Área Restrita

Fetagro

CONTAG lança Observatório e Transformatório das Margaridas

28/03/2014
06/05/2015
6
Notícias
0 ComentáriosImprimirEmail

Na noite desta quinta-feira, dia 27, a Secretaria de Mulheres da CONTAG fez o lançamento do Observatório e Transformatório das Margaridas, um projeto desenvolvido em parceria com a Oxfam, organização parceira da Confederação.

O lançamento aconteceu em meio a uma importante atividade política da CONTAG: o seu ConselhoDeliberativo Ampliado, e contou com a presença das lideranças sindicais de todo o país que participam desse Conselho.
O Observatório é um site que reunirá uma série de materiais relacionados à Marcha das Margaridas desde a sua primeira edição, a exemplo das pautas, cartazes, fotos e vídeos. Também estarão hospedados nele trabalhos acadêmicos que tiveram a Marcha como tema, matérias que abordem as bandeiras de luta das mulheres rurais, links das entidades parceiras, dentre outros conteúdos.
Sobre a criação desse projeto, Alessandra Lunas explica: “Ele nasce da necessidade e cobrança de cada uma das Margaridas que tem marchado seja em Brasília ou em seus estados, e que se esforçam para fazer parte desse ato”.
Este espaço é encarado também pelas Margaridas como um Transformatório, devido a todo o impacto que a Marcha causa na vida das mulheres que dela participam e nas políticas públicas para as mulheres feitas pelo governo a partir das cobranças dessa mobilização, que já é reconhecida mundialmente. “O site da ONU, por exemplo, já classifica a Marcha das Margaridas como uma mobilização que efetivamente produz encaminhamentos do governo e gera transformação política”, conta Alessandra.
A representante da Oxfam, Ana Luz, disse que a Organização se sente honrada em apoiar este processo. “Nós achamos que a melhor forma de fortalecer a luta das mulheres é preservar a memória desse momento, mostrando para gerações mais novas e capacitar mais gente para continuar a luta”, afirmou.
Apresentação
Durante o lançamento, foi feita uma demonstração do funcionamento do site pela assessora Manuela Magalhães, que organizou o conteúdo inicial. Manuela explicou a forma que ele foi estruturado e como foram estruturados os conteúdos, em um layout simples para facilitar a acessibilidade.
Por questões de programação, o site ainda não está no ar, mas a previsão é que possa ser acessado já em meados de abril.
Fonte: Assessoria CONTAG
Edição: Assessoria FETAGRO

Comentários

CAPTCHA Image
Recarregar Imagem

Veja Também

Imagem Indisponível
30/07/2014

Regional Cone Sul promove formação sindical

Iniciou ontem (29), na sede do Sindicato de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR) de Cerejeiras, o primeiro módulo do curso de formação político sindical da Escola Nacional de Formação da CONTAG (ENFOC), para dirigentes e representantes de base sindical do Regional Cone Sul. O curso será ministrado em 3 módulos, com 3 dias cada, com objetivo de capacitar cerca de 40 lideranças sindicais do Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR), proporcionando a cada participante uma visão ampla sobre as principais bandeiras de luta do Movimento, ampliando o conhecimento e revitalizando o comprometimento dos mesmos com o MSTTR, a partir da base. Propõe-se, ao...

Imagem Indisponível
11/07/2014

STTR de Theobroma promove curso de derivados do leite

O Sindicato dos Trabalhadores (as) Rurais do município de Theobroma, em parceria com a Emater Theobroma, realizou de 07 a 11 de julho um curso de derivados do leite, para trabalhadoras(es) rurais do Assentamento Primavera. O curso teve o objetivo de capacitar as trabalhadoras(es) para que elas possam produzir diversos alimentos à base do leite para subsistência familiar e comercialização e, assim, contribuírem na complementação da renda familiar. O curso foi ministrado por uma extensionista da Emater do município de Alvorada do Oeste, que ensinou as participantes a produzirem diversos tipos de queijos e doces. Fonte: Assessoria STTR de Theobroma

Conferência Estadual debate assistência técnica com foco em agroecologia
11/04/2016

Conferência Estadual debate assistência técnica com foco em agroecologia

Estabelecer estratégias e ações prioritárias para promover a universalização da Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) pública e de qualidade aos agricultores e agricultoras familiares do Estado de Rondônia. Esse é o objetivo da 2ª Conferência Estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural na Agricultura Familiar e Reforma Agrária, que acontecerá de 12 a 14 de abril, no Centro de Treinamento da Emater-RO (Centrer), em Ouro Preto do Oeste.    Cerca de 200 pessoas, representantes de agricultores, povos indígenas, comunidades tradicionais...