de base sindical do Regional Cone Sul. O curso será ministrado em 3 módulos, com 3 dias cada, com objetivo de capacitar cerca de 40 lideranças sindicais do Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR), proporcionando a cada participante uma visão ampla sobre as principais bandeiras de luta do Movimento, ampliando o conhecimento e revitalizando o comprometimento dos mesmos com o MSTTR, a partir da base. Propõe-se, ao...

Imagem Indisponível
11/07/2014

STTR de Theobroma promove curso de derivados do leite

O Sindicato dos Trabalhadores (as) Rurais do município de Theobroma, em parceria com a Emater Theobroma, realizou de 07 a 11 de julho um curso de derivados do leite, para trabalhadoras(es) rurais do Assentamento Primavera. O curso teve o objetivo de capacitar as trabalhadoras(es) para que elas possam produzir diversos alimentos à base do leite para subsistência familiar e comercialização e, assim, contribuírem na complementação da renda familiar. O curso foi ministrado por uma extensionista da Emater do município de Alvorada do Oeste, que ensinou as participantes a produzirem diversos tipos de queijos e doces. Fonte: Assessoria STTR de Theobroma

Conferência Estadual debate assistência técnica com foco em agroecologia
11/04/2016

Conferência Estadual debate assistência técnica com foco em agroecologia

Estabelecer estratégias e ações prioritárias para promover a universalização da Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) pública e de qualidade aos agricultores e agricultoras familiares do Estado de Rondônia. Esse é o objetivo da 2ª Conferência Estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural na Agricultura Familiar e Reforma Agrária, que acontecerá de 12 a 14 de abril, no Centro de Treinamento da Emater-RO (Centrer), em Ouro Preto do Oeste.    Cerca de 200 pessoas, representantes de agricultores, povos indígenas, comunidades tradicionais...