Área Restrita

Fetagro

Cresol Rondônia: cooperativas reúnem cooperados em assembleias

28/03/2014
06/05/2015
6
Notícias
0 ComentáriosImprimirEmail

Nesta semana as cooperativas Cresol de Ministro Andreazza (25-03), Ji-Paraná (26-03) e Jaru (27-03) reuniram seus cooperados para a realização de suas Assembleias Ordinárias de Prestação de Contas e Eleitoral.

A pauta das assembleias é a prestação de contas do ano de 2013, compreendendo o relatório da gestão, balanço, demonstrativo de sobras, parecer do Conselho Fiscal e parecer da auditoria, entre outros assuntos. A eleição do Conselho de Administração e do Conselho Fiscal para o triênio 2014/2016 também ocorreu durante as respectivas assembléias.

Os cooperados marcaram presença nas assembléias e juntas as Cooperativas reuniram aproximadamente 700 pessoas para esse processo inclusivo e democrático de decisão onde os seus cooperados são os grandes responsáveis pelo crescimento e desenvolvimento das Cooperativas. Após, foi realizado sorteio de prêmios com uma moto zero quilometro por cooperativa. Prestigiaram as assembléias o vice-presidente do Sistema Cresol, Luiz Ademar Panzer; o presidente da Cresol Rondônia, Sandro Souza da Silva; e diretores da FETAGRO.

Luiz Ademar Panzer, parabenizou as cooperativas da Cresol Rondônia e observou que o Sistema Cresol se sente lisonjeado de estar no Estado.  Destacou a expansão do Sistema Cresol, contando que “a Cresol se inseriu em Rondônia porque aqui encontraram forte organização de base, toda uma estrutura, que só faz crescer o cooperativismo”. E relatou que “O momento (das assembleias) é também de celebrar esta expansão, parceria e a união. “Hoje a Cresol conta com mais de 100 mil cooperados em 200 pontos espalhados pelo Brasil, e a cada dia vem ampliando o acesso ao crédito e outros recursos há mais agricultores familiares, levando o Crédito Solidário para estados do sul do País e fora daquela região como Rondônia, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo e Goiás”. Ele ressaltou que o Sistema Cresol em menos de 20 anos é o terceiro agente operador de credito rural do Brasil, e é o sexto agente em número de operação de créditos rurais no País.

O presidente da Cresol Rondônia, Sandro Souza da Silva, parabenizou e também agradeceu a cada agricultor (a) cooperado (a), reforçando que cada um (a) é a “razão de ser” do sistema de crédito para a agricultura familiar. Também resgatou toda a trajetória de construção para a implementação do cooperativismo de crédito no Estado, apontando grandes parceiros como o Movimento Sindical de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais. Sandro informou que atualmente a Cresol Rondônia conta com mais de 3,3 mil cooperados (as). E anunciou que a há demanda reprimida no Estado e, por isso, a meta é de alcançar 30 municípios até o ano de 2017.

As novas Diretorias eleitas e empossadas reafirmaram o compromisso em consolidar e expandir o Sistema, oferecendo produtos e serviços para atender cada vez mais e melhor a cada agricultor (a) familiar. A presidente eleita da cooperativa de Ji-Paraná, Lucimar Cândido, reafirmou que é preciso a cooperação de cada cooperado para que as cooperativas sejam fortes. Lucimar também agradeceu a FETAGRO e todo o movimento sindical por apostarem no cooperativismo de crédito como propulsor do desenvolvimento e fortalecimento da agricultura familiar.  A cooperativa de Ministro Andreazza reelegeu Vanderlei Matias como presidente. Em Jaru, assume a presidência Osvaldo Martins Gouvea.

Fonte: Assessoria FETAGRO

Comentários

CAPTCHA Image
Recarregar Imagem

Veja Também

Imagem Indisponível
30/07/2014

Regional Cone Sul promove formação sindical

Iniciou ontem (29), na sede do Sindicato de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR) de Cerejeiras, o primeiro módulo do curso de formação político sindical da Escola Nacional de Formação da CONTAG (ENFOC), para dirigentes e representantes de base sindical do Regional Cone Sul. O curso será ministrado em 3 módulos, com 3 dias cada, com objetivo de capacitar cerca de 40 lideranças sindicais do Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR), proporcionando a cada participante uma visão ampla sobre as principais bandeiras de luta do Movimento, ampliando o conhecimento e revitalizando o comprometimento dos mesmos com o MSTTR, a partir da base. Propõe-se, ao...

Imagem Indisponível
11/07/2014

STTR de Theobroma promove curso de derivados do leite

O Sindicato dos Trabalhadores (as) Rurais do município de Theobroma, em parceria com a Emater Theobroma, realizou de 07 a 11 de julho um curso de derivados do leite, para trabalhadoras(es) rurais do Assentamento Primavera. O curso teve o objetivo de capacitar as trabalhadoras(es) para que elas possam produzir diversos alimentos à base do leite para subsistência familiar e comercialização e, assim, contribuírem na complementação da renda familiar. O curso foi ministrado por uma extensionista da Emater do município de Alvorada do Oeste, que ensinou as participantes a produzirem diversos tipos de queijos e doces. Fonte: Assessoria STTR de Theobroma

Conferência Estadual debate assistência técnica com foco em agroecologia
11/04/2016

Conferência Estadual debate assistência técnica com foco em agroecologia

Estabelecer estratégias e ações prioritárias para promover a universalização da Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) pública e de qualidade aos agricultores e agricultoras familiares do Estado de Rondônia. Esse é o objetivo da 2ª Conferência Estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural na Agricultura Familiar e Reforma Agrária, que acontecerá de 12 a 14 de abril, no Centro de Treinamento da Emater-RO (Centrer), em Ouro Preto do Oeste.    Cerca de 200 pessoas, representantes de agricultores, povos indígenas, comunidades tradicionais...