Área Restrita

Fetagro

Comitê vai discutir novas metas do programa de habitação rural

02/04/2014
06/05/2015
6
Notícias
0 ComentáriosImprimirEmail
A criação de um comitê para abrir diálogo com o governo federal sobre novas contratações do Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR) foi o principal encaminhamento da audiência pública realizada nesta terça-feira (1º), na comissão da Agricultura da Câmara dos Deputados.  Os problemas decorrentes de atrasos no pagamento dos contratos em andamento e a continuação do programa foram debatidos com representantes do Programa de Aceleração do Crescimento e demais ministérios responsáveis pela política habitacional.
De acordo com o deputado Anselmo de Jesus (PT), que solicitou a audiência, o objetivo foi debater com parceiros e lideranças dos trabalhadores a construção de uma saída para as dificuldades enfrentadas pelo programa que apesar dos desdobramentos dos últimos meses, “está dando certo”, na avaliação do parlamentar. Mas as interrupções na liberação de recurso nos primeiros meses de 2014 tem sido motivo de preocupação para milhares de famílias do campo. Na avaliação do parlamentar, a pressão enfrentada pelas lideranças sindicais em função do não cumprimento dos compromissos requer solução rápida.
Os problemas enfrentados pelos beneficiários do PNHR em todo o país foram relatados por representantes de entidades ligadas ao setor rural. O coordenador-geral da Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar (Fetraf), Marcos Rochinski destacou o programa como uma política que os trabalhadores do campo não abrem mão. Ele pediu ajuda do executivo para uma saída definitiva. O dirigente observou que há impacto não só na vida dos agricultores, mas também na economia local, que o atraso resulta em “quebradeira generalizada.”
O secretário de Política Agrícola da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), David Wylkerson Rodrigues de Sousa reconheceu o programa como conquista do movimento sindical, mas ao mesmo tempo manifestou preocupação com a “distorção” entre compromisso assumido no lançamento do PNHR e condução dada nos últimos meses.  David informou que mais de 15 mil projetos ligados à Contag estão protocolados na Caixa sem sinalização de contratação.  “É louvável o cumprimento da meta, mas isso não justifica e não tem como haver concordância com a não continuidade do programa”, criticou.
O Coordenador-geral de Habitação da Secretaria do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), Márcio Luiz Vale esclareceu que a ideia não é parar com PNHR, há indicativo da construção da 3ª etapa, porém antes o governo precisa cuidar das metas diante da realidade financeira.
O grupo que fará a discussão sobre as metas será liderado pela Secretaria Nacional de Habitação do Ministério das Cidades e contará com parlamentares e representantes das instituições ligadas ao campo.
Participaram da audiência representantes dos ministérios do Planejamento, da Fazenda, das Cidades e da caixa econômica.
Fonte: Assessoria Dep. Fed. Anselmo de Jesus

Comentários

CAPTCHA Image
Recarregar Imagem

Veja Também

Imagem Indisponível
30/07/2014

Regional Cone Sul promove formação sindical

Iniciou ontem (29), na sede do Sindicato de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR) de Cerejeiras, o primeiro módulo do curso de formação político sindical da Escola Nacional de Formação da CONTAG (ENFOC), para dirigentes e representantes de base sindical do Regional Cone Sul. O curso será ministrado em 3 módulos, com 3 dias cada, com objetivo de capacitar cerca de 40 lideranças sindicais do Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR), proporcionando a cada participante uma visão ampla sobre as principais bandeiras de luta do Movimento, ampliando o conhecimento e revitalizando o comprometimento dos mesmos com o MSTTR, a partir da base. Propõe-se, ao...

Imagem Indisponível
11/07/2014

STTR de Theobroma promove curso de derivados do leite

O Sindicato dos Trabalhadores (as) Rurais do município de Theobroma, em parceria com a Emater Theobroma, realizou de 07 a 11 de julho um curso de derivados do leite, para trabalhadoras(es) rurais do Assentamento Primavera. O curso teve o objetivo de capacitar as trabalhadoras(es) para que elas possam produzir diversos alimentos à base do leite para subsistência familiar e comercialização e, assim, contribuírem na complementação da renda familiar. O curso foi ministrado por uma extensionista da Emater do município de Alvorada do Oeste, que ensinou as participantes a produzirem diversos tipos de queijos e doces. Fonte: Assessoria STTR de Theobroma

Conferência Estadual debate assistência técnica com foco em agroecologia
11/04/2016

Conferência Estadual debate assistência técnica com foco em agroecologia

Estabelecer estratégias e ações prioritárias para promover a universalização da Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) pública e de qualidade aos agricultores e agricultoras familiares do Estado de Rondônia. Esse é o objetivo da 2ª Conferência Estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural na Agricultura Familiar e Reforma Agrária, que acontecerá de 12 a 14 de abril, no Centro de Treinamento da Emater-RO (Centrer), em Ouro Preto do Oeste.    Cerca de 200 pessoas, representantes de agricultores, povos indígenas, comunidades tradicionais...