Área Restrita

Fetagro

DIA MUNDIAL DA ÁGUA, 22 de março

21/03/2014
06/05/2015
6
Notícias
0 ComentáriosImprimirEmail

O futuro de nosso planeta depende da forma com que usamos a água hoje.

 

No próximo sábado, dia 22, comemora-se o Dia Mundial da Água. Essa data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) no dia 22 de março de 1992 e destinado a discussão sobre os diversos temas relacionados a este importante bem natural.

Informa-se que pouca quantidade, cerca de 0,008 %, do total da água do nosso planeta é potável (própria para o consumo). Sabe-se também que grande parte das fontes desta água (rios, lagos e represas) está sendo contaminada, poluída e degradada pela ação predatória do homem. Esta situação é preocupante, pois poderá faltar, num futuro próximo, água para o consumo de grande parte da população mundial. Infelizmente, em todo o mundo, domina uma cultura de desperdício de água, pois ainda se acredita que ela é um recurso natural ilimitado.

Diante desta constatação, instituiu-se o Dia Mundial da Água, com objetivo principal de criar um momento de reflexão, análise, conscientização e elaboração de medidas práticas para resolver tal problema.

Uma série de medidas, sugestões e informações que servem para despertar a consciência ecológica da população e dos governantes para a questão da água já foram apresentadas pela ONU, também em 22 de março de 1992, num importante documento: a Declaração Universal dos Direitos da Água. Com esse documento, a Organização das Nações Unidas tornou obrigatório que todas as pessoas sejam responsáveis pela qualidade da água, bem como pela sua manutenção, tendo, assim, formas de garantir a melhoria de vida no planeta.

No Brasil estão 11,6% de toda a água doce do planeta. Aqui também se encontram o maior rio do mundo - o Amazonas - e o maior reservatório de água subterrânea do planeta - o Sistema Aqüífero Guarani.

No entanto, essa água está mal distribuída: 70% das águas doces do Brasil estão na Amazônia, onde vivem apenas 7% da população. Essa distribuição irregular deixa apenas 3% de água para o Nordeste. Essa é a causa do problema de escassez de água verificado em alguns pontos do país.

Políticas públicas e um melhor gerenciamento dos recursos hídricos em todos os países tornam-se hoje essenciais para a manutenção da qualidade de vida dos povos. Se o problema de escassez já existente em algumas regiões não for resolvido, ele se tornará um entrave à continuidade do desenvolvimento do país, resultando em problemas sociais, de saúde, entre outros.

E a secretaria de meio Ambiente da FETAGRO, por meio da secretária Creonice Vilarim, reforça que esse Dia é especialmente para chamar atenção de todos para que tenham a compreensão que a água é um bem finito e que em diversos lugares do planeta, milhares de pessoas já sofrem com a falta desse bem essencial à vida.

Creonice ressalta que água e domínio público e de vital importância para a existência da própria vida na Terra. Destaca ainda que a água é um recurso natural que propicia saúde, conforto e riqueza ao homem, por meio de seus incontáveis usos, dos quais se destacam o abastecimento das populações, a irrigação, a produção de energia, o lazer, a navegação.

Para a secretária de Meio Ambiente, “precisamos, enquanto movimento sindical, discutir a questão da educação ambiental para contribuirmos de forma eficaz à questão. E recomenda que cada um de nós faça sua parte para evitar a escassez da água. “Essa é uma luta de todos”, observou a dirigente justificando ainda mais a importância do Dia Mundial da Água e a dia necessidade de se fazer o amplo debate.

Creonice ainda reflete quanto a sobrevivência da agricultura familiar ser dependente da água, e afirma que se não tiver água a agricultura familiar não consegue produzir. “Para haver produção precisamos cuidar dos nossos mananciais”, pontua.

Água e Energia

E em 2014, o Dia Mundial da Água traz como tema “Água e Energia”, conforme definição da ONU. A escolha do tema se deu porque água e energia estão intimamente interligadas e são interdependentes, já que a geração hidrelétrica, nuclear e térmica precisam de recursos hídricos. A ONU aponta que cerca de 8% da energia gerada no planeta é utilizada para bombear, tratar e levar água para o consumo das pessoas. Além disso, os recursos hídricos são utilizados para a geração de energia geotérmica, que é uma alternativa para energia em países com escassez de água. Em anos anteriores o tema “Água” se relacionou com outros, como Cooperação, Segurança alimentar e Saneamento.

Declaração Universal dos Direitos da Água

Na Declaração Universal dos Direitos da Água, criada pela ONU, dentre as principais abordagens estão:

- Que devemos ser responsáveis com a economia de água, pois essa é condição essencial de vida; - Que ela é um patrimônio mundial e que todos nós somos responsáveis pela sua conservação; - Que a água potável deve ser utilizada com economia, pois os recursos de tratamento são ainda lentos e escassos; - Que o equilíbrio do planeta depende da conservação dos rios, mares e oceanos, bem como dos ciclos naturais da água; - Que devemos ser responsáveis com as gerações futuras; - Que precisamos utilizá-la tendo consciência de que não devemos poluí-la ou envenená-la; - Que o homem deve ser solidário, evitando o seu desperdício e lutando pelo seu equilíbrio na natureza.

Fonte: Secretaria de Meio Ambiente da FETAGRO

(com informações de http://ambientes.ambientebrasil.com.br, http://aguasdemarco.ana.gov.br, http://www.suapesquisa.com, Brasil Escola/Jussara Barros)

Comentários

CAPTCHA Image
Recarregar Imagem

Veja Também

Imagem Indisponível
30/07/2014

Regional Cone Sul promove formação sindical

Iniciou ontem (29), na sede do Sindicato de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR) de Cerejeiras, o primeiro módulo do curso de formação político sindical da Escola Nacional de Formação da CONTAG (ENFOC), para dirigentes e representantes de base sindical do Regional Cone Sul. O curso será ministrado em 3 módulos, com 3 dias cada, com objetivo de capacitar cerca de 40 lideranças sindicais do Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR), proporcionando a cada participante uma visão ampla sobre as principais bandeiras de luta do Movimento, ampliando o conhecimento e revitalizando o comprometimento dos mesmos com o MSTTR, a partir da base. Propõe-se, ao...

Imagem Indisponível
11/07/2014

STTR de Theobroma promove curso de derivados do leite

O Sindicato dos Trabalhadores (as) Rurais do município de Theobroma, em parceria com a Emater Theobroma, realizou de 07 a 11 de julho um curso de derivados do leite, para trabalhadoras(es) rurais do Assentamento Primavera. O curso teve o objetivo de capacitar as trabalhadoras(es) para que elas possam produzir diversos alimentos à base do leite para subsistência familiar e comercialização e, assim, contribuírem na complementação da renda familiar. O curso foi ministrado por uma extensionista da Emater do município de Alvorada do Oeste, que ensinou as participantes a produzirem diversos tipos de queijos e doces. Fonte: Assessoria STTR de Theobroma

Conferência Estadual debate assistência técnica com foco em agroecologia
11/04/2016

Conferência Estadual debate assistência técnica com foco em agroecologia

Estabelecer estratégias e ações prioritárias para promover a universalização da Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) pública e de qualidade aos agricultores e agricultoras familiares do Estado de Rondônia. Esse é o objetivo da 2ª Conferência Estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural na Agricultura Familiar e Reforma Agrária, que acontecerá de 12 a 14 de abril, no Centro de Treinamento da Emater-RO (Centrer), em Ouro Preto do Oeste.    Cerca de 200 pessoas, representantes de agricultores, povos indígenas, comunidades tradicionais...